O Marstallmuseum…

No complexo e edifícios adjacentes do Palácio de Nymphenburg existem vários museus. Assim, antes ou depois de um almoço descontraído, e em alternativa a explorar o extenso e muito interessante parque, a visita a um ou mais deles pode ser uma óptima opção para completar um dia da melhor forma.

Marstallmuseum – que possui uma coleção de carruagens de estado históricas e coupé de gala, trenós cerimoniais, equipamentos equestres da Casa de carruagens Reais e da sala de selas dos governantes da Baviera. O Rei Ludwig II é representado com carruagens magníficas e trenós, imitações nostálgicas de uma variedade de estilos anteriores, e 26 retratos dos seus cavalos favoritos por Friedrich Wilhelm Pfeiffer.

Museu da Porcelana Nymphemburg – com uma colecção que documenta o desenvolvimento da produção desde a sua fundação em 1747 pelo Eleitor Max Joseph III até por volta de 1920. Isso inclui o trabalho do mestre mais importante da escultura de porcelana no século XVIII, Franz Anton Bustelli.

Museu do Homem e da Natureza– um museu moderno de História Natural que ocupa a ala norte do palácio Nymphenburg. Trata-se do museu que alberga as colecções de história natural do estado da Baviera. Com um espaço de 2.500 m² aborda a formação do sistema solar, história da Terra e a evolução da vida, mas também a anatomia e biologia humana, nutrição e meio ambiente e o relacionamento do homem com a natureza. Especialmente para as crianças possui o departamento de “Estudos Lúdico da Natureza”.

Jardim Botânico (que apesar de não ser um museu na verdadeira acepção da palavra, pode ser visitado como se de um museu se tratasse, com todo o cuidado e atenção). Com uma área de  220,000 m² é um dos mais importantes jardins botânicos do mundo albergando aproximadamente 14000 plantas.

Mas o artigo de hoje incide sobretudo no que se pode encontrar no Museu de Carruagens e trenós localizado nos antigos estábulos reais.

No interior do museu não faltam carruagens e trenós bastante sumptuosos e imponentes.

– Carruagem de Jardim para pequenos príncipes, Mestre seleiro Saillot (?) Paris em 1697/98 – Carruagem de Gala do Príncipe eleitor Karl Theodor, Paris, 1447-1750, modificada em 1758 (pintura)

– Carruagem de Coroação do Imperador Karl VII, Paris em 1721/22, adquirido e modificado em 1741 (pintura de Carl van Loo), renovado em 1866.

– Nova ou Primeira Carruagem de Coroação do Rei Max I Joseph Design: Johann Christian Ginzrot; estaleiro fabricante Georg Lankensperger, Munique 1813, reparado em 1851 – Segunda Carruagem de Coroação do Rei Max I Joseph Design: Johann Christian Ginzrot; estaleiro fabricante Georg Lankensperger, Munique 1813, renovado em 1851, reparado em 1867 – Descrição de trenós e a utilização de trenós para a caça

Em lugar de destaque encontra-se um trenó que foi comissionado pelo Eleitor Max Emanuel e que tem como motivos Hércules a combater a Hidra de 3 cabeças.

– Trenó interior de criança com Jupiter como um Putto; Munique em 1730-1733

– Trenó de caça com Cupido; Munique em 1725-1730

– Trenó de caca com Diana;

Johann Baptist Straub (1704-1784), Munique em 1740 – Trenó de caça com Júpiter como um Putto; Munique em 1725-1730 – Carrossel da corte com equipamento para exercicios de torneios

– Trenó com cabeça de Veado

– Quadro: Imperatriz Elizabeth da Áustria com cavalo nas montanhas; Johann Haag, Viena 1873

– Passeio nocturno de trenó do Rei Ludwig II nos Alpes Ammergau, R. Wenig em 1885

– Quadro: Grande carruagem cerimonial do rei Ludwig II com equipa de seis cavalos e pioneiro,

Franz Seitz, Munique, 1872

– Modelo de Trenó do Rei Ludwig II com carruagem sumptuosa fechada

– Quadro: Nova Carruagem de Gala com o Rei Ludwig II no Hofgarten da Residencia de Munique, Frantz Seitz em 1871/72

– Modelo do Trenó Putti (Puttenschlitten) do Rei Ludwig II, Munique 1873

– Quadro: Cavaleiro saqueador na Guerra dos 30 Anos, Friedrich Wilhelm Pfeiffer (1822-1891)

– Modelo de uma carruagem de Gala do Rei Ludwig II, Munique em 1873

– Segundo Trenó de Ninfas do Rei Ludwig II

Estudos preliminares: Franz Seitz; Rascunhos: Syrius Eberle; Fabricante de carruagens e seleiro da Corte Real Johann Michael Mayer

– „ Renascença“ ou Trenó de Gala com Putti, do Rei Ludwig II

Rascunhos: Franz von Seitz; Fabricante de carruagens da Corte Real: Johann Michael Mayer

Munique 1872, concluido em 1873, electrificado em 1885

– Nova Carruagem de Gala do Rei Ludwig II

Rascunho: Franz von Seitz; Fabricante de carruagens da Corte Franz Paul Gmelch d.Ä., Johann Michael Mayer

Munique 1870/71, alterado até 1874

– Novo Trenó de Luxo ou Pequena Carruagem de Gala do Rei Ludwig II

Estudo Preliminar: Franz von Seitz; Rascunho: Syrius Eberle, Franz Widnmann; Fabricante de carruagens e Seleiro da Corte Johann Michael Mayer

Munique 1878 (Trenó), 1979 (quadro de carruagem)

 – Arreios de Gala Azuis para Grande Carruagem de Gala do Rei Ludwig II, fabricados em Munique, com marroquinaria azul, veludo azul com bordados de ouro e peças douradas de bronze.

– Arreios de Gala Vermelhos para Pequena Carruagem de Gala e Trenó Fechado de Gala do Rei Ludwig II, fabricados por Johann Michael Mayer, Munique (com marroquinaria vermelha e peças douradas de bronze).

– Arreios Azuis de Gala para o Trenó de Gala do Rei Ludwig II, fabricados por Johann Michael Mayer, Munique (com marroquinaria castanha, veludo azul com bordados de ouro, e peças douradas de bronze)

– Galeria de quadros com os cavalos preferidos do rei Ludwig II

Termino assim este artigo excessivamente extenso, deixando para o artigo seguinte as carruagens e trenós deste museu que se encontram no outro salão.

3 thoughts on “O Marstallmuseum…

  1. Cara “Turista”

    O artigo que acabei de ler, sobre o “Marstallmuseum”, narrado com minuciosidade, acompanhado de excelentes fotos, deram-me a conhecer um museu “superb”.

    Lamento não o ter visitado!

    Parabéns pelo artigo e, em especial, pelas maravilhosas fotos. Adorei!

    • A colecção de carruagens e Trenós dos séculos XVIII e XIX do Marstallmuseum é considerada uma das mais importantes do seu estilo na Europa, ao lado do Picadeiro em Lisboa e a exposição na casa de carruagens do Palácio de Schönbrunn em Viena.

      Assim a questão que coloco é se já visitou as outras duas a que faço referencia? Eu admito que ainda não.

      Beijinho

  2. Pingback: Ludwig II | Turista Ocasional

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