O Mercado de Natal do Pflanzen Kölle

Já no ano transacto mencionei, entre os locais que gosto de visitar durante o período pré-natalício, com o intuito de encontrar novas decorações natalícias, o Pflanzen Kölle.

Este ano não foi diferente, e antes mesmo de anunciar e publicitar que albergava dentro das suas portas um Mercado de Natal, ainda em Outubro, o Pflanzen Kölle já estava mais do que preparado para isso.

Tal como em anos anteriores este Mercado de Natal está organizado segundo temas, e cada um apresenta estilos e tendências diferentes com apostas por vezes em cores distintas.

Este ano os temas estão associados a cidades, bastante populares por vários motivos, mas não necessariamente natalícios.

– “Weihnachtsoper in Venedig” (Opera de Natal em Veneza), no qual as cores predominantes são o vermelho, dourado e roxo, e onde não faltam, claro, as características mascaras de Veneza

– “Bergweihnacht in Zurich” (Natal de Montanha em Zurique), no qual as opostas incidem nas cores e materiais tradicionais, com o vermelho misturado com o branco, a madeira, artigos em malha e tecido com padrões do Tirol e a indispensável flor Edelweiss.

– “Eisprinzessin aus St. Petersburg” (A princesa do gelo de St. Petersburgo), aqui com as claras predominâncias de branco e azul, numa clara alusão à neve.

– “Himmlische Weihnachten in Salzburg” (Natal celestial em Salzburgo), predominando o rosa claro, o dourado e o branco, não dispensando as asas com penas nem os passarinhos.

– “Elegantes Fest in Paris” (Festa elegante em Paris), onde indiscutivelmente o dourado, o brilho, as pérolas, algum castanho destacam-se imenso na decoração.

O ultimo tema não encontrei um titulo para o mesmo, mas não tenho qualquer dificuldade em sugerir um: O Natal Neon em Londres, com a predominância de cores florescentes e intensas e um grande poster que parece tirado directamente de uma parede com grafites com a emblemática Ponte de Londres, a Tower Bridge, e alusões às cores e padrão da bandeira do Reino Unido em várias das figuras muito aristocráticas de cães.

Claro que não saí deste Mercado de Natal de mãos vazias, antes com dois passarinhos (do tema de Salzburgo) e um embrulho (deste ultimo tema londrino).

7 thoughts on “O Mercado de Natal do Pflanzen Kölle

  1. Querida Turista:
    É claro que eu, ao ler os temas, quando passei pelo de Salzburgo achei logo que a Turista não iria resistir. Já eu ficaria “pregada” no da montanha em Zurique. As fotos conseguem dar na perfeição os diversos enfeites temáticos. Parabéns pelo aumento da sua colecção! Tendo imaginação, de certeza que estas feiras são um sucesso. Por aqui é mais os enfeites das montras e as árvores dos shoppings, não fazem este tipo de mercados. Pena.
    Beijinho e uma semana feliz.

    • Muito bom dia!

      Cada vez me convenço mais que caso ainda não tenha visitado um dos Mercado de Natal típicos aqui na Alemanha, iria adorar fazê-lo, pois o tipo de artigos que predominam nestes mercados são os tradicionais e artesanais que tanto aprecia.

      Pois, realmente não resisti aos passarinhos rosa do tema de Salzburgo…

      Em Portugal não existe a tradição dos Mercados de Natal como cá, mas também se encontram festividades interessantes. Admito que o Bazar de Natal de Serralves apesar de ter alguns artigos interessantes achei-o muito pequenino e redutor. Em contrapartida onde encontrei um Mercado no Porto que me agradou no ano transacto, foi na Praça D. João I em frente ao Rivoli, também com a filosofia dos artigos artesanais e feitos à mão, e as várias “lojinhas” estavam protegidas dentro de uma tenda transparente de grandes dimensões circular.

      Beijinhos

  2. Cara “Turista”

    No passado tive oportunidade de visitar alguns dos Mercados de Natal mais conceituados, curiosamente, da Baviera.

    Uma tradição vivida com muito entusiasmo e intensidade, esta dos Mercados de Natal na Alemanha.

    Na altura, também, não resisti de adquirir algumas decorações de Natal, nas barraquinhas típicas, beber o “Gluhwein” a ferver, do qual trouxe de recordação, a caneca no qual foi servido. Adorei a experiência!

    As fotos excelentes do artigo da “Turista”, referente aos temas das cidades, aqui mencionadas, demonstram o glamour que cada uma delas representa, apelando a estilos diferentes.

    Ao contemplar as fotos do “Natal Celestial de Salzburgo”, não tive dúvidas que adquiriria de lá mais alguma decoração para a sua árvore. Os passarinhos são mesmo lindos!

    A minha preferência, recairia sobre a “Festa Elegante em Paris”.

    Beijinho

    • Cara Executiva,

      os Mercados de Natal aqui na Alemanha são mesmo vividos com muito entusiasmo e intensidade, e sente-se a alegria e o calor humano no ar, alem do cheiro a Glühwein, claro. É impossivel resistir ao encanto e a uma certa magia natalícia que os mesmos emanam.

      Pois, nao resisti mesmo aos passarinhos cor de rosa, para se empoleirarem na minha árvore e se juntarem a outros que já possuo.

      Será que a sua preferência pela “Festa Elegante em Paris”, tem a ver com o estilo requintado ou essencialmente pela predominância de dourado que sobressai na mesma?

      Beijinhos

  3. Pingback: No espírito natalício… | Turista Ocasional

  4. Pingback: Nesta época Natalícia… | Turista Ocasional

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s