Normandia – Ponta du Hoc

Ponta du Hoc foi o ultimo dos locais, que o meu marido visitou na Normandia, ligado ao dia D, 6 de Junho de 1944.

Ponta du Hoc - placa sinalizadora e informativa

“Localizada poucos quilómetros a leste do pequeno porto de pesca de Grandcamp, onde as falésias formam um promontório que se eleva 30 metros acima de uma praia estreita de calhaus. Neste local particularmente favorável, os alemães construíram uma bateria de artilharia pesada capaz de arrecadar uma grande extensão de costa. Ela representava uma grande ameaça para as duas praias onde as tropas americanas iam desembarcar: a oeste a praia de Utah, e a leste a de Omaha.

Ponta du Hoc - placa com mapa em alto relevo

Ponta du Hoc - Layout Top Secret

Conscientes do perigo representado pelas armas na Ponta du Hoc, os estrategistas aliados resolveram destruir a posição. Embora os bombardeios aéreos tivessem aumentado ao longo das semanas que antecederam o dia D, ninguém estava certo se a  bateria tinha sido neutralizada. Como medida de precaução, foi tomada a decisão de atacar a posição na madrugada do dia D, enviando um comando por mar para escalar o penhasco usando cordas e escadas.

Esta perigosa missão foi confiada ao Segundo Batalhão de Rangers, sob o comando do Coronel James E. Rudder. Levados para a praia em barcaças, os homens das Companhias D, E e F conseguiram a incrível façanha de alcançar a falésia em questão de minutos, apesar da face da rocha escorregadia, das cordas encharcadas com água do mar e de terem sido alvo de tiroteio dos defensores. No topo, no que se assemelhava a uma paisagem lunar, cheia de marcas de crateras, seguiu-se uma luta feroz que resultou na perda de mais vidas do que durante a própria subida.

Ponta du Hoc - aproximacao à praia 1

Ponta du Hoc - aproximacao à praia 2

A maior surpresa estava reservada para os Rangers quando descobriram que enormes vigas de madeira foram substituídas por armas de fogo. Para se manterem seguros, os últimos foram retirados da sua posição em Abril e mudaram-se para o interior.

Ponta du Hoc - Uma especie de bunker protector

Ponta du Hoc - Uma especie de bunker protector - pelo interior

Eles foram descobertos por uma patrulha americana, que os colocou fora de acção ao sabotar as suas culatras com explosivos.
Os homens do Coronel Rudder tiveram a seguir que suportar muitas horas terríveis. Cercados na Ponta du Hoc sem quaisquer reforços, e submetidos aos contra-ataques alemães de todos os lados, só foram aliviados a 08 de Junho, cerca do meio-dia, pelo avanço das tropas de Omaha. Dos 225 Rangers que embarcaram nesta insana aventura, apenas 90 ainda eram capazes de lutar, e cerca de 80 dos seus companheiros perderam as vidas neste cantinho da Normandia.” (texto traduzido e adaptado daqui)

Ponta du Hoc - proteccao à praia 1

No fim do dia ainda houve tempo para descer de altitude e visitar a praia designada pelo código de Omaha, e apreciar o memorial dedicado aos bravos soldados que aí desembarcaram.

Praia de Omaha

Para saberem todos os pormenores sobre o dia D e a Batalha da Normandia, o site ideal a visitarem é o Normandie Mémoire.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s