Ao pensar em Boémia…

Ao pensar em Boémia, são várias as ideias que me ocorrem de imediato, algumas bastante dispares entre si.

Primeiro indiscutivelmente, a região histórica da Boémia, pertencente à Europa Central  e que ocupa os terços ocidental e médio da actual República Checa.

Indissociáveis são assim os boémios, habitantes desta região histórica.

Mas por outro lado existe o estilo de vida boémio, caracterizado pelos indivíduos assumirem comportamentos desregrados, e pela sua despreocupação em relação a bens materiais, a grandes projectos, às normas. Estes indivíduos estão eventualmente ligados às artes ou à literatura.

Também designa um movimento artístico e literário do século XIX, constituído à margem do movimento romântico – mais “aristocrático”. Caracteriza-se pela busca de um ideal artístico e pela recusa da dominação burguesa e sua racionalidade, no quadro da sociedade industrial.

Mas uma outra ideia também me ocorre de imediato, é a associada ao conhecido Cristal ou vidro da Boémia. Cuja história remonta desde o século XIII e possui bastante fama e reputação internacional.

Em Praga, não faltam obviamente diversas lojas onde é possível adquirir peças deste cristal, sobretudo decorativo e colorido.

Praga - Cristal da Boémia

Assim ao visitar Praga, ou outro local na Republica Checa, se pretender levar para casa de lembrança algo típico, conceituado e característico do país, uma peça de cristal da Boémia será sempre uma boa opção.

O Crystal Bohemia é tradicionalmente rico em padrões decorativos talhados nas peças de cristal.

Desenganem-se se pensam que o Cristal da Boémia não está associado também a peças modernas e de requinte. A titulo de exemplo apresento apenas uma marca, a Moser, que inclusivamente possui um Museu em Praga

4 thoughts on “Ao pensar em Boémia…

  1. Querida Turista.
    Até faz sonhar! Cristal da Boémia, com essas cores maravilhosas, não há quem não goste. Os copos, então, são um verdadeiro luxo de bom gosto.
    Beijinho.

  2. Cara “Turista”

    Tal como a “Turista” descreveu, o “Cristal da Boémia”, tem peças ricamente decorativas, predominando as cores fortes. É impossível passar pelas inúmeras lojas e não trazer, como lembrança, uma dessas peças. Assim, adquiri uma bomboneira rosa fuxia, muito similar à garrafa de cristal apresentada na foto da Turista.

    Beijinho.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s