Palácio Stolzenfels…

Depois de ilustrar, com os 2 artigos anteriores, um pouco do que se pode encontrar nas margens do Rio Reno entre Bingen am Rhein e Koblenz, presumo que deu para ficar com a impressão que não era plausível visitar o interior de todos os castelos.

Optei por visitar um em cada uma das margens do Reno.

Na margem ocidental ou esquerda a escolha recaiu sobre o Palácio Stolzenfels, que pela arquitectura exterior foi o que mais despertou o meu interesse.

Junto ao portão de acesso à propriedade encontra-se uma placa informativa, que elucida que o palácio foi construído em 1242 pelo arcebispo de Trier Arnold II von Isenburg, que foi destruido em 1689 e que voltou a ser reconstruido entre 1836 e 1842 segundo planos de Johann Claudius von Lassaulx, Karl Friedrich Schinkel e Ludwig Persius, para se tornar uma residência do Rei Frederick William IV da Prússia.

Ao lado desta placa encontra-se uma outra que elucida que o arquitecto paisagista dos jardins do palácio foi Peter Joseph Lenné.

O percurso ascendente até ao castelo tem que ser feito a pé, pois o parque de estacionamento fica na base da colina em frente ao rio.

À chegada às imediações do palácio, tanto o edifício como o brasão situado por cima do portão principal de acesso não passam despercebidos.

Enquanto esperava pelo início da visita guiada ao interior do palácio, pude apreciar a paisagem fantástica que se avista do pátio exterior.

Deste pátio exterior é possível avistar em frente, na margem direita do Reno, na cidade de Lahnstein, a Capela de montanha de Todos os Santos (Allerheiligenbergkapelle) e o Castelo Lahneck.

A vista panorâmica sobre o Reno é deslumbrante.

E do lado direito vislumbra-se à distância, o castelo Marksburg.

A visita guiada ao palácio começa no pátio interior, e as alternativas são, ou ouvir a guia que se expressa em alemão, ou ler um folheto de acompanhamento em inglês (e talvez em outros idiomas) que é disponibilizado durante a visita.

É expressamente proibido tirar fotografias durante a visita ao interior do palácio, mas no contexto actual não me senti muito penalizada por isso.

Como se encontra numa fase de renovação do interior, muitas divisões encontram-se desprovidas dos “seus” pertences e vazias (existem imagens a ilustrarem como eram, e materiais usados no processo de reforma expostos em espécies de vitrines)  pelo que ficou aquém das minhas expectativas

Mas indiscutivelmente no exterior o que gostei mais interesse foi o jardim de pérgula,  obra de Peter Joseph Lenné.

Destaco também na arcadas de acesso entre o pátio interior e o jardim de pérgula, a estrutura de fogão de sala oriunda de Colónia ou do Reno Inferior, do século XVI e com o brasão de Colónia do século XIX. Indiscutivelmente uma localização para mim bastante estranha por estar no exterior.

A compilação seguinte possui outros elementos que se encontram também nessas paredes.

Depois da visita ao palácio, no percurso descendente ainda se pode apreciar na propriedade a Igreja católica de São Menas. É uma igreja neo-românica e a única a norte dos Alpes que tem como padroeiro São Menas. Foi construída entre 1826 e 1833 pelo arquitecto de Koblenz, Johann  Claudius von Lassaulx.

As pinturas murais foram executadas em 1844 por Johann Adolf Lasinsky.

Anúncios

5 thoughts on “Palácio Stolzenfels…

  1. Você respondeu com um post enorme minha pergunta anterior! Obrigada.
    Agora já sei que muitos dos castelos e palácios podem ser visitados. Gosto muito de desbravar de carro essas regiões charmosas. No ano passado fiz o Vale du Loire de carro e adorei. Entrei em todos os locais que meu tempo permitiu e fiquei encantada. Vou ter que me programar para fazer esse percurso pelo Reno.
    Linda série de posts.
    Bj
    Claudia

    • Olá Claudia!!!

      Acho que quando programar para fazer este percurso pelo Reno, não se ficara apenas pelo Reno, mas depois perceberá porquê 😉
      Fico bastante contente por estar a gostar desta minha série de artigos.
      Beijinhos

  2. Pingback: Marksburg | Turista Ocasional

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s