Fim de tarde em Montreux

Um fim de tarde quente de Verão, percorrendo uma avenida junto a um lago é uma óptima forma de acabar um dia de férias.

Pois foi isso mesmo o que fiz pelas avenidas pedonais junto ao lago Leman em Montreux.

Ou ainda este mapa onde são assinalados os principais pontos turísticos da cidade, retirado do site oficial de turismo da região (clique sobre o mesmo para o ver no documento original em pdf de onde foi retirado).

O Primeiro local de paragem obrigatória durante esse passeio foi em frente à estátua de Freddie Mercury (1946-1991), local de “veneração e reverencia” para muitos.

Fiquei particularmente curiosa em saber o porque de um músico, cantor e compositor britânico, mais conhecido por ser o vocalista da banda de rock Queen, possuir uma estátua naquele local. Eis o que descobri:

A estátua com cerca de 3 metros de altura, criada pela escultora Irena Sedlecka, foi erguida como um tributo a Freddie Mercury e encontra-se na Praça do Mercado. Ela foi inaugurada em 25 de Novembro de 1996 pelo pai de Freddie Mercury e Montserrat Caballé, na presença dos companheiros de banda Brian May e Roger Taylor. A partir de 2003, os fãs de todo o mundo reúnem-se na Suíça anualmente para homenagear o cantor como parte do “Freddie Mercury Montreux Memorial Day” no primeiro fim de semana de Setembro. Em 01 de junho de 2010 actuaram os Bearpark & Esh Colliery Band em frente à estátua de Freddie Mercury.

A capa do álbum de “Made in Heaven” apresenta esta Estátua de Freddie Mercury, com vista para o Lago Leman, em Montreux. Foi no Mountain Studios em Montreux que ele escreveu e gravou as suas últimas canções . A manga do álbum contém as palavras ” Dedicado ao espírito imortal de Freddie Mercury”.

(Mais uma curiosidade: O corpo de Freddie Mercury foi cremado e as suas cinzas foram espalhadas na margem do Lago Leman, na Suíça.)

Na avenida encontram-se dois parque infantis um dos quais junto ao Mercado Coberto, na Praça do Mercado, a qual fica ao lado da estátua de Freddie Mercury.

O Mercado Coberto é outro dos principais símbolos de Montreux, e foi construido entre 1891 e 1892. A sua estrutura metálica é reminiscente do famosos salões de Victor Baltard em Paris, e veio da mesma oficina que forneceu Gustave Eiffel com os materiais para a sua torre. Foi oferecido à cidade de Montreux por Henry Nestlé, e o objectivo principal era fornecer protecção contra as intempéries do tempo.

Continuando no sentido da direita para a esquerda no mapa inicialmente apresentado neste artigo, o local seguinte que mereceu o meu interesse foi, o Posto de Informações. Não porque quando por lá passei estivesse aberto e pretendesse obter informações, mas porque pelas janelas conseguia ver cartazes publicitários a algo em que Montreux é mundialmente conhecida, o seu Festival de Jazz, que em 2012 festejou a sua 46ª edição.

E o cartaz em causa que despertou de imediato a minha atenção foi o da edição de 2010, pois foi feito pelo artista que tanto aprecio, Romero Britto (ele também já tinha feito o cartaz da 33ª edição).

Perto de uma das paragens de barco, logo depois, a inscrição em bronze, identifica uma praça, que faz referencia a uma entidade e eventos que integram a cultura europeia, a Praça da Eurovisão.

A Eurovisão é inaugurada por uma série de link-ups da Bélgica, Dinamarca, França, Itália, Holanda, Suíça, Reino Unido e Alemanha Ocidental. E o primeiro programa que transmitiu a 6 de Junho de 1954,  foi o Festival das Flores de Montreux (sendo justamente a isso que é feita referencia na placa).

[A EBU (European Broadcasting Union – União Europeia de Radiodifusão)  formada a 12 de Fevereiro de 1950 tem sede em Genebra, e conta actualmente com 74 membros activos em 56 países.]

Continuando pela avenida pedonal, mais à frente, num espaço ajardinado, existem áreas distintas no mesmo fazendo alusão a 4 cidades no mundo. Mas foi o espaço com referencia a Atlanta, nos EUA o que mais despertou a minha atenção com os instrumentos musicais estilizados.

O edifício imponente e de absoluto luxo do Hotel Le Montreux Palace é deslumbrante e com a sua predominância de amarelo, que como uma cor quente associo sempre ao calor e ao Verão (e à minha mãe, pois esta é a sua cor preferida), não passa despercebido nem ao mais distraído.

De um lado da estrada o Hotel, e do outro em frente, o Petit Palace (um centro de conferencias) com o restaurante La Terrace. Dos seus jardins esculturas de famosos interpretes de Jazz (como Ella Fitzgerald, B. B. King, Ray Charles, Vladimir Nabokov), relembram o quão importante o seu festival é, no panorama mundial.

E o que também não me passou despercebido, no piso inferior do jardim, numa das suas extremidades, foi uma escultura de Romero Britto em comemoração dos 40 anos do Festival de Jazz.

Imediatamente a seguir fica o edifício do Montreux Music & Centro de Convenções – 2m2c, um espaço incontornável no espectro musical em Montreux (mas do qual não possuo nenhuma imagem).

O agradável passeio continuou junto ao lago, tendo apenas por efeito nefasto uns insectos voadores que teimavam em manter a sua presença anunciada (não sei se consequência da vegetação ou de alguma poluição na agua do lago).

Um pouco mais à frente um outro jardim, com um parque infantil adjacente.

As cores de Montreux e do lago ao fim do dia.

Para terminar o maravilhoso dia, um agradável e memorável jantar no Restaurante do Hotel Royal Plaza Montreux & Spa, denominado de Café Bellagio. Apesar de tudo delicioso e com óptima apresentação, só tenho registos fotográficos das maravilhosas e originais sobremesas, respectivamente: Espelho de framboesa e sorvete de iogurte; Sopa de melancia gelada e marshmallow de hortelã caseiro.

O dia não poderia ter acabado de melhor forma…

2 thoughts on “Fim de tarde em Montreux

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s