O Palácio de Mannheim

Mannheim é uma cidade alemã do Estado de Baden-Würtemberg, que se localiza perto de Heidelberg, também no sudoeste do país. Encontra-se na confluência entre os rios Reno e Neckar.

Esta cidade possui um palácio barroco, que foi um dos motivos principais para fazer um desvio na rota previamente traçada para o ficar a conhecer.

O Palácio barroco de Mannheim, é a maior construção barroca da Alemanha, com uma frente de 450m voltada para a cidade e demorou  quarenta anos para erigir.

Quando Eleitor Karl III Philip teve controvérsias confessionais com os habitantes da sua capital Heidelberg, decidiu tornar Mannheim a nova capital do Palatinado, em 1720.

Karl Philip decidiu então construir um novo palácio para sua residência no local do antigo Friedrichsburg (fortaleza fortificada existente aquando da fundação da cidade em 1606). Era parte de uma tendência geral entre os príncipes alemães de criarem novas e grandes  residências nessa era.

A construção foi finalmente concluída em 1760 durante o reinado do príncipe-eleitor e Conde do Palatinado Karl Theodor. Depois de inúmeras reconstruções e restauros, o palácio é actualmente a residência da Universidade de Mannheim.


No palácio pode-se descobrir não apenas salas de aula. Como antigo centro cultural da área de Kurpfalz, e berço da mundialmente famosa “Escola de Mannheim”, o Museu do Palácio oferece esclarecimentos sobre a vida da realeza, com a sala dos fidalgos, capela, pinturas de tecto magníficas, mobiliário da corte, valiosas colecções de pinturas e moedas , casos de história natural  e muito mais.

A Igreja do palácio foi fundada como a capela da corte possui relevos de empena impressionantes retratando a Santíssima Trindade e frescos no tecto marcantes da autoria do artista Paul Egell.

Para mais pormenores sobre a história deste palácio consulte este site. No site do palácio também encontra outras informações pertinentes caso tenha interesse em visita-lo

No pátio em frente ao Palácio encontram-se as estátuas do Eleitor Karl Ludwig (1617-1680) e de Karl Friedrich von Baden (1728-1811).

3 thoughts on “O Palácio de Mannheim

    • Olá Claudia!

      Realmente Alemanha é um pais com dimensões consideráveis, repleta de locais fantásticos, com os pontos de interesse muito bem distribuídos e espalhados pelo território. Todos os estados tem orgulho das suas especificidades e riquezas.

      Muito obrigada pelo seu comentário tão simpático e motivador.

      Beijinhos

  1. Pingback: A chegada ao Luxemburgo… | Turista Ocasional

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s