No inicio do Advento…

Este fim-de-semana é o primeiro dos quatro de advento que antecedem o Natal.

Com o advento começam os Mercados de Natal na Alemanha e em outros países onde os mesmos existem.

Normalmente o primeiro fim-de-semana do advento corresponde ao ultimo fim-de-semana de Novembro, mas tal não é o caso este ano, pois o primeiro sábado do advento é amanhã, 1 de Dezembro.

Os Mercados de Natal em muitas cidades começam no primeiro sábado do advento, ou no dia anterior, sexta-feira, mas a ideia de que se fizessem isso, este ano teriam menos dias afectos a estes mercados típicos, fez com que algumas cidades optassem por antecipar ainda mais o dia de inicio das festividades.

Esse foi o caso por exemplo de Munique, cujos Mercados de Natal começaram a 26 de Novembro, a passada segunda-feira, um dia pouco habitual para tal.

Dois ficheiros acerca dos Mercados de Natal no centro de Munique retirados do site oficial da cidade:

Este ano ainda não tive oportunidade de visitar nenhum dos Mercados de Natal de Munique, mas espero poder fazê-lo brevemente.

Mas com o início do advento, há algumas tradições alemães que já adoptei, e que preparei para dar as boas vindas ao primeiro fim-de-semana do advento e ao 1 de Dezembro respectivamente.

Assim para o primeiro fim-de-semana do advento já tenho a coroa ou grinalda do advento preparada, com as 4 velas correspondentes aos 4 domingos de advento, cada uma para ser acesa no seu domingo, acompanhada pela(s) do(s) domingo(s) anterior(es), quando tal se aplique.

Desta vez as decorações para a coroa são todas oriundas de um só local, o Mercado de Natal da Käfer. O intuito era que dessem mais cor e vida à coroa (a minha do ano passado tinha ficado demasiado monótona toda em rosa fucsia e muito carregada de decorações).

Já o meu calendário do advento, para o meu três palmos começar a abrir a partir do dia 1 de Dezembro, amanhã, uma caixinha por dia até à ultima no dia 24 de Dezembro, é em tudo semelhante ao do ano transacto. As únicas alterações, foi ter colado estrelas em rosa, azul ou verde, em 21 das 24 caixas, e a árvore estar habitada também por algumas corujas e  galhos brancos. Também aqui quis colocar mais cor e vida…

Mas este ano o meu três palmos pode desfrutar todos os 24 dias do Advento, de um calendário de outro género também, este ao deitar.

Tempos de Natal 2012 - Livro Calendário do advento

Bom inicio desta época de advento, e que seja repleta de alegria e cor…

Uma curiosidade extra que descobri esta semana: No sul da Alemanha, Áustria e Suiça  é atribuído ao Menino Jesus (Christkindl) a entrega das prendas de Natal, enquanto que no Norte da Alemanha essa responsabilidade é do Pai Natal (Weihnachtsmann). Talvez sejam reminiscências do sul ser mais católico cristão, que o norte…

Assim no sul do pais existem Mercados de Natal que são denominados de Christkindlmarkt (Mercado do Menino Jesus) em vez de Weihnachtsmarkt (Mercado de Natal).

6 thoughts on “No inicio do Advento…

  1. Querida Turista:
    Advento: tempo que há-de vir. Neste caso o Natal. Eu também gosto do calendário e da antecipação dessas prendinhas. O recheio é algum chocolate, suponho.
    Bons passeios por esses mercadinhos e um beijinho.

    • Boa tarde!

      Sim, as caixinhas do meu calendário do advento estão recheadas com chocolatinhos – Pais Natais, Bonecos de Neve e bolinhas da Milka. Um dos senãos destas caixinhas do calendário é que como são pequenas não cabem muitas outras coisas alem de chocolatinhos.

      Veremos se neste fim-de-semana tenho oportunidade de visitar algum Mercado de Natal… que ainda estão mais no ambiente com a neve que tem caído por estes lados.

      Beijinhos

  2. Cara “Turista”!

    A coroa da Turista ficou, realmente, com muita mais cor e menos monótona com essas peças, na qual o rosa fucsia continua presente, mas não é a cor exclusiva.

    As decorações em si são muito vistosas e bonitas, e ajustam-se bem entre si, deixando evidenciar pela diferença, a máscara típica de Veneza.

    Muito interessante e original a árvore do advento! Presumo, que o seu 3 palmos se deliciará sempre que retirar das caixas, o que cada uma lhe reserva.

    Não deixo de constatar que a Turista é muito perfecionista em tudo o que faz.

    Um otimo fim de semana.

    Beijinho.

    • Cara Executiva!

      Há sempre algo que procuro inovar em relação aos anos anteriores, para não ficar exactamente igual, e foi isso mesmo o que procurei fazer em relação tanto à coroa como ao calendario do advento.
      Gostei do resultado final obtido.
      O meu três palmos, que me ajudou a colar as estrelas nas caixinhas, desde que viu o calendário pronto, que me pergunta quando é que é o dia em que poderá abrir a primeira caixinha. Actualmente está todo contente, porque quando me perguntou hoje eu respondi que seria já amanha.

      Um bom fim-de-semana para si também.

      Beijinho

  3. Turista,

    Você me contagia com seu carinho pelo Natal. Ando tão agitada ultimamente, com tantos afazeres que confesso ainda nem ter começado a pensar na data. Preciso entrar no clima com urgência. Seu filho é um menino de sorte. Tudo tão cuidado e preparado com amor. Ele deve vibrar nessa época.
    Parabéns.
    Claudia

    • Olá Claudia!

      Eu vivo mesmo intensamente esta época natalícia, e as decorações para sintonizar a casa nesse espírito, bem como as tradições são partes também importantes para mim nesse processo.

      Sem dúvida alguma que o meu três palmos foi “contaminado” por mim, e delira bastante com tudo relacionado com esta quadra do ano também.

      Beijinhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s