O Restaurante Gundel

O Restaurante Gundel (1 no mapa do parque da cidade) é tido como o mais extravagante e mais famoso de Budapeste, e por muitos considerado mesmo o melhor do país e talvez quiçá, da Europa oriental.

A morada do restaurante é Állatkerti körút 2 no Parque da cidade.

Reabriu as suas portas em 1992 depois de restaurado pelo restaurateur americano nascido húngaro George Lang.

Foi assim devolvida a magia aristocrática da época da sua abertura em 1894 quando Budapeste era encarada como a Paris da Europa Oriental.

O menu é deliciosamente à moda antiga, com muitos pratos clássicos preparados como eram nos tempos de glória do Gundel.

Quando o visitei para almoçar, possuía um serviço buffet pelo que pude experimentar um pouco de várias especialidades clássicas.

Alguns dos melhores vinhos húngaros não chegam nunca a sair do país, e podem ser encontrados na extensa lista da carta de vinhos, a mais impressionante da cidade, que inclui um nobre vinho de sobremesa Tokaji (vinho Aszú), entre muitos outros na chancela da Casa Gundel.

Na ante-camara do restaurante, existe um busto em bronze do responsável pela sua notoriedade e reputação internacional, János Gundel, assim como uma serie de prémios e reconhecimentos anuais.

No ano de 1894 foi inaugurado no local um restaurante denominado de Wampetics. Em 1910, Károly Gundel assumiu a concessão e a gestão do Wampetics. Seu filho János Gundel, que aprendeu o ofício de hospitalidade em outros hotéis e restaurantes, assumiu a gerência do restaurante. Foi este ultimo que criou um estilo dramático e luxuoso que aumentou a popularidade do restaurante e lhe conferiu uma reputação internacional.

Um restaurante, que sem dúvida alguma, recomendo vivamente, sobretudo as sobremesas, que são sempre o meu ponto fraco. E a sua localização fantástica, perto da Praça dos heróis, um dos ex-libris da cidade, torna-o um local de passagem e paragem muito oportuno e conveniente, caso seja horário de almoço ou jantar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s