Museu Käthe Kruse em Donauwörth

Käthe Kruse nasceu a 17 Setembro de 1883, em Breslau como Catherine Simon, e faleceu a 19 de Julho de 1968 em Murnau. Foi uma das fabricantes mundiais de bonecas mais famosa. Suas bonecas são agora coleccionáveis ​​populares que são negociadas a preços exorbitantes.

Tudo começou no Natal de 1905, quando a sua filha quis uma boneca que pudesse cuidar como sua filha, e as únicas bonecas que o seu pai encontrou foram as de porcelana. Käthe Kruse decidiu então criar ela mesma a boneca para a sua filha… (mais pormenores da história desta marca podem encontrar aqui)

Localizado no edifício do antigo Mosteiro Capucinho (20), encontra-se o Museu de Bonecas Käthe Kruse, em Donauwörth, na Pflegstraße 21 a.

Em 1990, a filha de Käthe Kruse e sucessora Hanne Kruse-Adler e o seu marido Heinz Adler colocaram a administração da Companhia Kruse Käthe nas mãos de Andrea K. Christenson e Stephen  Christenson.

Em 1998, foi legada à cidade de Donauwörth a colecção particular Käthe Kruse de Hanne Adler-Kruse e Heinz Adler, com a obrigação desta construir um museu para mostrar a colecção Kruse Käthe ao público.

O Museu de Bonecas Käthe-Kruse na cidade de Donauwörth está alojado, como já referido, no antigo mosteiro capuchinho.

Em exibição estão lindas bonecas Käthe Kruse dos últimos 100 anos.

Um dos quartos é dedicado a como é que os bonecos são feitos.

Mas o que gostei mais mesmo, foram as montras que mostram os bonecos em decorações encantadoras, e cenários típicos do quotidiano.

As montras com casinhas de bonecas, um teatro com bailarinas ou as figuras de soldadinhos, também transportaram-me para outra época, e são deveras interessantes.

No museu ainda é possível assistir a um filme que conta aos visitantes tudo sobre a história de Kruse Käthe sendo possível ouvir a voz de Käthe Kruse em um entrevista por telefone. Claro que o facto de tanto o filme como a entrevista telefónica ser em alemão, pode não ajudar muito à sua compreensão, pelo menos a mim continua a ser um entrave…

Mas em algumas paredes do museu também se fica a conhecer um pouco da história de Käthe Kruse e dos seus feitos.

No museu também existe uma área dedicada aos actuais, ou mais recentes artigos do mundo Käthe Kruse.

Numa outra montra são expostas figuras de bonecas da Käthe Kruse em porcelana Goebel de 1955-56.

Também não é descurada a apresentação de alguns manequins para montras, já que este foi outro dos domínios a que Käthe Kruse se dedicou, e algumas fotos retratam o uso desses mesmos manequins em seus cenários nos anos 50.

O museu pode ser visitado quer por pessoas individuais, quer por grupos, e posso garantir que uma visita a este museu proporciona momentos muito agradáveis.

Alem de bonecos e outros brinquedos para crianças a marca Käthe Kruse, também possui entre os seus produtos vestuário para criança. Mas a esse domínio, e porque gostos não se discutem, eu admito que não aprecio muito as roupas, que além de dispendiosas tem um estilo um pouco antiquado (outros dirão talvez clássico) para as minhas preferências…

Anúncios

12 thoughts on “Museu Käthe Kruse em Donauwörth

  1. Querida Turista:
    Aqui temos um museu temático, apetitoso de visitar e que é sempre útil de conhecer. Os manequins (daquele género) estão bem presentes na minha memória. Ainda há bem pouco tempo me lembro de ver algum comércio com manequins iguais. Quem sabe se dessa marca? Apreciei especialmente as vitrinas com as bonecas em cenas do quotidiano. A salinha de aula, com o mapa, está muito engraçada.
    A minha casa está agitada, está! Ao quadrado tudo é mais intenso: a desarrumação, as correrias, tapetes todos enviesados, candeeiros tortos,etc…
    um beijinho!

    • Boa tarde!

      O museu é mesmo de se ficar derretido, eu pelo menos que sempre fui uma menina de bonecas, fiquei, mesmo nunca tendo tido uma da Käthe Kruse.
      Os manequins também não me soaram totalmente estranhos em termos do seu género, mas não sei ao certo se vi idênticos em algum local, mas é bastante provável que sim, pois certamente cá na Alemanha devem haver lojas talvez mais antigas onde os mesmos ainda povoam as montras.

      Sem dúvida alguma, como também referi, os bonecos em cenas do quotidiano foi o que gostei mais, pois é como se voltasse à infância e a fosse a imaginação das crianças a criar essas situações no seu mundo do “faz de conta”.

      Imagino que por uns dias a calma da sua casa deve ter feito umas férias, dando lugar à vivacidade e criatividade infantil, “com pilhas duracel que parece que não se esgotam”. Mas deve estar a adorar cada um desses momentos a dobrar 😉 mesmo com o cansaço que deve sentir ao fim do dia. (A minha mãe pelo menos adoraria poder usufruir bem mais desses momentos cansativos e intensos que os que tem ao longo do ano)

      Beijinho

  2. Cara “Turista”

    Um museu bastante interessante, que oferece uma coleção de bonecas magnífica!

    Eu, como muitas outras meninas, em criança, também, adorava bonecas.

    Aliás, ainda hoje gosto e, sempre que viajo, costumo trazer uma, com os trajes típicos desses locais.

    Beijinho.

    • Cara Executiva!

      Sem dúvida alguma, este é mesmo um museu muito interessante e com uma colecao de bonecas magnífica.

      Tem toda a razão, as bonecas são mesmo uma coisa de meninas, pois em geral todas as querem em crianças e muitas ainda continuam a aprecia-las quando adultas.

      Se sempre que viaja costuma levar uma para casa com os trajes típicos dos locais onde vai, talvez também tenha uma grande colecção de bonecas em sua casa.

      Beijinho

  3. Querida Turista:
    Ou o meu computador está “empancado” ou não recebi novamente o seu post diário hoje. Mas não resisto a contar-lhe a habilidade do R. Cortou o cinto de segurança do meu carro (o que prende a cadeirinha dele ) utilizando a tesoura que trazia no estojo e que leva para a escola. Razão apontada: é para fazer feitio avó. Imagine a minha aflição. Amanhã lá vou eu para a garagem!
    Mas é claro que imagino como seria gostoso os seus pais terem o netinho à beira deles. É uma enorme ventura, recheada por vezes de alguns sobressaltos.
    Beijinho.

    • Muito bom dia!

      Desta vez não houve computadores a pregar partidas. Ontem foi cá feriado, pois comemora-se a 3 de Outubro a Unificação da Alemanha.

      Mas quem lhe pregou uma enorme partida foi mesmo o R.. Imagino a sua aflição quando o viu solto no carro e com a tesoura e parte do cinto na mão. Imaginação não falta mesmo às crianças, por vezes tem-na demais.
      Por aqui o meu três palmos anda na fase de substituição dos dentes de leite pelos definitivos, e acha que por cada dente que lhe cai e deixe à Fada dos dentes, esta lhe deixa um presente. Quando deixou o primeiro dente para a fada, ela qd lhe deixou um presente (um baralho de cartas XL de actividades e com um marcador, para ele se poder entreter durante as suas viagens), deixou também algo escrito a dizer que era só pelo primeiro dente que ele receberia um presente. Mas ele não satisfeito, quis deixar-lhe um segundo dente quando este lhe caiu, acompanhado por uma “carta” em que lhe pedia mais um presente. A fada como gostou da sua carta, acabou por lhe deixar mais um presente (alias um composto, porque foi um estojo com 12 aguarelas, 2 pincéis, um copo para a agua tudo da Faber Castell, e um caderno de folhas), mas deixou também escrito numa folha que este era mesmo o ultimo presente que ele receberia. Espero que desta vez ele tenha ficado convencido.

      Beijinhos

  4. Nossa que museu interessante. Nunca pensei em ver um museu com esse tema. Perfeito para meninas. E seu dois palmos? Gostou da visita? Talvez seja divertido para eles também.
    Estou sempre vendo novidades por aqui.
    Beijinho.

    • Olá Claudia!

      Sem dúvida alguma, o museu é bastante interessante e agradou bastante não só a mim mas também aos meus acompanhantes. O meu três palmos é bastante curioso e tudo lhe desperta atenção, ainda que por vezes por um menor período de tempo do que eu gostaria (segundo ele, vê tudo muito depressa).
      Beijinhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s