Corrida pós Oktoberfest…

O Oktoberfest 2012 em Munique acabou no passado fim-de-semana, no dia 7 de Outubro.

Mas ainda não era chegada a altura de guardar os trajes tradicionais no “baú ou no guarda-fatos” até ao próximo ano.

Pois este sábado, dia 13 de Outubro houve uma corrida de trajes tradicionais no Olímpia Park em Munique e o mote era mesmo esse, correr envergando os trajes tradicionais. A corrida tinha uma extensão de 4 km, e a participação era gratuita para quem envergasse Dirndls, Lederhose, Kilts, Kimonos, Sari ou outro traje típico qualquer.

O início da corrida foi às 10:30 no Willi-Gebhardt-Ufer (na elevação da Arena de Eventos (1)). O corredor dá uma volta ao Parque Olímpico.

Nesta corrida o importante não é quanto tempo se demora a percorrer os 4 km, mas sim a comemoração  Quem quiser saber o quão rápido foi a concluir o trajecto, tem que medir o seu próprio tempo, porque a organização não o faz.

Os que gostam de participar com o intuito de obter um resultado, e eventualmente ocupar um lugar no pódio, tiveram para o efeito a maratona que ocorreu no dia seguinte, domingo dia 14,  a Maratona de Munique.

Nesta corrida de trajes tradicionais, depois de todos os corredores chegarem à linha de chegada, os participantes e espectadores podem contar com um pequeno-almoço tipico bávaro com salsicha branca, Pretzel e cerveja sem álcool, Cerveja branca – Weißbier.

As calorias perdidas durante a corrida são assim rapidamente readquiridas …

Mesmo que o objectivo desta corrida não seja obter um bom tempo ao chegar à meta, atletismo nunca foi o meu forte (antes um dos meus calcanhares de Aquiles), pelo que nunca me ocorreria participar, mas deve ser muito interessante per si assistir à mesma no parque.

Este ano, não assisti à corrida porque só tomei conhecimento da sua existência à posteriori.

Mas quem tiver interesse em participar, ou mera curiosidade em ver, aqui fica a referencia… para algo que ocorrerá certamente no próximo ano, uma semana depois do fim do Oktoberfest.

Munique ao longo do ano tem várias provas de atletismo, mas esta corrida de trajes tradicionais achei particularmente curiosa e original, e por isso não resisti a escrever um artigo sobre a mesma.

Dedico este artigo a uns grandes amigos meus, a R., a R. e o P. as que gostam de correr por prazer e que participam em algumas provas do género, mas em Portugal…

16 thoughts on “Corrida pós Oktoberfest…

    • Olá Marta!!!!

      Claro que pode ser, e eu prometo que estarei na partida e à chegada a torcer por vós.
      Recomendo é que venham uma semana antes para visitarem também o Oktoberfest, e muito mais do que a Baviera e Munique tem para oferecer.

      Beijinhos

      P.S.: Sim eu sei que subscreveste o Blog e espero que gostes do que escrevo, e que fiques cada vez mais entusiasmada para nos visitarem

  1. Cara “Turista”

    Muito interessante a corrida do dia 13/10, com os trajes tradicionais, homens, mulheres e crianças, alegraram o parque olímpico.

    O pequeno almoço, tipicamente, bávaro, é uma excelente forma de concluir o evento. Como refere, trata-se, sobretudo, de uma comemoração e, não de uma corrida, com o objetivo de medalhas e lugares no podium.

    Deve ter sido um evento bastante original e interessante, quer para quem participou no mesmo, quer para quem se limitou a assistir.

    Lamento, que só tenha tomado conhecimento do mesmo, à posteriori, caso contrário, teríamos, aqui, uma reportagem fotográfica do evento.

    Beijinho.

    • Cara Executiva,

      Eu diria que realmente Munique é muito ecletica e diversificada nos tipos de eventos que promove, e este em particular revela grande originalidade no mínimo.

      Deve ter sido realmente uma corrida muito animada e divertida e que acabou da melhor forma bávara possível, com um pequeno-almoço típico, para combinar com a maioria dos trajes tradicionais envergados.

      Tem razão, se eu tivesse tomado conhecimento à priori desta corrida e tivesse assistido à mesma, certamente publicaria aqui muitas das fotos que tirasse.

      Beijinhos

    • Acho que tanto os participantes como os que assistiram à corrida, se devem ter divertido bastante e passado uns bons momentos no sábado de manha no parque olímpico.

      Ainda há quem diga que o povo alemao é muito sério e um tanto carrancudo… como é que tal é possível com eventos assim?

      Beijinhos

  2. Querida Turista:
    Alegria só faz bem. A cara de satisfeito do pessoal que participou, não engana. Eu adoro andar a pé, a corrida também nunca foi o meu forte. Quanto aos trajes, devem ter escolhido alguns cuja roupagem não atrapalhasse, calculo.
    Beijinho.

    • Boa noite!
      A alegria só faz bem ao espírito, e atrai energia positiva. Eventos assim são saudáveis para o corpo e a alma.
      Pois, eu também não tenho resistência nenhuma para a corrida, mas já andar muito nao me incomoda nada, principalmente se o faço para explorar e visitar uma cidade ou outro local interessante😉
      Quanto aos participantes terem escolhidos trajes que fossem práticos, eu diria que sobretudo em vez de sapatos optaram pelas sapatilhas, mas a avaliar pelos músicos nas imagens que corriam com os seus pesados instrumentos de sopro, nem todos deviam estar muito práticos e confortáveis.

      Beijinhos

    • Sim, deve ter sido uma corrida bem divertida, e bem engraçado assistir à mesma.
      Se te serve de consolo (embora ache que não), eu nunca provei a salsicha branca nem tenho curiosidade de provar. Mas eu sempre fui muito mais conservadora em relação ao que como, enquanto tu sempre gostaste de experimentar as especialidades de cada região/país.
      Beijinhos

    • Bom dia Claudia!

      Tem toda a razão, aqui na Baviera, e suponho que na Alemanha em geral, qualquer motivo ou desculpa e boa para as pessoas se divertirem e festejarem, e claro sem prescindirem da cerveja.

      Beijinhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s