Abadia Beneditina de Ettal

A ultima paragem do meu roteiro, para visitar o Palácio de Neuschwanstein, termina como começou, com um edifício religioso, neste  caso a Abadia de Ettal (5), um mosteiro beneditino que é morada de mais de 50 monges, que como o próprio nome sugere, fica na cidade de Ettal.

Dista apenas alguns minutos de automóvel do Palácio Linderhof (4) (que foi objecto do meu artigo anterior).

A Abadia, impõe-se na cidade, localizada numa área de passagem obrigatória, na  estrada de acesso à autoestrada A95.

O grande mosteiro com os fundamentos como um castelo, são o resultado de um longo desenvolvimento histórico e demonstra uma das principais preocupações de uma abadia beneditina: uma comunidade religiosa independente que produz tudo o que necessita para viver, e por isso, possui todas as importantes oficinas e serviços, se possível dentro dos limites do mosteiro. A base da economia da Abadia consiste naquilo que os próprios monges produzem e ganham, e nas empresas que possuem como a cervejaria, hotel, a produção de licor e a editora.

Por outro lado um mosteiro na antiga Baviera e não só, era incorporado no sistema do estado e da sociedade e desde a Idade Média tinha jurisdição sobre o sistema legal, administrativo e de impostos, comparável à administração de um pais actualmente.

A necessidade barroca de auto-retrato e representação materializou-se na forma exterior dos motivos da abadia.

Deve a sua fundação, em 28 de Abril de 1330, ao Duque da Baviera, em simultâneo Imperador romano da  Germânia, e Kaiser Ludwig IV. A tradição da sua fundação está ricamente conectada com a lenda e história da jornada do imperador a Roma em 1328, que serviu de base a tudo, de onde trouxe a estátua de mármore milagrosa da Nossa Senhora, que se encontra no altar mor.

Alem da comunidade de monges, existe igualmente uma comunidade de cavaleiros e suas esposas ligado à abadia.

O interior da Abadia é imponente, e a sempre que a visito, surpreendo-me com a sua decoração, mas nunca tanto quanto quando a visitei pela primeira vez. Tal aconteceu no Outono e a decoração dos altares era todo feito com produtos da terra dessa altura, como trigo, abóboras, uvas, etc… ao invés das habituais flores.

Os frescos da cúpula principal são absolutamente fantásticos, e nunca me canso de os admirar, mas esse é apenas um dos motivos de interesse no interior da abadia, que recomendo vivamente que visitem.

Mesmo que o horário de visita à igreja tenha terminado, ainda assim há motivos para uma paragem no local, principalmente se forem apreciadores de cerveja, licores (os daqui são mundialmente conceituados), ou chá, por exemplo.

Os monges, como já referi, muito trabalhadores, aplicam a sua máxima “orai e trabalhai”,  e detentores da marca Ettaler, possuem uma cervejaria, uma destilaria e um herbanário. Do lado esquerdo da praça (para quem circula no sentido sul-norte), fica o mosteiro, e do lado direito fica a Ettaler, e essa não tem um horário de abertura tão restrito e “religioso”.

A morada da Cervejaria Ettaler é a mesma da Abadia, Kaiser-Ludwig-Platz 1, 82488 Ettal, pois ficam ambas na mesma praça.

Depois desta ultima paragem na rota que referi, eis chegada a altura de regressar a Munique, mas desta vez através da autoestrada A95.

Espero que tenham gostado desta minha proposta de roteiro.

Anúncios

2 thoughts on “Abadia Beneditina de Ettal

  1. A sua ultima frase não pode ficar sem resposta: gostei muito, sim. Mais uma vez, obrigada pela partilha:-)
    Tem sido muito agradável “viajar consigo” 🙂
    (desde que descobri o Turista Ocasional – através de uma pesquisa na net sobre Zagreb (onde fui no passado mês de Maio) – eu recebo todos os novos posts do seu blogue, via email).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s