Tübingen ChocolART

Tübingen é uma cidade tradicionalmente universitária no centro do estado de Baden-Württemberg. Situada a cerca de 30km a sul da capital do estado, Estugarda, num cume entre os rios Neckar e Ammer. Dista cerca de 255km de Munique.

Localizacao de Tübingen - ChocolArt

O meu objectivo inicial era visitar um Mercado de Natal na Alemanha que ainda não conhecesse, que fosse interessante e tivesse muito para descobrir, mas que simultaneamente ficasse a uma distancia de Munique passível de poder ir e regressar no mesmo dia.

A escolha tinha recaído no Mercado de Natal de Estugarda, e reunia bastante consenso. No entanto recentemente, numa revista mensal de que sou assinante, um pequeno artigo fazia referencia ao ChocolART – Festival de Chocolate de Tübingen, o maior festival de chocolate na Alemanha, a decorrer entre 4 e 9 de Dezembro.

Ainda pensei que se tivesse todo o fim-de-semana poderia conciliar os dois dada a proximidade de Tübingen e Estugarda, mas como só poderia dispor do domingo para o efeito, tive que optar apenas por um. Não foi muito difícil a escolha, admito, e o destino foi a cidade Universitária de Tübingen.

Mesmo que o objectivo principal não fosse explorar o centro histórico da cidade com todas as suas atracções turísticas (isso ficará para outra oportunidade), ter um mapa com o centro da cidade é sempre imprescindível. Este foi o que encontrei na Internet que mais me agradou.

Mapa cidade de Tübingen

Em alguns locais estrategicamente seleccionados, podia-se ver um cartaz, talvez tamanho A3, com um mapa que identificava as principais atracções deste festival.

Tübingen ChocolArt - Mapa com as principais atracoes do festival

A visita a este festival de chocolate, não poderia ter começado melhor, atendendo às temperaturas que se faziam sentir, cerca de – 2°C, com um chocolate quente e natas por cima.

Tübingen ChocolArt - Chocolate quente

As tendinhas como expectável, para quem goste de chocolate, são todas uma grande tentação para os sentidos. Apetece provar de tudo e/ou comprar caixas e caixinhas e trazer para casa.

Tübingen ChocolArt - algumas tendinhas 1

A Schokoladen­manufaktur Schell possuia mesmo uma tendinha que vendia temperos com chocolate como sal (Salz) e molho (Senf).

Tübingen ChocolArt - Schell

Algo que comprei, pois já tinha ficado com vontade disso quando visitei o site deste festival, foram as trufas-pralinés de cereja – Tübinger Kirschle (da Madlon Confiserie). Talvez não tão famosas quanto a Torta de Cereja da Floresta Negra (Schwarzwälder Kirschtorte) que supostamente é oriunda da Floresta Negra, neste estado alemão.

Tübingen ChocolArt - Tübinger Kirschle

Mas quem precise de um anti-stress, a Madlon Confiserie, também possui um praliné que serve justamente esse propósito, e possui igualmente a Elisa, a fada do chocolate.

Tübingen ChocolArt - Madlon Confiserie

Especiarias, baunilha, fruta, massapão, etc muito se pode conjugar com o chocolate. Tendas com marcas de renome como a Lauenstein, a Ritter Sport, a Art of Chocolate entre outras que desconhecia por completo, a diversidade é enorme neste festival.

Tübingen ChocolArt - algumas tendinhas 2

Tübingen ChocolArt - algumas tendinhas 3

O stand com pintura livre com cacau prende atenção de todos os que por lá passaram, e eu não fui excepção. Motivos não faltavam para isso. A oferta era do Atelier Dorte’s Marzipan-Atelier & Espresso-Bar.

Tübingen ChocolArt - pintura com chocolate

A Praça do Mercado – Marktplatz, onde fica a Rathaus (Câmara Municipal) é indiscutivelmente o centro deste Festival de chocolate.

Nela encontrava-se a tenda chocolateRoom, onde há produção ao vivo de bolos de chocolate artísticos e exposição dos mesmos.

Tübingen ChocolArt - bolos de chocolate artisticos 1

Tübingen ChocolArt - bolos de chocolate artisticos 2

Ainda na Marktplatz, algo que também despertou a minha curiosidade foi a “Bière saveur chocolat” uma cerveja de chocolate francesa. (Ao procurar um site da mesma na internet acabei foi por descobrir que a Sagres também já se lembrou disso, e possui a Sagres Preta Chocolate, que eu desconhecia de todo)

Tübingen ChocolArt - Marketplatz com a Rathaus e a cerveja de chocolateA Câmara Municipal é mesmo muito bonita com as suas fachadas todas pintadas. Apesar de não estar a visitar a cidade com o intuito de conhecer as suas principais atracções turísticas, era impossível ficar indiferente na presença de tal edifício.

Tübingen ChocolArt - Marketplatz com a Rathaus

A Bären Company, loja de gomas, também participou neste festival e sempre com propostas originais em termos de apresentação, desperta o interesse de quem a visita. Bolos, pizzas, canecas, as propostas são variadas.

Tübingen ChocolArt - Bären Company

Neste Festival também não faltaram as ferramentas de chocolate, como tinha já visto nos Mercados de Natal de Munique.

Tübingen ChocolArt - ferramentas de chocolate e um pouco mais

A visita a este festival de chocolate terminou regressando à Marktplatz, para vislumbrar a praça a ser iluminada. Esta iluminação na praça proporciona as principais fotos publicitárias ao evento.

Tübingen ChocolArt - ao anoitecer na Marktplatz

E a brochura do evento ilustra isso mesmo.

Tübingen ChocolArt - brochura

9 thoughts on “Tübingen ChocolART

  1. Querida Turista:
    Foi uma bela opção. O chocolate é bom de toda a maneira e feitio. Até na cerveja! Não é que já tenha provado: apenas exercício mental. E não há mesmo dúvida é que contribui para o bom humor.
    A Cãmara é muito bonita e as casinhas do centro igualmente. No mercado fiquei intrigada com o nome de uma lojinha: Contigo.
    Falta dizer se a Turista não resistiu e comprou alguma das propostas.
    Beijinhos.

  2. Cara “Turista”

    Ao ler o seu artigo, acompanhado de excelentes fotos, é impossível não ficar com vontade de comer chocolate! Esta guloseima agrada a todas as pessoas, independentemente, da sua faixa etária.

    Muito interessante um Festival de chocolate, com as mais diversas tendinhas, ao ar livre, no qual o chocolate é o ingrediente principal. No ar, a atmosfera deve ser mágica e deliciosa!

    Em Óbidos, também, existe um festival internacional de chocolate, mas, confesso que, apesar de ser muito publicitado, concorrido, mágico e recheado de focos de interesse, nunca lá fui.

    A tenda de “chocolateRoom”, com bolos artístico e produção ao vivo é, indiscutivelmente, uma paragem obrigatória, digna de contemplação. Os bolos são lindos!

    Apesar de ser muito contida a comer chocolate, perante tanta oferta, não resistiria deixar de adquirir algo e, tal como a Turista, a minha preferência recairia nas “trufas-pralinés de cereja”.

    Beijinho.

    • Boa Tarde Executiva!

      Este Festival é mesmo irresistível, o que não gostei tanto foi do vento e frio que senti, mesmo bastante agasalhada.

      Eu gostaria de visitar o Festival de Chocolate de Óbidos mas ainda não se proporcionou essa oportunidade.

      Quanto às minhas preferências em termos de chocolate, essas estão intimamente ligadas ao chocolate negro pois é o que mais aprecio.

      Beijinho

  3. Pingback: Nesta época Natalícia… | Turista Ocasional

  4. Ah. Com esse post não resisti e fui correndo procurar um chocolate pela casa. Que tentação!
    Aqui no Brasil, tem uma cidade no Rio Grande do Sul chamada de Gramada que é conhecida por ter inúmeras fábricas de chocolate. Na época do Natal e Páscoa a cidade fica lotada e os chocolates são parte da festa.
    Beijo
    Claudia

    • Ola Claudia!

      Pois este festival e irresistivel para quem gosta de chocolate. No minimo fica-se logo com vontade de comer algum.
      Desconhecia que houvesse uma cidade no Brasil particularmente prodiga em fabricas de chocolates…
      No Brasil chocolates associo invariavelmente a marca Garoto.

      Beijinhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s