Quando é a altura ideal para as lojas se encherem de artigos natalícios?

Eu começo a pensar no Natal com muita antecedência, isso não é segredo para ninguém, como o meu Desafio de Natal assim o comprova.

Mas ao entrar numa loja em Setembro (no sábado passado) e já encontrar a área central dedicada à venda de artigos natalicios questiono-me:

Não será cedo demais???? Há outras outras datas a serem festejadas antes, como o Outono, o Halloween…  Por favor, começou hoje o Oktoberfest!!!

Aliás, questionei-me eu e as pessoas que passavam por mim.

Claro que não desperdicei a oportunidade, para explorar essa área central no rés-do-chão da loja, e descobrir quais as novidades de 2012.

Foquei a minha atenção, nas decorações rosa, como não poderia deixar de ser, mas não encontrei nada que me fizesse dizer: gostei, quero levar mais este enfeite para a minha árvore de Natal. Encontrei peixes grandes em que uma das cores predominantes era o rosa, feitos aparentemente com esferovite, por exemplo, mas não, não me conquistaram. Talvez porque eram grandes demais e ofuscariam os outros enfeites que ficassem nas proximidades, ou simplesmente porque até eu ainda não estava sintonizada para encontrar decorações de Natal já ali na loja.

Podia não ter ficado tão surpreendida, afinal alguns corredores no supermercado que frequento, desde o início de Setembro já tem as suas prateleiras sazonais repletas de artigos natalícios em termos de doçaria típica. Mas muita doçaria típica natalícia é comum durante as estações mais frias do ano, e por cá o Verão já tinha feito as malas em Agosto, e tinha cedido lugar ao Outono.

Já presenciaram algo idêntico nas lojas e supermercados que frequentam?

Hoje, não resisto a terminar este artigo com uma sondagem relacionada com a questão inicial.

7 thoughts on “Quando é a altura ideal para as lojas se encherem de artigos natalícios?

  1. Cara “Turista”

    O artigo da “Turista” alusivo ao Natal, é um convite a pensarmos sobre o mesmo.

    Aqui, ainda, não se fala sobre o Natal.

    Não vi no supermercado, no qual me abasteço, algo sobre esta quadra. O mesmo se passa em relação aos centros comerciais que frequento.

    A situação económica do País, as medidas de austeridade tomadas e outras, ainda, por conhecer, impedem-me de pensar na quadra, para mim, a mais festiva do ano.

    Beijinho.

    • Boa noite cara Executiva!

      Pois, realmente ainda é muito cedo para se falar em Natal e as lojas se decorarem a preceito.

      Tem toda a razão. Com a situação económica do pais há uma canalização da atenção e do poder de compra para os bens de primeira necessidade e prescindir ao máximo dos supérfluos, como o são as decorações natalícias.
      Quanto a si, presumo que ainda é cedo para pensar no Natal, mas se a considera a mais festiva do ano, acabará por mais tarde começar a pensar.

      Beijinho

  2. Querida Turista:
    Tem razão quanto a questionar-se se Setembro deve ter já artigos natalícios à venda. Tira muito do impacto e desvirtua o sentido dos mesmos. Em Novembro penso que é o ideal. E fez bem em não comprar nada. Esferovite não me parece que seja aceitável, concordo consigo, mesmo que com a sua cor preferida. A propósito de enfeites de Natal conheci há uns anos atrás uma lojinha linda, só com este tipo de artigos, absolutamente deslumbrantes, utilizando todos os materiais que se possam imaginar, aberta todo o ano e vendendo muito bem, a julgar pelas pessoas que vi a comprar, precisamente no inicio de Setembro. Sabe onde? Na Austrália, nos contrafortes das Montanhas Azuis.Era uma pequena cidade de veraneio, chamada Leura. Não é um nome lindo?
    Por aqui não vi ainda nada à venda mas não deve tardar. O comércio vive dias duros, uma tristeza ver fechar lojas atrás de lojas.
    Um beijinho.

    • Boa noite!

      Onde também existe uma loja de Natal (Käthe Wohlfahrt) encantadora durante todo o ano e até um Museu do Natal é em Rothenburg od der Tauber, uma encantadora cidade medieval, da Baviera.
      Essa pequena cidade de que falou desconheço totalmente.

      Pois, o comércio em Portugal vive dias difíceis, mas acho que não é o único sector em crise e a passar por dias complicados.

      Beijinho

  3. Pingback: O Outono chegou e os preparativos natalícios também… | Turista Ocasional

Deixe uma Resposta

