Ludwigsburgo especialmente no Outono…

Se há alturas especiais para visitar determinados locais eu diria que em Ludwigsburg, uma dessas alturas é indiscutivelmente no Outono, ou se preferirem no tempo das abóboras.

Anualmente realiza-se em Ludwigsburgo uma Exposição/festival de abóboras no Blühendes Barock (um parque e jardim muito extenso e bonito que inclui também um jardim de contos de fadas), com muitos focos de interesse na vasta agenda de actividades.

Este ano a exposição é dedicada ao país vizinho, a Suiça, tendo como titulo “Suiça Total” e decorre entre 31 de Agosto e 4 de Novembro.

Os pontos altos da agenda são:

  • 16 de Setembro às 13:00, Domingo – Regata de Abóboras a decorrer no lago do jardim sul, na qual os barcos são feitos de abóboras ocas gigantes.

  • 29 e 30 de Setembro, Fim-de-semana – Maior sopa de abóbora da Alemanha

  • 7 de Outubro, às 13:30 – Domingo – Campeonato Alemão da abóbora mais pesada.

  • 14 de Outubro, às 13:30, Domingo – Campeonato Europeu da abóbora mais pesada.

  • 21 de Outubro às 12:00, Domingo – Festival das esculturas de abóboras, no qual são esculpidas as abóboras perdedoras (as que não ficaram nos 3 primeiros lugares do pódium) dos campeonatos nacional e europeu, perante uma assistência que depois elege as obras de arte vencedoras.

  • 27 e 28 de Outubro, a partir das 14h, fim-de-semana – Halloween em família. As crianças podem esculpir as suas abóboras com as ferramentas existentes, e as que apareçam fantasiadas, têm entrada gratuita. Há prémios para as melhores fantasias.

  • 4 de Novembro, a partir das 12:00, Domingo – encerramento do festival com o abate das abóboras vencedoras dos campeonatos. Talvez tenha a sorte de adquirir a pevide que dará origem a abóbora vencedora do próximo ano.

Esta é a planta do extenso parque barroco, que inclui vários jardins a rodearem o Palácio de Ludwigsburgo:

Este ano não assisti a este festival, mas no ano em que o fiz o tema da exposição de abóboras eram a Viagem às estrelas (com representações dos signos do Zodíaco e do sistema solar…).

Adorei sobretudo a capacidade de com abóboras de vários tamanhos, cores e formas,  e madeira conseguirem criar peças tão coloridas e originais, abordando a temática em causa.

Eis um pouco do que encontrei em exposição, em parte do vasto parque do Blühendes Barock.

  • Signos do Zodíaco

  • Sistema Solar

  • Foguetões

  • Ovni

  • Viagem à Lua da Missão Apolo

Claro que num festival desta natureza também não faltam pequenos stands onde se vende uma grande variedade de abóboras e produtos feitos com as mesmas.

7 thoughts on “Ludwigsburgo especialmente no Outono…

  1. Querida Turista:
    Fiquei informada das potencialidades da abóbora. Achei muita piada às suas fotos do ano em que assistiu, particularmente as esculturas da ” Viagem à lua”. Eu sei que existem muitas variedades de abóbora, gosto particularmente daquelas pequeninas. Algumas transformam-se em cabaçinhas. Tenho uma que parece a coroa de um pequeno rei.
    Beijinho.

    • Muito bom dia!

      A exposicao das abóboras em Ludwigsbugo, quando tomei conhecimento da mesma fiquei bastante curiosa para a visitar in loco, por revelar uma capacidade criativa e originalidade que nao me tinha ocorrido até então tendo como matéria prima as abóboras.
      Confesso-lhe que foi mais fácil satisfazer a minha curiosidade e visitar Ludwigsburgo durante este festival, do que está a ser visitar Menton, durante o seu Festival do Limão e da laranja.

      Beijinhos

  2. Cara “Turista”

    O artigo que acabei de ler, dispõe bem, é divertido e com muita imaginação. De uma simples abóbora, grande ou pequena, pode-se transformar nas mais diversas obras primas.

    Gostei imenso das excelentes fotos, que retratam esta exposição/festival, quando a visitou. A que mais gostei, foi o da representação da “Missão Apolo – Viagem à Lua”.

    Os Alemães são bastante criativos e, realmente, pelo que nos dá a conhecer pelos seus artigos, existem vários eventos muito originais, que revelam uma grande capacidade de saber viver e aproveitar bem a vida.

    Beijinho.

    • Bom dia Cara Executiva!

      O parque ficou mesmo bastante colorido, com uma cerca predominância de laranja dada a quantidade impressionante de abóboras usadas para criar tantas “obras de arte” alusivas à Viagem às estrelas.

      Concordo em absoluto, os alemães são bastante criativos, e descobrem formas bastante originais para criarem eventos interessantes. Sem dúvida que sabem aproveitar bem a vida e o seu tempo de lazer.

      Beijinhos

  3. Pingback: O Palácio Residencial… | Turista Ocasional

    • Olá Claudia!

      O festival da abóbora é mesmo engraçado, e reconheço que foi uma óptima altura para visitar a cidade.
      Não falta criatividade ao povo alemão, isso é um facto, e sabe bem como se divertir e aproveitar a vida, da melhor forma possível.

      Beijinhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s