Cuidado com o menino cuspidor!!!

Outro dos símbolos de Koblenz, é a estátua de um menino numa fonte, que atira/cospe agua aos visitantes distraídos… trata-se do “Koblenzer Schängel”.

Este é a foto de um postal com esse menino, que de tanto ter despertado a atenção do meu acompanhante de dois palmos, quando estivemos no posto de informações turisticas, ele não resistiu a fotografa-lo com a sua máquina fotográfica.

Depois de deixar o Palácio eleitoral, onde fiquei no fim do artigo anterior, rumei de volta ao centro do centro histórico, sobretudo porque o meu acompanhante de dois palmos começava a ressentir-se do cansaço de andar tanto a pé, e era onde ficava o parque de estacionamento. (Por mais que se queira continuar a explorar um local, e descobrir muito mais o que ele tem para oferecer, por vezes, valores mais altos se levantam.)

Nesse percurso, encontrei o edifício do Teatro da cidade (Stadttheater) (16) e contiguo a este, o Hotel Trierer Hof.

O teatro é um edifício neo-clássico construido em 1786/87, por iniciativa do eleitor Clemens Wenzeslaus, pelo vereador F.-J. Schmitz.

O Hotel Trierer Hof, como indica na placa informativa, foi construído em 1786 e está sob proteção como um monumento histórico.

o passeio continuou até ao pequeno pátio em frente à Câmara Municipal (Rathaus) da cidade, onde se encontra a fonte, rodeada pelos edifícios barrocos do Mosteiro Jesuita.

A Câmara Municipal localiza-se no edifício do antigo colégio jesuíta na cidade. A Câmara Municipal é composta por três edifícios adjacentes de estilos Renascimento tardio, dos inícios do Barroco e do período moderno. Todo o complexo do mosteiro, faculdade, e extensões são agrupados em torno de quatro pátios. É no pátio grande que, desde 1941, se encontra a fonte do Schängel.

Desde 2002, a Câmara Municipal de Koblenz, integra o Património Mundial da UNESCO do Vale do Reno.

A escultura foi feita em 1940 por Carl Burger e é dedicada ao poeta local de Koblenz Josef Cornelius (1849-1943), que escreveu a famosa letra para a canção Schängel, que é o hino de Koblenz.

O termo Schängel originou-se durante os 20 anos de afinidade da cidade com a França (1794-1813). Ele descreve os filhos alemães-franceses que nasceram nessa época e que muitas vezes eram baptizados com nomes como Jean (em alemão: Johann). O dialecto de Koblenz mudou Jean para Schang. Com o passar do tempo o nome tornou-se Schängel – um apelido para Schang.
Com esta fonte, foi dado um monumento, não apenas ao Schängel de Koblenz, mas também aos cidadãos de Koblenz. A figura de bronze cospe vários contadores de água para além da borda da fonte em intervalos irregulares, pelo que nunca se sabe quando tal pode acontecer.

Por isso, tenha cuidado ao apreciar a fonte, para não ser apanhado desprevenido, ou previna-se, reparando no chão qual a área que se encontra molhada, um indicador do alcance do Schängel.

Koblenz tem muito mais para visitar e descobrir, além do que mostrei nos últimos artigos … Espero ter despertado o vosso interesse para conhecer in loco a cidade.

Anúncios

2 thoughts on “Cuidado com o menino cuspidor!!!

    • Sem dúvida alguma. Por vezes constato que a importância de determinados locais e neste caso estátuas, é directamente proporcional à história e lendas associadas aos mesmos. Se desconhecesse de todo o porque deste menino cuspidor, esta estátua poderia ter passado bastante despercebida, pois o menino não tem grandes dimensões e a estátua fica num recanto do pátio da Câmara Municipal (ou seja, sem grande exposição). Existem certamente muitos outros exemplos, de estátuas que sem o grande simbolismo que tem inerente, seriam apenas mais uma estátua, entre tantas outras que uma cidade tem.
      Beijinhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s