Tollwood também no Verão

Não me canso de referir que no Inverno, quando começam os Mercados de Natal na Alemanha, há um em Munique que para mim é incontornável todos os anos, o do Tollwood – um Mercado do Mundo e das ideias.

Mas dizer que o Tollwood é apenas mais um Mercado de Natal, é ser mesmo demasiado redutor.

O Tollwood é um festival que se realiza durante duas épocas do ano em Munique, e dado quando estas são, é denominado respectivamente de Festival de Verão e Festival de Inverno.

É justamente do Tollwood – Festival de Verão, que se trata este artigo.

Se estiverem ou vierem a Munique nas próximas semanas este é o cartaz com o qual se poderão deparar, que promete “Schöne Aussichten” (com o duplo sentido: bonitas vistas – perspectivas agradáveis).

O Festival de Verão este ano, decorre entre 29 de Junho e 24 de Julho (excepto dia 19 de Julho em que se encontra fechado), no local do costume, ou seja, no Olympia Park Sul (não confundir com o Festival de Inverno que decorre em Theresienwiese).

O programa é muito diversificado, e pode agradar a pessoas dos 3 (ou talvez menos) aos 103 (ou talvez mais), com perfis e preferências muito dispares. O único elemento que todos tem que ter em comum, é a vontade de passarem bons momentos.

Neste site da MVV  encontram as alternativas de meios de transporte públicos disponíveis para aceder a este festival, e o mapa seguinte ajuda a ilustrar onde o mesmo se localiza com as respectivas paragens de acesso.

O mapa com a localização das várias infraestruturas deste festival, ajudam a percepcionar onde decorrem os diversos eventos.

Nem todos os eventos são de entrada livre, e alguns já estão inclusivamente esgotados, mas cerca de 75% estão acessíveis ao publico sem qualquer custo associado.

Os vários espaços e em que consistem (o programa completo organizado pela “oferta” diária também o encontram directamente aqui):

  • Gehrlicher Musik-Arena – é a maior das tendas e onde decorrem os principais concertos,  para os quais é necessário adquirir bilhete previamente.
  • Teatro – as peças de teatro decorrem no Schauplatz, e no Vincent de Rooij “Boot” (exclusivamente para a curta peça deste artista cómico holandês), e também é necessário adquirir previamente bilhete para o efeito.
  • Comédia – as peças de teatro cómicas – Caveman, Lügen, aber ehrlich e Die Statisten decorrem no Das Schloss, um espaço de espectáculos permanente cujo edifício se encontra perto do Olympia Park. Para assistir às mesmas também é necessário adquirir bilhete.
  • Walk-Acts – de acesso livre, correspondem a desempenhos que decorrem ao ar livre no espaço do festival
  • Vorratskammer – Despensa para todo o mundo, um espaço de entrada livre que alerta para o problema da humanidade das disparidades alimentares e falta de alimentos ou fome em alguns locais do planeta. Não descura questões como os hábitos alimentares, conselhos de nutrição, e alerta para a qualidade dos produtos bio.
  • Ausstellung zum Klimawandel – Exposição sobre as mudanças climáticas, com entrada livre, com diversas fotografias em tamanho natural (das pessoas que retratam) expostas ao longo do espaço do festival. Inclui também uma performance ao ar livre de “As the World Tipped” (como o mundo é derrubado).
  • Jazz-Lounge – espaço de entrada livre onde, como o próprio o nome sugere, se pode assistir a desempenhos de Jazz, a partir das 22h.
  • Andechser Zelt e Andechser Lounge – espaços de entrada livre, com tipos de espectáculos diversificados
  • Tanzbar – Bar de dança, onde decorrem alguns espectáculos de dança (Swing, Salsa, Dança Bávara, Tango, Jive Moderno, Bollywood, Flamenco, Forró, Zumba) alguns dos quais com cursos integrados, e workshops de danças para os jovens (House, Cheerleading, Hip-Hop, Zumba)
  • Stadt-Land-Rock-Festival – Festival de Rock da cidade, um festival de jovens bandas, que decorreu entre 5 e 8 de Julho no espaço do Tanzbar.
  • S-Club-Beach – o lugar ideal para os visitantes relaxarem, com palmeiras, espreguiçadeiras, cadeiras de praia, pista de boccia, mesa de pingue-pongue ou kicker, trampolim e cama elástica.
  • Mercado e Gastronomia – com o “mercado das ideias” onde se podem encontrar os mais diversos e originais artigos de arte, culturais e gastronómicos oriundos de mais de 20 países. Neste mercado existe uma grande proporção de produtos provenientes do comércio justo, como açúcar, vinho, banana, arroz de cacau, cacau e produtos, de café e chá. Os produtos com certificação orgânica, são igualmente uma questão importante e cada vez mais integrante no festival. Localiza-se na Marrakesch Zelt. No “Grünen Pavillon” (Pavilhão Verde) estão instituições de caridade e organizações ambientalistas como o Greenpeace ou Bund Naturschutz.
  • Kunst am Platz – instalações artísticas espalhadas pelo espaço do festival
  • Kinderprogramm – Programa para crianças sobretudo a decorrerem na “Kinder Zelt” (Tenda das crianças), que inclui Jogos e experiências, cozinha, Bungee trampolin, tenda da historia, rallye dos sentidos, teatro…
  • Jugend-Workshops – diversos workshops gratuitos vocacionados para os jovens realizados em diversos recintos como os já referidos de dança, de Graffiti (Festivalkasse), Beatboxing (Andeschser Lounge) e “Bunt tanz gut” (Cor dança bem)

Uma ida ao Tollwood pode ser uma óptima forma de passar algum tempo em Munique, seja durante a semana ou ao fim-de-semana.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s