Lindau, dos ladrões ao descanso do soldado

Depois da avenida junto ao porto da Lindau, o passeio levou-me até ao edifício da estação principal de comboios da cidade.

O edifício histórico em art nouveau da estação ferroviária da ilha de Lindau foi construído entre os anos de 1913 e 1921, e em conjunto com os serviços de transporte fluvial teve um enorme significado para o tráfego de mercadorias. Ainda hoje, milhares de turistas chegam anualmente à ilha usando esta estação como ponto de chegada (e depois de partida).

Desta estação  as ruas levaram-me até a torre dos ladrões – Diebsturm, Malefizturm ou Stadtknechtsturm. Ao avistar esta  torre associei de imediato a sua imagem ao conto de fadas dos Irmãos Grimm, Rapunzel.

A torre foi construída no século XIV, em cerca de 1370 como o ponto mais ocidental da muralha da cidade velha. Na Idade Média, serviu como uma prisão. O telhado colorido teve a sua originem no século passado. A torre está localizada na Oberer Schrannenplatz. A torre  mantém-se muito bem preservada

Ao lado desta torre encontra-se o ultimo local que visitei na cidade, a Igreja de S. Pedro (St. Peterskirche).Foi a igreja paroquial da cidade até 1180 e foi dedicada ao santo dos pescadores.

 O único sobrevivente dos  frescos de Hans Holbein, o Velho é o “Ciclo da Paixão” de 1480 e encontra-se na parede do norte

O fresco no coro, com a Coroação é do pintor de Lindau Mathis Miller.

Desde 1928 é um memorial de Guerra.

6 thoughts on “Lindau, dos ladrões ao descanso do soldado

  1. Querida Turista:
    Linda torre,que até serviu de prisão. Não fora o seu passado até pareceria romântica, boa para inventarmos alguma história infantil, Rapunzel, conforme sugeriu.
    Beijinhos e bons passeios.

  2. Cara “Turista”

    O título do artigo da “Turista” é muito sugestivo!

    Após leitura do mesmo, concluí, que é alusivo à torre e que serviu de prisão. Trata-se de uma torre pequena e bem conservada.

    A existência da estação ferroviária se, no passado, foi muito útil para o transporte das mercadorias, no presente, permite o acesso a qualquer cidadão, para que possa visitar esta linda cidade.

    Um ótimo fim de semana!

    Beijinho.

    • Boa tarde Cara Executiva!

      Efectivamente o titulo deste meu artigo refere-se aos ladrões que eram aprisionados na Torre e aos soldados que são homenageados no memorial de Guerra em que se converteu a mais antiga igreja da ilha, a Igreja de S. Pedro.

      Uma estação ferroviária é sempre muito útil, pois permite o transporte de mercadorias e de pessoas até à ilha e ao lago, quer por motivos negociais/comércio quer de turismo ou outros.

      Beijinhos e um óptimo fim-de-semana quer para si como para a sua família

  3. Minha cara turista,ou melhor, minha cara divulgadora Turística;

    A torre é invulgar, vistosa e elegante apesar da altura ser comedida. NADA MÁ para local de castigo. O pior seriam o frio e a humidade, sobretudo no Inverno, dadas as características topográficas do local. Mas os infelizes dos soldados também sofriam e não tinham feito qualquer mal.

    Apenas serviam o seu país com dedicação, Bem mereceram o memorial ilustrado pela estátua que deve simbolizar “o soldado desconhecido”,embora aos pés tenha uma qualquer ilustração…

    À esquerda do memorial vê-se uma bela janela gótica muito ao estilo do nosso Manuelino!

    Bom fim de semana para os três.
    Beijinho

    • Boa Noite!

      A torre realmente devia ser fria e húmida (como aliás quaisquer outro edifício de pedra da época), mas também na altura em que era usada como prisão, os ladrões lá encarcerados, não seriam tratados com as mordomias que se encontram em algumas prisões actualmente.

      A ilustração a que se refere nos pés do “soldado desconhecido” é o brasão da cidade de Lindau.

      Beijinhos e um óptimo fim-de-semana

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s