Praga… capital da Boémia e da República Checa

Praga, capital da  República Checa e da Boémia central, é um destino clássico de férias na Europa, e com diversos motivos para isso. A cidade possui uma arquitectura riquíssima, tesouros artísticos e culturais, e um charme único. Por esses motivos e certamente mais alguns, é apelidada por muitos de  “Paris da Europa Oriental”.

Localizada ao longo das margens do rio Vltava, e rodeada por colinas. Desde tempos ancestrais é um local de fusão de grupos étnicos, que combinam elementos checos, com judeus e alemães, e que permitiram o desenvolvimento de movimentos religiosos,  troca e comércio, e industria graças à sua posição geográfica estratégica nas rotas de comunicação entre a Europa central e a oriental, e entre o norte e o sul, das vastas áreas germânica e eslava.

O mapa seguinte ilustra um pouco do que se pode encontrar no centro da cidade.

Como em muitas outras cidades, há determinados locais que são imagens de marca de Praga. Um deles é indiscutivelmente o Relógio Astronómico da Antiga Câmara Municipal, no centro histórico da cidade.

A história do edifício da antiga Câmara Municipal começou no século XII, e desde então passou por períodos de extensão, danos, destruição e reconstrução. A parte central do edifício original foi construída em 1338 e a torre foi adicionada em 1364. O edifício foi seriamente danificado no fim da Segunda Guerra Mundial. A câmara do conselho mantém o carácter gótico que é originário da segunda metade do século XV. O enorme salão de reuniões possui pinturas de Václav Brožík (Jiří z Poděbrad eleito rei da Boémia, Jan Hus perante o conselho de Constança). Do cimo da torre com 69m  de altura tem-se uma vista privilegiada sobre as imediações na cidade.

Praga - relógio Astronómico da Camara Municipal

O relógio foi construído pelo mestre Mikuláš de Kadan e foi montado na parte de inferior da torre da Câmara Municipal, no início do século XV. Em fins do século o mestre Hanuš ficou responsável pela sua reconstrução e na segunda metade do século XVI foi aperfeiçoado e  expandido por J. Táborský. Toda a hora a encantadora procissão de apóstolos aparece com as suas eloquentes alegorias, o que atrai a atenção de turistas e visitantes que por lá passem.

O horário de abertura da Câmara e da torre a visitas assim como o preço de entrada podem encontrar aqui.

O edifício da Antiga Câmara Municipal fica na Praça da Cidade Velha (Staroměstské náměstí). Esta, localizada entre a Praça Venceslau (Václavské náměstíe a Ponte Carlos (Karlův most), é onde o coração palpitante de Praga se encontra. Nesta enorme praça coexistem diversos estilos arquitectónicos e monumentos, representando a própria essência da cidade.

Ao longo dos tempos foi palco de imensos eventos quer felizes como trágicos que marcaram a longa história da cidade.

Praga - Praca da cidade Velha

As duas torres pontiagudas que se destacam por trás de um dos edifícios da praça são da Igreja de Nossa Senhora de Týn (do século XIV).

Esta igreja foi erguida no local de uma igreja romanesca prévia, na segunda metade do século XIV, e o coro foi completado no fim desse século. A fachada com toda a sua austeridade e magnificência gótica foi concluída na segunda metade do século XV, a pedido de Jiří z Poděbrad (rei da Boémia entre 1458–1471). O tímpano contem a estátua de Nossa Senhora, e a fachada é dominada pelas duas torres campanários  com 80 m de altura.

Depois de sair da Praça da Cidade Velha, o percurso seguiu em direcção à Ponte Carlos (Karlův most). Durante o mesmo não faltaram edifícios de vários estilos, igrejas e pormenores que mereceram a minha atenção.

Praga - pelas ruas do centro histórico da cidade 1

Praga - pelas ruas do centro histórico da cidade 2

E no artigo seguinte, a visita a Praga continua com outro dos maiores ex libris da cidade, a Ponte Carlos.

4 thoughts on “Praga… capital da Boémia e da República Checa

  1. Querida Turista:
    Bela maneira de eu poder recordar Praga, lendo os seus bem documentados relatos. E fico ansiosa pelo de amanhã. O relógio astronómico foi elegantemente fotografado e são vísiveis todos os pormenores, parabéns à fotógrafa. E um beijinho.

    • Bom dia!

      Praga é mesmo uma cidade encantadora, à qual apetece sempre voltar e recordar.
      Obrigada pelo elogio quanto às fotografias. Fotografar locais tão bonitos e pormenores tão requintados, ajudam imenso para que as fotografias fiquem bem😉
      Beijinho

  2. Cara “Turista”

    A narração pormenorizada do artigo da “Turista”, as elucidativas fotos, sobre a cidade de Praga, fizeram-me recuar há alguns anos atrás.

    Quando a conheci, pela primeira vez, a minha primeira impressão foi, que se tratava de uma cidade saída de um conto de fadas. Fiquei de imediato fascinada com tanto encanto.

    A Câmara da Cidade Velha, com o Relógio Astronómico e, tal como a “Turista” tão bem descreveu, tornou-se numa paragem obrigatória, a fim de assistir à procissão dos apóstolos. Adorei!

    Praga passou-me a mensagem de uma cidade com um ambiente romântico e tranquilo!

    Um ótimo fim de semana.

    Beijinho.

    • Bom dia Executiva!

      A cidade de Praga é mesmo encantadora e em muitos aspectos bastante imperial e sumptuosa.
      Avivar boas recordações é sempre algo agradável, espero ter conseguido faze-lo, no seu caso, com este artigo.

      Beijinho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s