O Palácio Grão-Ducal do Luxemburgo

No top dos tops dos locais a conhecer na cidade do Luxemburgo encontra-se um palácio de extrema importância, pois sendo o Luxemburgo um Grão-Ducado, este palácio é a residência oficial dos grão-duques.

Efectivamente o Palácio Grão-ducal é a residência oficial da família real, herdeiros de Guilherme I (Willem Frederik van Oranje-Nassau, 1772–1843), Rei dos Países Baixos e grão duque do Luxemburgo (1815–40).

O edifício foi construído entre 1572 e 1574, por Adam Roberti, em estilo renascentista espanhol, para albergar a Câmara Municipal. Foi renovado em 1728, e sofreu uma ampliação em 1741, antes de se tornar a sede da prefeitura do departamento de Forêts, em 1795, durante a administração francesa do Luxemburgo.

Desde 1890 o edifício principal tornou-se o palácio Grão-ducal e sofreu expansões posteriores em 1895.

Depois de renovações completadas nos anos 90, partes do palácio foram abertas ao publico.

Convém no entanto salientar que apesar de o pais ser um grão-ducado, o regime político não é o de uma monarquia, tratando-se antes de uma democracia parlamentar, liderada por um monarca constitucional. Nos termos da Constituição de 1868, o poder executivo é exercido pelo grão-duque e pelo gabinete, que é composto de vários outros ministros. O governador tem o poder de dissolver o legislativo e restabelecer um novo, enquanto o grão-duque tem aprovação judicial. No entanto, desde 1919, a soberania tem residido na Corte Suprema.

Enquanto residência oficial do grão-duque, o palácio é usado pelo soberano para o exercício das suas funções oficiais.

Integrando o edifício do Palácio Grão-ducal e contiguo a este encontra-se a Câmara dos Deputados.

Os planos do edifício da Câmara dos Deputados foram feitos em 1857 por Antoine Hartmann, num estilo historicista que combina elementos do neogótico, do neo-renascimento e da arquitectura neoclássica. A construção começou a 27 de Julho de 1858 e o edifício foi inaugurado a 30 de Outubro de 1860, aquando da abertura duma nova sessão parlamentar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s