Museu Suíço dos Jogos

Depois da visita ao Castelo de Chillon, o local seguinte a explorar foi um museu que eu sabia agradaria imenso aos meus dois acompanhantes, o Museu Suíço dos Jogos. Ambos apreciam imenso jogos de tabuleiro, e o mais novo está no bom caminho para possuir tantos jogos quanto o mais velho.

O Museu Suíço dos Jogos fica na Rue du Château 11, 1814 La Tour-De-Peilz, muito próximo de Vevey, a 8,4km do Castelo de Chillon, num percurso sempre feito próximo do Lago Leman.

Depois de estacionado o automóvel, o percurso foi curto até lá.

Este Museu fica num Castelo do século XIII construído por Pedro de Saboia, com uma localização fantástica, em frente ao lago Leman.

O castelo de La Tour-de-Peilz serviu como uma fortaleza e refúgio, como um posto de observação de tráfego ao longo do lago, e como um posto aduaneiro. Em 1476, durante as guerras de Borgonha, foi fortemente danificado. Apenas três séculos mais tarde, em 1747, o oficial francês Jean Grésier comprou-o e transformou o edifício. Ele permaneceu propriedade privada até 1979, quando a cidade de La Tour-de-Peilz o comprou, depois de voto público. Ambas as torres, as paredes, as muralhas e o fosso foram colocados sob uma ordem de preservação como monumento histórico em 1973. Em 1987, o Museu Suíço dos Jogos foi inaugurada no 1 º e 2 º andares.

Este é o exterior do Castelo.

No interior da propriedade.

Paisagem avistada da torre do castelo.

Durante a visita à área do museu do jogo propriamente dita não era permitido tirar fotografias. Assim, as únicas que possuo são das áreas comuns, como a roda da sorte na escadaria e os jogos de madeira colocados numa das duas salas laterais à recepção/bilheteira e à loja, onde é possível fazer uma pausa e experimentar jogar um pouco, alguns jogos tradicionais e outros mais actuais/modernos.

O museu é composto por dois espaços de exposição, um permanente e outro temporário.

No espaço de exposição permanente encontram-se jogos de todo o mundo. Da China  veio o Mah-Jong, do Japão o Go, da África o Awari, e do Oriente Médio e Índia veio o Pachisi. como nao podia deixar de ser existe uma outra sala dedicada exclusivamente ao  jogo de estratégia final, o Xadrez. A riqueza de peças artísticas é incrível, por vezes remetendo para uma grande capacidade criativa, ou diversidade de materiais usados, alguns nobres. Existe igualmente uma sala dedicada a jogos de cartas, onde é possível mesmo jogar um jogo de Belote ou de Jass.

É ainda possível a visita aos jogos de casino e lotarias e em especial a colecção  excepcional de “slot machines” que datam desde 1900 até hoje.

No espaço de exposição temporária, entre 12.5 e 11.11.12, o tema é “Criadores de oportunidades – As lotarias na Europa”

Esta exposição propõe-se lançar uma nova luz sobre a história de 600 anos de lotarias na Europa e a sua longa tradição de utilidade pública. Uma história rica de projectos, sucessos e insucessos, mas também de disputas, criticas, histórias, e sonhos.

Um museu que para os apreciadores de jogos de tabuleiro recomendo vivamente.

Deixo apenas uma advertência: o mais provável é acontecer como no meu caso, que não saí da loja do museu sem mais um jogo, neste caso para a colecção do meu dois palmos, o “Penguins on Ice” da Smart Games, neste caso, um jogo de quebra-cabeças com pentominós que ele pode jogar sozinho.

Depois da visita ao Museu, ou antes da mesma, é ainda possível desfrutar de uma refeição mais ou menos ligeira no Café Restaurante Dominó (que se vislumbra nas imagens no pátio) localizado no pátio do castelo e cujo menu podem encontrar aqui.

Anúncios

3 thoughts on “Museu Suíço dos Jogos

    • Bom dia Maria Nunes!!!

      Sem duvida alguma que o jogo é bastante interessante, e é mesmo um quebra-cabeça com vários níveis de dificuldade, pelo que se aplica literalmente o intervalo dos 6 aos 99 anos apresentado.
      Na altura entre a grande diversidade de jogos, o meu dois palmos ficou indeciso entre dois, este dos pinguins e o Troia, mas os pinguins acabaram por vencer os cavaleiros, e realmente foi uma boa escolha.

  1. Pingback: O Alimentarium em Vevey | Turista Ocasional

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s