O Castelo de Aigle

Durante as minhas férias perto do lago Leman, o primeiro lugar que visitei, foi um castelo que nem fazia parte do roteiro inicialmente traçado.

No entanto ao passar por Aigle em direcção a Leysin (pequena vila turística sobretudo apreciada durante o Inverno, onde estava localizado o Hotel onde fiquei alojada), o Castelo de Aigle despertou deveras a minha atenção e interesse e quis vê-lo mais de perto.

Assim o primeiro dia exploratório pós viagem, começou com o Castelo de Aigle. É neste castelo que se encontra o Museu da Vinha e do Vinho desta região vinícola.

Eis um pouco da história associada a este castelo que encontrei:

“Os Barões de Aigle foram mencionadas pela primeira vez em 1179. Nessa altura eram detentores de uma pequena fortificação, que se tornou o centro do castelo moderno, ao longo da estrada sobre o Col du Pillon e Col des Mosses (dois passos de montanha) por onde passa o Rio Rhone. Apenas traços deste primeiro castelo constituem descobertas arqueológicas.
Algum tempo antes de 1200, os barões da Aigle tornaram-se vassalos dos poderosos Condes de Saboia. Em 1232, o conde de Sabóia Thomas concedeu Aigle como um feudo aos irmãos Jacob e Peter de Saillon em troca do seu castelo ancestral em Valais. A família Saillon parece ter estado intimamente relacionada com os barões de Aigle.
Na segunda metade do século XIII, Aigle foi ampliada e recebeu uma carta de cidade. O castelo foi reconstruído, com uma torre de menagem fortificada e uma parede de cortina.
No século XIV, os Senhores de Compey herdaram os direitos da família Saillon. Eles também foram vassalos dos Condes de Sabóia e fizeram de Aigle a sua sede. Eles acrescentaram torres e em 1450 construiram uma torre enorme no canto sul. Esta torre foi um exemplo de arquitetura de Donjon francês tardio.
A partir de meados do século XV, Berna tentou controlar a cidade, para ganhar o controle da importante montanha que passa pelo Vale do Rhone. O seu primeiro insucesso foi em 1464. As Guerras da Borgonha (1474-1477), que levaram a Confederação Suíça ao conflito com o Duque Charles, o Temerário de Borgonha, trouxeram uma outra oportunidade. Porque Sabóia se juntou ao lado da Borgonha, as forças suíças atacaram a cidade de Aigle saboia e devastaram o castelo. Jean de Compey teve que fugir e foi morto pouco depois em Vevey. Seu filho morreu a lutar por Charles, o Temerário.
Depois da guerra, a família Compey foi incapaz de recuperar o seu título para a cidade ou castelo. Berna teve o castelo reconstruído novamente em 1488 e tornou-o a sede de um governador provincial. Aigle tornou-se um dos primeiros distritos franceses que se falam em Berna. Os representantes de Berna residiram no castelo até a invasão francesa e a criação da República Helvética em 1798.
Em 1804, o castelo foi adquirido pela comunidade de Aigle e até 1976 foi usado como uma prisão cantonal. Desde então, alberga o Museu da Vinha e do Vinho.” (traduzido e retirado daqui, mas também podem encontrar um pouco mais da sua história aqui)

Quando cheguei à propriedade do castelo tinha intenção de o visitar por dentro.

Mas como o museu, segundo o placar, só abria às 11h, e eu admito que um museu com a temática deste “não me faz mover montanhas”, facilmente prescindi de visitar o seu interior, já que tinha que esperar cerca de uma hora para esse efeito, e a agenda de visitas para esse dia estava  bastante preenchida.

Assim limitei-me a contornar o exterior do castelo.

E a apreciar a paisagem com predominância de vinhas que circunda o castelo.

Mas para quem visitar o Museu da Vinha e do Vinho  é algo que consideram imperdível, eis o site com alguns pormenores que podem ser imprescindíveis saberem antecipadamente (como a necessidade de reserva prévia e com antecedência mínima de 10 dias).

No artigo seguinte descreverei o local seguinte que visitei, e que foi o principal motivo para a escolha deste destino de férias.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s