No regresso das Férias…

Estou a regressar de férias, mas é de algo mais que visitei no dia de regresso da Cidade do Luxemburgo que se trata este artigo.

Já referi num artigo anterior que na viagem de regresso do Luxemburgo fiz um desvio para ficar a conhecer um pouco de Karlsruhe já na Alemanha. Mas esse não foi o único desvio na viagem.

Na autoestrada A8, alguns quilómetros depois de passar a saída para Estugarda (capital do estado de Baden-Württenberg), saí da autoestrada para continuar pelas estradas locais em direcção a Plochingen am Neckar (passa pela cidade o rio Neckar) por um motivo muito claro e definido.

É nesta cidade que se encontra um dos edifícios (uma espécie de condomínio fechado)  cuja arquitectura é uma obra de Friedensreich Hundertwasser. Eu como apreciadora das obras sempre originais, irreverentes e bastante coloridas deste artista, entre outras coisas, arquitecto, não quis perder a oportunidade de conhecer esta.

O edifício chama-se Wohnen unterm Regenturm (ou seja, Viver sob a Torre de Chuva) e foi projectado e começado a construir em 1992.

Como o edifício “não deve perturbar o horizonte tradicional da cidade”, ao contrário de outros projectos arquitectónicos de Hundertwasser, o seu exterior é um pouco  convencional, mas tem uma torre típica, bastante emblemática. O pátio interior é típico, de acordo com os padrões do seu autor. A área interior do edifício/condomínio é privada, conforme a pequena placa junto ao portão, faz questão de relembrar.

No entanto existe no seu interior um café público.

Para não restarem dúvidas, o aviso informativo junto à entrada é elucidativo.

Nos anos 1992-1994 foi desenvolvido como parte da renovação urbana na área sul da Marktstraße neste este edifício comercial e habitacional
Os Construtores do projecto são a associação de construtores Moll em Gruibingen e a Sparkassenversicherung (Seguradora) em Stuttgart.
O pátio, as suas fachadas e a torre da chuva foram desenhados por Friedensreich Hundertwasser, Viena.

Para os Visitantes
Pedimos aos visitantes que respeitem a privacidade dos lares. O Instituto Cultural da Cidade de Plochingen pede aos interessados que façam uma reserva prévia de guias especializados. (Tel 07153 / 7005-204)” (tradução livre minha)

Termino este artigo apenas com algumas imagens de pormenores do edifício.

2 thoughts on “No regresso das Férias…

  1. Bom retorno de viagem. Espero que você tenha aproveitado para descansar e recarregar as baterias.
    Também gosto muito de prédios de arquitetura interessante e esse é realmente muito especial.
    Bom conhecer coisas novas pelo mundo afora.
    Bj
    Claudia

    • Olá Claudia!

      Sim, as férias foram bem aproveitadas nos mais diversos domínios.
      Eu acho sempre muito interessantes,originais e peculiares os edifícios de Hundertwasser, pelo que não perco a oportunidade para ficar a conhecer mais um.
      Beijinhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s