A Evian em Evian, uma tentativa sem sucesso

Um dos motivos principais para a decisão de visitar Evian, foi a de ter a oportunidade de conhecer a fábrica onde é engarrafada a agua mineral natural mais famosa do mundo, a Evian.

Por esse motivo procurei encontrar essa fabrica. Esta é a sua morada:

Route des Vignes Rouges
Amphion les Bains
74500 Évian-les-Bains

Não existe qualquer sinalização na estrada durante o percurso, que dê indicações do caminho a seguir, até se estar mesmo já muito perto do local. Quando cheguei ao destino percebi porquê.

Não é possível visitar a fábrica, a não ser que se faça uma reserva prévia no L’Espace Evian, no centro da cidade de Evian, concretamente na Rue Nationale, 19. Alternativamente é possível reservar pelo número de telefone +33 (0)4 50 84 80 29, ou pelo email visite-usine-evian@danone.com.

A viagem é de autocarro e a partida para a visita é feita da estação de autocarros, Gare Routière, localizada na Quai Baron de Blonay, perto do posto de Turismo e mesmo junto às margens do lago Léman.

Resumindo, não se pode alternativamente lá chegar de transporte próprio. Foi uma das lições que aprendi.

No mapa do centro da cidade pode-se encontrar o local da Gare Routière e o do L’ Espace Evian, que corresponde ao edifício designado de “Buvette Cachat” (6).

Assim sendo, depois de sair das imediações da fábrica, regressei ao centro da cidade de Evian, desta vez estacionando o automóvel no parque de estacionamento correspondente ao do Posto de Turismo.

Encontrar um parque de estacionamento coberto no centro da cidade, com lugares livres foi uma solução fantástica. Estacionar em Evian, pode ser algo problemático e muito difícil. Criam-se grandes congestionamento de transito, e tudo está muito lotado dada a grande afluência de pessoas a esta instância turística.

Depois do automóvel estacionado, e perto da Rue Nationale, encontrar o L’ Espace Evian não foi nada difícil. Alias percorrer a rua pedonal foi muito agradável, com lojas e restaurantes em ambos os lados, alguns com mesas que se estendiam pela berma da rua, e onde era mesmo possível sentir os odores dos pratos acabados de confeccionar e servir. (Sim, isso foi considerado um factor favorável, porque era hora de almoço e o apetite começava a manifestar-se).

O L’espace Evian localiza-se no edifício Buvette Cachat, como já referi.

“O edifício de estilo Art Nouveau, construído no local do primeiro spa Fauconnet (1826), o bebedouro da fonte Cachat (antiga fonte de Santa Catarina) foi concluído em 1903, e foi um projecto de arquitectura também de Jean Albert Hebrard (tal como o foi de alguns dos edifícios mencionados no artigo anterior). Projectado como “um templo de agua”, foi coberto com uma cúpula de vidro, e possui grandes janelas de vidro semi-circulares com motivos florais. Um portão de ferro forjado e um pórtico monumental marcam a entrada principal voltada para a Rue Nationale.

O piso térreo, localizado nessa rua abrigava os escritórios da sociedade de água, os serviços de controle do bebedouro (bar, buvette) assim como os escritórios de informações do comboio PLM e da companhia de Navegação.

A partir do piso térreo, uma escada levava ao átrio no andar de cima do bar.

Do outro lado do prédio (Avenida das fontes), que abre para um terraço arborizado de plátanos emoldurados por duas alas com caminhos perpendiculares ao edifício (dos quais apenas a ala leste, sob o campanário permanece). É neste local que os concertos matinais eram dados durante a temporada.


Local de reencontro e eventos sociais, o átrio do bar dispunha de uma sala de leitura e correspondência. A fonte foi localizada no centro do espaço. A estátua foi esculpida por Louis Charles Beylard, em pedra branca de Poitiers, e intitulada “Apoteose da Fonte Cachat.” Esta estátua alegórica colocada num recipiente carregado por quatro amantes (quatro bacias de pedra branca foram usadas como uma base para a montagem) está actualmente exposta no ponto de recolha da fonte, antes da semi-rotunda. Complementando a decoração do lobby do bar, uma pintura de Albert Besnard “Ninfas da fonte numa paisagem de Arcadia” adorna a parede oeste do pavilhão.
O bar Cachat  foi substituído em 1956 pelo bar Prouvé-Novarina construído em frente ao porto.
Este edifício, considerado uma obra-prima da arquitetura das termas em Evian, é o mais representativo de Art Nouveau”. (texto traduzido livremente e retirado daqui assim como as três imagens seguintes)

Quando cheguei à entrada principal do “Source Cachat” esta encontrava-se fechada.

O horário de abertura do espaço:

  • De 18 de Junho a 9 de Setembro aberto todos os dias entre as 10:30 e as 12:30 e entre as 15:00 e as 19:00.
  • De 10 de Setembro a 15 de Setembro aberto todos os dias excepto domingos, entre as 14:30 e as 18:30.

Assim a alternativa foi aproveitar para almoçar, já que o apetite já se tinha manifestado e esperar que as portas reabrissem às 15:00.

Depois das 15h, quando o espaço evian no “Source Cachat” reabriu as suas portas, finalmente podia-se entrar.

Pude visitar a loja e descobrir algumas informações sobre a agua evian, mas quando perguntei acerca da visita à fábrica a resposta que obtive é que tal apenas seria possível na próxima segunda-feira (e era uma terça-feira). Ou seja, não sei até que ponto, é que existem efectivamente visitas à fabrica diariamente, ou se a procura é tanta que já só haviam vagas para quase uma semana depois.

Segunda lição que retirei, quando pretenda de novo visitar a fábrica Evian, convém reservar com bastante antecedência essa visita.

Na loja, entre o merchandising existente o que achei mais piada foram as t-shirts alusivas a sua campanha sobre bebés. Ainda me senti tentada a comprar uma. Mas devo admitir que eram muito dispendiosas para a baixa qualidade do material usado.

Assim, deixo aqui apenas umas imagens da respectiva campanha de t-shirts que retirei da  loja online, para verem melhor do que se trata.

Mas afinal em que consiste a visita à fabrica?

“A fábrica de engarrafamento de Evian, localizada em Amphion, está aberta aos visitantes. Após uma apresentação de um vídeo histórico e geológico, a visita continua para uma galeria de vidro que permite aos visitantes observar o processo completo de engarrafamento: fabricação das garrafas, estantes, condicionamento e transporte.

Visitas em grupo: de segunda a sexta-feira às 9 horas, 10:30, 14:00 e 15:30 (reserva). Grátis.
Visitas individuais: de Junho a Setembro. Preço: € 3 por pessoa para o autocarro / grátis para menores de 12 anos.

A duração da visita é de 1h 30min, e a duração da viagem de autocarro, ida e regresso é de 30 min.

Não foi desta que visitei a fábrica, talvez tal aconteça numa próxima oportunidade.

Depois de sair do Espaço Evian, antes de regressar ao automóvel, ainda passeei um pouco mais na cidade, em direcção ao lago Léman.

Passei no sentido descendente pela Igreja de Nossa Senhora da Assumpção (1).

Construída na segunda metade do século XIII, sob o reinado de Pedro II, conde de Sabóia, a igreja é um exemplo precoce da  arte gótica de Sabóia. O edifício sofreu importantes transformações no fim do seculo XIV e começos do século XV, seguido por várias campanhas de restauração, entre os séculos XVII e XX. O trabalho de restauração mais importante foi realizada em 1926, quando a nave foi estendida para o oeste com dois compartimentos. O portal de estilo românico-bizantino, com seu frontão triangular, também data desta altura.

Numa rotunda já perto da primeira linha junto ao lago, um taco de golfe gigante em rosa, publicita o  evian masters, não deixando margem para dúvidas de que se trata de um campeonato  feminino.

Eis-me então chegada ao Lago Leman, agora apreciado da margem francesa em Evian.

Anúncios

4 thoughts on “A Evian em Evian, uma tentativa sem sucesso

  1. Cara “Turista”

    Ao ler o título do artigo, de hoje, concluí que a missão da “Turista”, não se tinha concretizado.

    A “Turista” narrou, em pormenor, todas as “démarches” efetuadas, até chegar ao “L’Espace Evian”.

    O edifício é imponente e com uma arquitetura muito interessante.

    Gostei de ver o “Taco” gigante rosa!

    A campanha das T-Shirts” muito engraçada!

    Considero um artigo muito útil. A “Turista” informou como proceder para visitar esta fábrica, a fim de evitar qualquer desapontamento.

    .Beijinho.

    • Cara Executiva,
      foi mesmo isso, o motivo original para visitar Evian, acabou por não se concretizar.
      Mas como se costuma, dizer aprende-se mais com as experiências falhadas do que com as bem sucedidas. Foi isso mesmo que procurei partilhar neste artigo. Para que outros saibam como proceder caso queiram visitar a fabrica de engarrafamento da agua Evian.

      Realmente o edifício “Buvette Cachat” é impressionante e um óptimo exemplo de Art Nouveau.
      Quanto ao taco rosa gigante, ainda mais sendo da minha cor preferida, agradou-me bastante, e por isso nao resisti a fotografá-lo e a coloca-lo no artigo. Na Ladies European Tour, o Evian Masters é o mais importante de toda a temporada (o que possui um prémio maior), pelo que é bastante natural que hajam referencias ao mesmo na cidade.

      A campanha Evian das t-shirts, é mesmo muito engraçada e original, só tive pena, como referi, não me ter agradado a qualidade do material usado na sua confecção.

      Beijinho

  2. Querida Turista:
    Digamos que a sua visita não foi um insucesso, a julgar pelo que vejo. O belo edíficio Arte Nova B. Cachat tem uma aparência imponente, principalmente no que respeita aos ferros forjados, muito bem mantidos e conservados.
    Gostei também das fotos do lago. Penso que a fábrica da Evian vai manter-se no mesmo sítio pelo que lá terá que voltar, desta vez com marcação prévia. E ficamos todos a saber!
    Beijinho.

    • Bom dia!

      A visita a Evian decididamente não foi um insucesso, muito pelo contrário. Mas o objectivo de visitar a fábrica, esse não foi concretizado.
      O edifício Buvette Cachat é mesmo um belo exemplo de Art Nouveau, e como referiu, mantém-se muito bem conservado.

      Beijinho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s