Oceanário de Lisboa

Construído em Lisboa, no âmbito da EXPO 98 (ultima exposição internacional do séc. XX, com o tema “Os oceanos, um património para o futuro”), o Oceanário permanece  no Parque das Nações como um dos principais atractivos do local.

No Parque da Nacoes

Como o meu três palmos não tinha a mínima noção das opções existentes e do que gostaria de visitar em Lisboa, decidi por ele, com a expectativa que ele apreciasse  descobrir o Oceanário, tal como eu gostei quando o fiz pela primeira vez, durante a referida EXPO 98.

Oceanário - exterior do edifício

Os esquemas das plantas seguintes, retiradas do site do oceanário pretendem mostrar um pouco, na falta de uma planta elucidativa das diversas áreas que o compõem, como este é constituído, em que a azul estão as zonas aquáticas, onde se encontram os mais de 7.000 m³ de água salgada dividida por 30 aquários, incluindo o aquário central com cerca de 1000 m² e 5.000 m³.

Edifício – Piso Expositivo 1 – terrestre (site do Oceanário)

Edifício – Piso expositivo 0 – subaquático (site do Oceanário)

O meu três palmos adorou visitar o Oceanário, disso não fiquei com a mínima dúvida.

Mas admito que esperava que ele quisesse despender mais tempo a fazê-lo, ao invés de quase literalmente correr pelos vários corredores, a dizer que já tinha visto o que os mesmos continham, sempre a querer visitar a próxima área.

A principal consequência desse facto, é que me impediu de rever o Oceanário com a calma e atenção que gostaria… e as fotos que tirei ficaram sem a respectiva legenda.

Assim, as fotos seguintes, carecem de alguns dados informativos acerca do que se referem concretamente.

No gigantesco aquário central coabitam cerca de 100 espécies diferentes, oriundas de vários recantos do oceano, representando o oceano global e pretendendo mostrar que todos os oceanos estão ligados.

Este pode ser apreciado através de 4 janelas enormes principais, mas também de várias outras mais pequenas. Estas ultimas permitem mostrar alguns ecossistemas e/ou pormenores do que se passa no momento junto às janelas acrílicas.

O azul predomina em absoluto, mas a espessura das janelas dificulta a captação de imagens nítidas, pelo menos com a minha máquina fotográfica que não é profissional.

Oceanário - aquário central 1

Oceanário - aquário central 2

Oceanário - aquário central 3

Espaços Informativos

Oceanário - espacos informativos tubaroes corais e muito mais

No primeiro andar, o terrestre, são representados nos cantos, os habitats típicos dos quatro oceanos à superfície.

Oceano Atlântico

Oceanário - Oceano Atlantico

Oceano AntárcticoOceanário - Oceano Antárctico

Oceano Pacífico

Oceanário - Oceano Pacífico

Lamentavelmente não possuo qualquer registo fotográfico relativo ao Oceano Indico, pois passei por ele literalmente a correr para reencontrar o meu três palmos, que se ausentou de mim sem qualquer aviso prévio.

Expositores com pequenos repteis, em seus habitats verdejantes e tropicais, também despertam o interesse de quem por lá passa. Pode ser um desafio encontrar os pequenos habitantes que lá residem, e que passam despercebidos ao olhar mais desatento.

Oceanário - expositores com pequenos repteis 1Oceanário - expositores com pequenos repteis 3Oceanário - expositores com pequenos repteis 2

Pelas janelas laterais do aquário central, já no piso subaquático, nas áreas com reentrâncias que sobressaem da área central, correspondentes a cada um dos oceanos já vislumbrados à superfície do piso terrestre, vislumbram-se algumas das suas especificidades.

Oceanário - aquário central - janela lateral 1 Oceanário - aquários laterais 2

Oceanário - aquário central - janela lateral 4

Oceanário - aquário central - janela lateral 5

Oceanário - aquário central - janela lateral 6

Além do aquário central, não faltam aquários de menores dimensões espalhados pelo espaço e organizados segundo as especificidades dos ecossistemas respectivos dos oceanos que representam.

Oceanário - aquário lateral 1

Oceanário - aquário central - janela lateral 3

Oceanário - aquário lateral 3

Oceanário - aquário lateral 4

Oceanário - aquários laterais 5

Oceanário - aquário lateral 6

Oceanário - aquário lateral 7

Oceanário - aquários laterais 8

Oceanário - aquário lateral 9

Já na área exterior do Oceanário, à saída,  encontrava-se uma exposição subordinada ao tema “Keep the oceans clean!!“, ou seja, sensibilizando para que se mantenham os oceanos limpos.

Oceanário - Keep the oceans clean - placar

A exposição é deveras criativa, e usa como matérias primas das obras expostas, lixo encontrado nos oceanos.

Oceanário - Keep the oceans clean - exposicao

2 thoughts on “Oceanário de Lisboa

  1. Cara “Turista!

    Quando visitei, pela primeira vez, o “Pavilhão do Oceanário”, foi aquando da EXPO em 98, num dia, excessivamente, quente. A sua arquitetura fez-me lembrar um porta-aviões.

    Gostei imenso de o conhecer pela diversidade de espécies marinhas e, sempre que me desloco a Lisboa, é um local de paragem obrigatória.

    As excelentes fotos traduzem a maravilha deste enorme aquário, mais visitado em Portugal.

    Beijinho.

    • Bom dia Cara Executiva!

      O Oceanário é mesmo um dos locais muito interessantes para visitar em Lisboa.
      Como referi, a primeira vez que o visitei também foi aquando da Expo 98, e por coincidência quando o fiz estava um dia bastante quente, o que não foi encarado de forma muito positiva porque tive que aguardar imenso tempo nas longas filas exposta ao sol. Nessa altura os meus fieis amigos foram mesmo o protector solar e a agua.

      Talvez tenhamos visitado a Expo na mesma altura, quem sabe.

      Beijinho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s