Königlich Tettau e Hundertwasser uma associação de realeza

A Königlich Tettau é uma marca de porcelana premium que desde 1957 pertence ao grupo alemão Seltmann Weiden.

Já no início do século XIX, era considerada a mais fina porcelana na corte e expressão da perfeita cultura de mesa. É actualmente a mais antiga fábrica de porcelana na Baviera, fundada em 1794, com a participação do famoso naturalista Alexander von Humboldt.

Mesmo o soberano Karl August von Hardenberg (1750-1822), desde 1791 o ministro da Prússia, advogou pelo privilégio do Rei prussiano Friedrich Wilhelm II que institui a Tettau Porzellanfabrik. Os fundadores da empresa foram Georg Christian Friedmann Greiner do Mosteiro Veilsdorf perto Coburg e o comerciante de Coburg Johann Friedrich Paul Schmidt. Georg Christian Friedmann Greiner pertencia a uma extensa dinastia de porcelana da Turíngia e estava assim predestinado para essa tarefa. Ele desenvolveu os brancos puros transparentes da porcelana Tettau.

Friedensreich Hudertwasser, não precisa de muitas apresentações, depois de já ter escrito vários artigos sobre o mesmo, sobretudo por causa das suas obras arquitectónicas.

Eu aprecio bastante as suas obras nas suas diversas vertentes pelo seu colorido e originalidade de formas.

Em vários dos edifícios que visitei de Hundertwasser, fiquei sempre encantada na loja pelas peças de porcelana expostas. Mas apesar da nacionalidade deste artista ser austríaca,  a marca de porcelana de tais peças é a já citada Königlich Tettau, do município homónimo da Baviera.

As peças de Porcelana da Königlich Tettau, baseadas nas obras de Friedensreich Hudertwasser, são como expectável, simultaneamente muito coloridas e exuberantes, e extravagantes dignas da realeza dos tempos modernos.

Mas não é apenas nas lojas dos edifícios arquitectónicos de Hundertwasser que se podem encontrar algumas destas peças de porcelana. Também podem ser adquiridas online no site oficial do Museu de Hundertwasser, Kunst Haus Viena, no site alemão ars mundi, no Tischkultur Shop ou no der feine Tisch por exemplo, ou mesmo em algumas lojas da especialidade como nas galerias do grupo Karstadt.

Para ficarem a saber um pouco melhor qual o tipo de peças existentes desta associação entre a Königlich Tettau e as obras de Hundertwasser nada melhor do que mostra-las. As imagens da porcelana foram retiradas dos sites online onde as peças são vendidas.

– Miniaturas de edifícios

– Árvores

– Bule caracol, objecto caracol

– Canecas mágicas

– Serviço de café, com chávenas, leiteira, açucareiro e pratos de doce.

– Serviço de Chá ou Cappucino complementado por pratos de doce

– Serviço de café moca ou turco, com açucareiro e leiteira

Obras de Arte arquitectónicas nas quais foram baseados os temas destas chávenas:

– Serviço de pratos (marcador – “Zwiebelregenturm”, ladeiro – “Ao Tea” e de sopa – “Kopu”)

– Molheira, travessa oval e taça

 – Prato marcador

– Flutes de champanhe

– Conjunto de copos de agua com garrafa de agua

– Taças, pratos de vidro (23x23cm, 19x19cm, 15x15cm, 11x11cm)

– Castiçais – colunas que podem ser combinadas/empilhadas de diversas formas

– Vaso coluna

– Quadros, relevos de parede

8 thoughts on “Königlich Tettau e Hundertwasser uma associação de realeza

  1. Querida Turista:
    Muito linda, esta porcelana. Apreciei sobretudo o serviço de jantar, com uma decoração um pouco mais simples. Os castiçais são também muito originais.
    A porcelana alemã e a austríaca são famosas. E de facto são merecedoras.
    Um beijinho friorento.

    • Boa tarde!

      Há peças de porcelana que me dão imenso prazer apreciar e quiçá possuir. Quando a porcelana de excelente qualidade se aliam obras de artistas que eu tanto aprecio, então ainda mais.
      Quanto a mim eu estou particularmente apaixonada pelos dois quadros, quadrados com relevos, que foram as ultimas imagens que apresentei neste artigo.

      Beijinhos

  2. Bom dia, cara Turista:
    A porcelana alemã,bem como a parente austríaca são famosas na Europa.
    Após a chegada dos europeus ao Oriente,sobretudo China, onde as dinastias TANG, SONG e MING, respectivamente, já haviam atingido a perfeição, os europeus, a começar pelos italianos da Toscana, meteram mãos à obra.
    Sèvres, perto de Paris, era o auge francês na época de Luís XVI. A nossa Vista Alegre também começou a dar cartas…
    TETTAU é muito colorida e tem peças muito “sui generis”. Gostei das flutes, do Vaso Coluna, do prato marcador….Traria muita coisa!
    Beijinho

    • Boa tarde!

      Sem dúvida alguma a há porcelana alemã com imenso prestigio e reconhecimento internacional.
      A porcelana Meissen, na Saxónia perto de Dresden, de que já falei em vários artigos consecutivos, foi a primeira europeia a ser produzida com reconhecida qualidade.

      Estas peças de porcelana baseadas nas obras de Hundertwasser, são mesmo muito interessantes e vistosas, mas como a qualidade por norma está associada a preços elevados, estas peças tem o senão de serem bastante dispendiosas.

      Beijinhos

  3. Cara “Turista”

    Ao ler o título do artigo de hoje, só poderia tratar-se de uma porcelana muita rica e especial, para ser usada pela realeza.

    Tive oportunidade de ver algumas destas peças “in loco”, numa loja em Salzburgo. Com cores intensas e contrastantes, onde não faltam, também, o dourado e o prateado, com desenhos exuberantes, pelo que me foi impossível ficar indiferente. Mas, apesar de ter apreciado bastante as peças, dado serem bastante dispendiosas, acabei por não adquirir nenhuma.

    Sempre que visito um país ou região, gosto de trazer como lembrança algo que seja, simultaneamente, típico e pelo qual seja conceituado, mas sem descurar ser de qualidade, e plausível de poder colocar em minha casa.

    Beijinho.

    • Cara Executiva!

      Esta marca de porcelana é mesmo digna de ser usada pela realeza, e com toda a legitimidade para isso.

      Eu quando visito um país ou região, procuro trazer de lá mais uma decoração para a minha árvore de Natal, mas isso já e do conhecimento publico para quem leia os meus artigos, pois já citei várias vezes esse facto.

      Beijinhos

    • Olá Claudia!

      Estas peças de porcelana são mesmo autenticas obras de arte, às quais é impossível ficar indiferente, quer-se goste ou não do estilo.
      Sim, a porcelana alemã tem prestigio e fama internacional, mas reconheço que desde que vivo cá descobri muitas marcas conceituadas que ainda não conhecia.

      Beijinhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s