O Palácio Favorite

Desengane-se quem pensar que Ludwigsburgo só possui um palácio digno desse nome.

Muito pelo contrário, a cidade possui três, todos cujas origens remontam ao Duque Eberhard Ludwig, embora o terceiro tenha sido convertido de um pavilhão de caça pelo Duque Karl Eugen, que os mandou erigir.

Para uma melhor noção do conjunto e da sua ordenação territorial na cidade, esta fracção do mapa citadino evidencia a localização dos 3: o Palácio Residencial, o Palácio Favorite e o Palácio de Lago Monrepos.

Do mapa destaca-se um fio condutor que parece ligar os três parques entre si, de uma forma sequencial.

O artigo de hoje debruça-se sobre este segundo palácio e parque, o Favorite, como o próprio titulo deixa antever.

“Localizado a norte do Palácio Residencial de Ludwigsburgo, o Palácio Favorite desfruta de uma posição privilegiada sobre o extenso parque Favorite. O seu magnífico Bosque foi originalmente plantado para criar  uma fazenda de faisões.

O Palácio Favorite foi construído entre 1717 e 1723 em nome do Duque Eberhard Ludwig e segundo os projectos do arquitecto da corte Donato Giuseppe Frisoni. Não pretendia ser uma residência permanente, antes servir primordialmente como contraponto visual a norte para o palácio residencial.

O Favorite foi usado para efeitos de caça e como residência de verão com vistas panorâmicas do andar principal.

Em 1748 o palácio permitiu o fundo perfeito para o fogo de artifício no casamento do Duque Karl Eugen e Elizabeth Friederike de Brandenburg-Bayreuth. Mais tarde Karl Eugen alterou a fazenda de faisões introduzindo os veados brancos no parque. O Duque Friederich II, que se tornou no primeiro rei da família Württemberg converteu o parque numa menagerie com vários tipos de veados.

Em inícios do seculo XIX, o duque, entretanto rei Friederich I de Württemberg, mandou redecorar os interiores dopalácio no estilo Neoclássico. Sob a orientação do arquitecto Nikolaus von Thouret, os quartos foram remobilados com elaborados frescos e gessos. Esses magnificos interiores mantem-se até hoje, excepto um quarto que continua a reflectir o estilo barroco do Duque Eberhard Ludwig.

No século XX o palácio foi negligenciado e entrou em decadencia. Mas entre 1972 e 1982 o palácio foi restaurado readquirindo o brilho dos seus tempos de gloria. Actualmente o palácio é conhecido em toda a Alemanha como o cenário do Nachtcafé, um popular talk show do canal publico SWR.” (texto retirado deste prospecto informativo acerca do palácio)

Anúncios

6 thoughts on “O Palácio Favorite

  1. Querida Turista:
    Muito o meu género, este Palácio Favorite. Tem uma arquitectura linda e gostei de saber como seria utilizado. Os faisões e os veados brancos destinar-se-iam às caçadas (talvez). Fora isso, tudo perfeito. Agora serão mais para comtemplação. Os ricos agora caçam de outras formas, não lhe parece? Gostei muito da cor do Palácio.
    Será que amanhã teremos o 3º Palácio?
    Beijinho e boa semana.

    • Muito bom dia!

      Pois eu também não sou nada a favor da caça desportiva. Mas tem razão, hoje as caçadas dos ricos talvez sejam outras, com efeitos mais de longo prazo e em alguns casos estruturais, e em muitos casos presas e predadores são da mesma especie, mesmo sem terem consciência disso.

      Quanto ao Palácio Favorite, tem uma arquitectura muito interessante e uma cores quentes que não passam despercebidas mesmo à distancia.

      Beijinhos

    • Muito bom dia!

      Realmente se tivesse sido deixado ao abandono e a cair em ruínas teria sido um grande desperdício de um palácio com uma arquitectura tão interessante.

      Ainda bem que foi revitalizado e que é utilizado para albergar um programa de entretenimento.

      Beijinhos

  2. Cara “Turista”

    Gostei de saber que, numa cidade, existem 3 palácios e próximos uns dos outros.

    O palácio que, hoje, a “Turista” apresenta, tem um “design” muito atraente, ornado de cor rosa e à entrada do bosque.

    Interessante as alterações sofridas durante séculos e, no presente, ao serviço de um popular “talk show”.

    Com certeza que, amanhã, nos premiará com o terceiro palácio.

    Beijinho.

    • Boa tarde cara Executiva!

      Este Palácio Favorite, é bastante diferente do Palácio Residencial, quer em termos de dimensões, da estrutura arquitectónica propriamente dita, do propósito para que foi construído e do ambiente em que está inserido.
      Mas é justamente pelas diferenças que cativa a atenção e o interesse do visitante, pelo menos foi assim comigo.

      Achei particularmente curioso actualmente ser utilizado o seu interior como cenário de um popular “talk show”, de um canal de televisão regional, suponho eu, pois nunca assisti a tal programa.

      Beijinhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s