Concerto do Papageno e a Flauta Mágica

No domingo passado, o programa cultural de fim-de-semana dedicado ao meu três palmos continuou.

Desta vez um programa a três, com um concerto dedicado a crianças: o Papageno e a flauta mágica no Gasteig, em Munique claro.

“Papageno, o engraçado caçador de pássaros tentou ajudar o príncipe Tamino em busca da princesa Pamina. Será que eles a vão encontrar? [Sim, claro que sim, como é condição necessária nas histórias dos contos de fadas com finais felizes]

A história encantadora de Wolfgang Amadeus Mozart para crianças e os jovens de coração, dos 6 a mais de 100 anos é executada pela Orquestra de Câmara Concierto de Munique dirigida por Carlos Domínguez-Nieto, e interpretada pelo  Puzzletheater de Munique.” (texto retirado da descrição do concerto no site do Gasteig)

Estas são algumas das páginas do libreto do concerto que adquiri à entrada antes deste começar.

A história

Aqui podem ver também os intervenientes no concerto e as funções que desempenharam.

Mas antes do concerto começar, o primeiro andar do Gasteig estava “contaminado” por  musica ao vivo, espalhada pelos corredores, perto dos elevadores, perto do bar, do guarda-roupa, que animavam e preenchiam magnificamente o ambiente. Afinal num domingo de manhã, e mais que uma sala com programa previsto a começar em breve, os músicos “andavam à solta”.

Quando os ponteiros começaram a aproximar-se das 11h, era chegada a altura de regressar às imediações da entrada da Kleine Konzertsaal (pequena sala de concertos), onde decorreria o concerto do Papageno.

Durante o concerto propriamente dito era expressamente proibido fotografar, pelo que as fotos seguintes ilustram apenas o antes deste começar e o momento dos aplausos quando terminou.

O meu três palmos apreciou o concerto, apesar de simultaneamente se referir a ele como um pouco aborrecido e que lhe provocou algum receio.

Apesar de não se ter levantado da sua cadeira, também não se manteve imóvel durante todo o tempo, mas presumo que tal seja habitual, já que as crianças em geral não param muito quietas.

O saldo foi francamente positivo. Eu achei que foi um concerto muito bem conseguido e que os intervenientes eram bastante versáteis. Fiquei particularmente surpreendida, pois os músicos por vezes também intervinham falando ou mesmo cantando.

Termino este artigo com algumas imagens extra, tiradas do interior do Gasteig. (Achei muito curioso, no rés do chão, o sapato gigante vermelho de tacão alto que servia como assento).

6 thoughts on “Concerto do Papageno e a Flauta Mágica

  1. Querida Turista:
    Que belo investimento que fez ao proporcionar este divertimento ao seu três palmos. Ainda que muito bonita a área desta ópera, a criançada não deve gostar assim muito à primeira. Mas o ouvido vai-se treinando, nunca desista. Esse aproximar dos míudos aos músicos resulta sempre bem. Na nossa Casa da Música fazem-se espectáculos muito engraçados para a miudagem. O Gasteig parece ter óptimas condições, muito actuais e convidativas. Mãe empenhada, continue sempre assim!
    Beijinho.

    • Muito bom dia!

      Pois, é tudo uma questão de aprendizagem, de habituação e treino. A área é efectivamente muito engraçada e bem humorada, pelo que capaz de cativar as crianças, até porque a obra era adaptada para as faixas etárias mais baixas. No caso do meu três palmos, acho que o que lhe desagradou foram os sons agudos dos cantores de ópera, pois nessas alturas tapava os ouvidos (daí dizer que lhe causara medo).
      Ainda não tive oportunidade de assistir a nenhum espectáculo com o meu três palmos na Casa da Musica, mas tal vai acontecer no dia 23 de Dezembro.
      O Gasteig tem instalações óptimas, as quais a minha amiga Babette e família tiveram oportunidade de espreitar brevemente quando estiveram cá em Agosto.

      Beijinhos

  2. Cara “Turista”

    Reafirmo o que escrevi, no meu comentário, ao seu artigo anterior.

    O seu tres palmos é mesmo um “felizardo”, por lhe proporcionar programas culturais ricos e diversificados.

    A Obra “Papageno e a Flauta Mágica” adaptada para crianças, deve ser uma boa forma das crianças terem contacto com obras eruditas de grandes mestres, como Mozart.

    É muito interessante, mesmo antes da peça ter começado, terem tido acesso a música ao vivo e espalhada pelo andar.

    Quando visitei Munique, não conheci o Gasteig. Caso volte a essa encantadora cidade, acredite, que não perderei a oportunidade de o fazer e, talvez, possa mesmo lá assistir, a algum concerto para adultos.

    A referencia que fez ao sapato vermelho de tacão alto, a servir como assento, despertou-me, também, a mesma vontade de lá me sentar.

    As crianças devem mesmo ter contacto com obras de arte, que apelem aos cinco sentidos, sejam elas, predominantemente, visuais, auditivas, sensoriais, ou várias, em simultaneo.

    Congratulo-a por ter esse cuidado para com o seu tres palmos.

    Beijinho.

    • Boa Noite Cara Executiva!

      Sim, talvez o meu três palmos seja um felizardo, mas acredite que mais felizarda sou eu por o ter a ele por companhia, e juntos podermos viver momentos divertidos e culturalmente enriquecedores.

      Dá-me imenso prazer poder proporcionar ao meu três palmos, programas que acredito que ele vai gostar, e apreciar, embora em alguns casos tal careca de mais tempo para ele amadurecer o gosto e o interesse por determinadas peças.

      O Gasteig é um dos locais por excelência com programas culturais de qualidade em Munique, mas não é o único, e ainda bem que assim é.

      Beijinhos

    • Muito Bom dia!

      Subscrevo em absoluto o que disse, só se pode apreciar o que se conhece, e para se gostar pode-se passar por um processo de aprendizagem e habituação prévio, em alguns casos resultado de insistir.
      Um pouco como referiu, em relação ao paladar. Eu por exemplo nao gosto de café, porque quando experimentei a primeira vez não gostei, não insisti nem voltei a tentar.

      Beijinhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s