Na confluência de três rios

Passau é uma cidade no sudeste da Alemanha, que pertence ao estado da Baviera e que se encontra próxima da fronteira com a Áustria. Dista cerca de 191 km da capital da Baviera, Munique, quando se opta pelo percurso com maior cobertura por autoestrada, e que equivale a 2h11 segundo o site da Via Michelin.

Passau - Localizacao relativa da cidade

Mas o que melhor define esta cidade, é a mesma ficar localizada na confluência de três rios, o Inn, o Danúbio e o Ilz.

Passau - cidade de tres rios

O Rio Inn, tem a sua origem nos Alpes suíços, a oeste de St. Moritz, na região de Engadin. Atravessa a Suíça, a Áustria e a Alemanha e tem 517 km de extensão. Durante a parte final do seu leito, serve como fronteira entre a Áustria e a Alemanha. É na cidade de Passau que desagua no Danúbio. Apesar do Inn possuir um maior fluxo médio que o Danúbio quando confluem, e a sua bacia hidrográfica conter o Piz Bernina  (montanha mais alta dos Alpes orientais com 4049 m de altitude), também o ponto mais alto da bacia do Danúbio, o Inn é considerado um afluente do Danúbio, que tem um comprimento maior, drena uma área de superfície maior, e tem um fluxo mais consistente.

O Rio Danúbio, é o segundo maior rio da Europa, depois do rio russo Volga. Classificado como uma via navegável internacional (2488km do rio são navegáveis), é originário na cidade de Donaueschingen, na Floresta Negra, Alemanha, na confluência dos rios Brigach e Breg. O Danúbio, possui 2857 km de extensão, e desde a sua nascente flui para sudeste, passando por quatro capitais da Europa Central (Viena, Budapeste, Belgrado, e Bucareste via rio Dâmbovița, que desagua no rio Argeș seu afluente) antes de desaguar no Mar Negro através do delta do Danúbio, na Roménia e Ucrânia. O rio passa por ou toca as fronteiras de dez países: Roménia (29,0% da área da bacia), a Hungria (11,6%), Sérvia (10,2%), Áustria (10,0%), Alemanha (7,0%), Eslováquia (5,9%), Bulgária (5,9%), Croácia (4,4%), Ucrânia (3,8%) e Moldávia (1,6%). A bacia de drenagem estende-se para mais nove países (Bósnia e Herzegovina, República Checa, Eslovénia, Montenegro, Suiça, Itália, Polónia, Republica da Macedónia e Albânia).

O Rio Ilz, muitas vezes referido como “a pérola negra” – tem a sua fonte nas duas montanhas da Baviera Rachel e Lusen que estão perto da fronteira da Boémia. Possui uma extensão de 65 km, abrangendo uma diferença de altitude de 1.000 metros, desde a sua fonte até onde se junta ao rio Danúbio, em Passau. Sua área de influência é de aproximadamente 850 km². Devido ao seu leito de granito duro, a água do Ilz é muito macia, contendo quantidades muito baixas de cálcio.

Este é o mapa de Passau com as principais atracções turísticas assinaladas, retirado do site oficial da cidade.

Passau - mapa turistico

De um ponto sobranceiro à cidade pode-se vislumbrar uma paisagem efectivamente magnifica, tendo o curso dos rios um grande protagonismo.

Passau - paisagem panoramica

Percorrer o Danúbio, fazendo um cruzeiro pode ser uma das formas de passar por esta cidade. E se optar por um cruzeiro, porque não viajar no Kristallschiff Donau e tornar a viagem ainda mais memorável. Encontrei-o ancorado em Passau quando visitei a cidade.

Kristallshiff Donau é um barco da MS Donau que em 2006/2007 foi reconstruído em Linz, renovado e decorado, em grande medida, com vários milhões de pedras de cristal da Swarovski. Após a sua conclusão, o “cristal flutuante” foi baptizado a 07 de Maio de 2007, em Passau com nome de “Barco de Cristal do Danúbio”. Possui uma capacidade máxima para 600 pessoas e o porto base é Passau.

Passau - Kristallshiff

Desde então, foram criados outros barcos de cristal, como o Kristallkönigin (Rainha de Cristal – capacidade 600 pessoas, porto base Regensburgo) e o Kristallprinzessin (Princesa de Cristal – capacidade 300 pessoas, porto base Regensburgo).

Caso queiram realizar uma viagem num destes barcos, podem obter informações aqui:

Donauschiffahrt Wurm & Köck
Höllgasse 26
94032 Passau
Tel. 0851/929292
Fax 0851/35518

A cobertura do Danúbio por esta companhia de navegação é entre Regensburgo e Viena, e aqui encontram o catálogo com o programa das viagens possíveis.

Passau - viagem de barco - cobertura de navegacao

No artigo seguinte começarei a explorar a cidade em si…

2 thoughts on “Na confluência de três rios

  1. Querida Turista:
    Ainda há pouco assisti a um belo documentário no canal Arte exactamente sobre este feliz encontro de três rios e a cidade de Passau. É pois uma feliz coincidência. Quanto aos barcos, deve ser bem romântico poder passear num deles. Mas se puder ser no de Swarovski, melhor ainda. Amanhã espero então pela visita à cidade.
    Um beijinho.

    • Bom dia!

      Realmente uma feliz coincidência ter assistido a um documentário justamente sobre o encontro destes três rios e Passau. Um passeio de barco pelo Danúbio, quiçá entre Passau e Linz, já na Áustria, num barco com cristais da Swarovski, deve ser bastante idílico, e deslumbrante.

      Beijinho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s