À descoberta do Castelo de Praga…

Na área do Castelo de Praga, tudo parece bastante imponente, combinando na perfeição com a sua localização sobranceira na cidade.

Praga - mapa com a area do castelo

O Castelo de Praga, fundado no ano de 870, é um dos maiores do mundo, e foi assento dos reis checos durante séculos, sendo actualmente o assento do Presidente da República Checa. É indiscutivelmente a principal atracção turística da cidade.

“Desde a sua fundação o castelo desenvolveu-se de forma ininterrupta ao longo dos últimos 11 séculos. É um complexo monumental de edifícios de fortificação, eclesiásticos, residenciais e de escritórios que representam todos períodos e estilos arquitectónicos, em torno de três pátios do castelo e que abrange 45 hectares.

Praga - parte do complexo do castelo

A Catedral de São Vito, São Venceslau e São Adalberto é uma catedral gótica, símbolo espiritual do estado checo, e foi fundada no ano de 1344 por Jan Lucembursky (João de Luxemburgo) e seus filhos, Karel (Carlos) e Jindrich Jan (Joao Henrique) no lugar da  rotunda românica original. A construção procedeu de acordo com os planos de Matthias de Arras (até 1352), e em seguida de Petr Parler (1356-1399). O período de construção foi prolongado durante cerca de 600 anos e a sua conclusão decorreu em 1929. Decorada com preciosas obras de arte que abrange a Capela de São Venceslau e a cripta com túmulos dos Reis da Boémia. As jóias de coroação também estão aqui depositadas.” (texto adaptado, traduzido, e retirado daqui)

Praga - Catedral de S Vito

A Basílica de S. Jorge (Bazilika svatého Jiří), é um edifício Romanesco com uma fachada  barroca do século XVII, localizada do lado oposto ao abside da catedral. A basílica é um dos melhores exemplos da arquitectura romanesca na Boémia. Dominada pelas trres gémeas foi fundada pelo Principe Vratislav entre 915 e 921 e foi reconstruida várias vezes depois de respectivos episódios de destruição. A capela de S João Nepemuceno foi adicionada no século XVIII. É a mais antiga igreja dentro do complexo do castelo.

Praga - Basílica de S Jorge

A Ruela D’Ouro (Zlatá Ulicka) é uma rua antiga dentro do complexo do Castelo de Praga.
Data do século XV, é alinhada com 11 casas históricas e tem uma beleza e  singularidade de mundo antigo acerca disso.

Dentro das casas, as cenas de época foram criadas mostrando a vida dos artesãos que outrora lá trabalharam, comeram, beberam e dormiram.

No nível superior das casas são exibidos arsenais medievais e têxteis.

A Ruela d’Ouro foi criada quando um novo muro exterior foi adicionado ao complexo do castelo românico existente. Ela era originalmente conhecida como Zlatnická Ulicka (Ruela dos ourives), devido aos muitos ourives que residiam aqui, alguns deles mais alquimistas que ourives.

Nos seus primeiros anos a Ruela d’Ouro consistiu em habitações menores, mas eventualmente, cairam em desuso, e gradualmente foram substituídas pelas casas que permanecem actualmente.

Um dos habitantes de outrora desta rua foi Franz Kafka, que viveu na casa com o numero 22, entre 1916 e 1917.

Praga - Golden Lane - Ruela D Ouro

 

Depois de percorrer esta rua tão característica, e antes de começar o percurso descendente, deixando para trás o complexo do castelo, ainda me pude deslumbrar um pouco mais com a paisagem panorâmica privilegiada sobre a cidade de Praga.

Praga - a cidade avistada do complexo do castelo

Foi pelo portão leste da fortificação do castelo, onde se encontra a Torre Negra que saí do complexo do castelo. Esta torre foi construída em 1135, sendo assim um dos edifícios mais antigos existentes na cidade.

A sua denominação de “Torre Negra” deveu-se a um grande incêndio do Castelo de Praga, em 1541 depois do qual, as suas paredes permaneceram negras por um longo  período de tempo.

No entanto a torre no século XIV foi chamada de “Ouro”, na era do imperador Carlos IV devido ao seu tecto, que foi coberto com placas douradas de chumbo.

A Torre pertence à área da Casa do Supremo Burgrave (conde governador do castelo), e é nesta casa que actualmente se encontra o Museu do Brinquedo considerado o segundo maior do mundo 

A Torre Negra foi usada principalmente como uma prisão (tal como o eram a maioria das torres do Castelo de Praga), pelo que muitas inscrições escritas por prisioneiros ainda podem ser visto nas paredes da torre. A maioria delas são do século XVI.

Durante a revolução, em 1848, a artilharia da monarquia dos Habsburgo cannonaded Praga a partir de um lugar pela Torre Negra.

O depositário das descobertas arqueológicas do Castelo de Praga é mantido nesta Torre.

Praga  - Torre Negra

 

E assim terminou a minha visita à descoberta do castelo de Praga. Muito ficou por explorar e por aqui referir…

Advertisements

12 thoughts on “À descoberta do Castelo de Praga…

  1. Querida Turista:
    Estive a pôr-me em dia lendo os post anteriores. Tudo muito bem explicado. A ponte Carlos é tão heterogénea e tão bela, fica-nos na memória para sempre. Quanto à visita de hoje, está recheada de motivos de interesse. Foi por aquelas ruelas que descreve que eu comprei os meus belos ovos de Páscoa, têm artesanato lindo.Consegui visitar o museu do brinquedo, muito completo. Tinham peças absolutamente fantásticas.
    Beijinho e boa semana!

  2. Cara “Turista”

    Praga é, na verdade, uma cidade fascinante!

    Concordo com a “Turista” : muito ficou por dizer, sobre a magia desta cidade.

    No entanto, mais um artigo sobre Praga, narrado minuciosamente, com excelentes fotos, dão a conhecer uma cidade procurada por turistas de todo o mundo.

    Parabéns pelo excelente artigo!

    Beijinho.

    • Boa tarde Cara Executiva!

      Praga é mesmo uma cidade à qual dá vontade de retornar sempre, pelo menos eu fiquei com a nítida sensação que muito ficou por conhecer e vivenciar.

      Fico sempre bastante contente por receber feedbacks positivos aos artigos que escrevo, como é o caso deste seu.

      Beijinho

      TT

  3. Oi turista,

    Estive em Praga no meu aniver de 2010 e adorei a cidade. No geral, achei uma das cidades mais bonitas da Europa. Inclusive arrisco a dizer, que achei mais bonita que Paris em alguns aspectos.

    Confesso que esperava um pouco mais das exibições dentro do castelo, principalmente daquela ala onde estava uma replica das jóias da coroa dos reis. Mas o complexo todo acaba deixando o lugar interessante.

    Inclusive a vista, enquanto subia as ruazinhas de pedra até chega no castelo é muito bonita.. as varias cúpulas e torres do centro antigo, deixam uma vista super bonita da cidade!!
    =)

  4. Olá, acabei de conhecer este blog do qual já estou fã e a tentar seguir o mais atentamente que consigo e o sono me deixar!! Gostei mt deste post sobre o castelo de Praga, bonitas fotos que me fizeram regressar a este local que marcou uma das melhores viagens que fiz. Aguardo visita pelo meu blog

    • Bom dia!

      Praga em geral e a área do castelo em particular, proporciona momentos muito agradáveis a quem desfruta da cidade.

      Já passei pelo seu blog e fiquei com vontade de o explorar com mais tempo e calma.

      Bem-vinda por aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s