Menino Jesus de Praga

Lembro-me perfeitamente de quando os meus pais visitaram Praga pela primeira vez, uma das recordações que trouxeram da cidade foi a imagem de um Menino Jesus em baixo relevo numa pequena peça de cristal da Boémia. Juntaram assim dois ícones em termos de lembranças da cidade num só objecto.

O Menimo Jesus de Praga é mesmo um dos principais ex-libris na cidade, mundialmente famoso e motivo de um enorme volume de peregrinações anuais.

A pequena estátua do Menino Jesus em cera encontra-se em lugar de grande destaque e proeminência na Igreja de Nossa Senhora da Vitória, cujo endereço é Karmelitská 9, Praga 1 – Malá Strana.

Praga - Igreja de Nossa Senhora da Vitória

“A igreja foi construída pelos luteranos alemães entre 1611 e 1612 e consagrada à Santíssima Trindade. O arquitecto foi, provavelmente, Giovanni Maria Filippi, um membro da corte do Imperador Rudolfo II. Depois de alcançar a vitória face à Contra-Reforma, o imperador Ferdinando II concedeu a igreja às Carmelitas Descalças como uma recompensa pela sua contribuição para a vitória do exército imperial na Batalha da Montanha Branca. As Carmelitas consagraram a igreja à Nossa Senhora Vitoriosa, reconstruiram a igreja e construiram um mosteiro perto. O Jardim do Seminário foi criado perto do mosteiro, onde sapos e peixes foram criados para os dias de jejum. O mosteiro carmelita foi fechado durante o reinado do imperador Joseph II, em 1784, e a igreja ficou sob a administração dos Cavaleiros de Malta.

Actualmente pertence, novamente às Carmelitas.
O altar mor do barroco precoce, de 1716, é característico pelo seu acabamento que alterna preto e dourado.

Praga - Igreja de Nossa Senhora da Vitória - altar mor

Muitos retábulos são valiosas obras de arte, sendo um dos exemplos a peça de Peter Brandl. Uma extensa cripta está localizada por baixo da igreja, mas não é acessível ao público.

A famosa estátua do Menino Jesus de Praga, também conhecida nos países católicos como Bambino di Praga, foi colocada no interior da igreja, onde se encontra desde 1628. A noiva de Wratislaw von Pernstein, Maria Maxmilian Manriquez de Lara, trouxe a estátua da Boémia, como dote, em meados do século XVI. Mais tarde, ela deu o Menino Jesus à sua filha, Polixena, após o seu casamento com Wilhelm von Rosenberg para proteger o lar da família.
A famosa estátua de cera é uma obra espanhola do século XVI. A estátua tem 47 centímetros de altura, e o interior está envolto em lona revestida com cera. O Menino Jesus usa duas coroas e 46 roupas nas cores do ano litúrgico.

Praga - Igreja de Nossa Senhora da Vitória - Menino Jesus de Praga

Um pequeno museu foi construído para abrigar as roupas e outros artigos religiosos.

Praga - Igreja de Nossa Senhora da Vitória - escadaria para o museu

Praga - Igreja de Nossa Senhora da Vitória - museuA igreja pertence à Igreja Católica Romana. Serviços também são realizadas em Inglês, Francês, Italiano e Espanhol”. (texto traduzido e adaptado daqui)

Para mais pormenores, poderão encontrar muitas outras informações úteis e interessantes neste site.

Perto desta igreja em um dos jardins do Parque Petřín,  na base do Monte Petřin, na rua Újezd ​​encontra-se o Memorial das vitimas do comunismo (Pomník obětem komunismu). Ele é composto por 7 estátuas de bronze a descerem uma escadaria. As estátuas quanto mais afastadas estão da base da escadaria, mais “podres” parecem, com os seus corpos esfacelados e a perderem membros. Tal simboliza como os prisioneiros políticos foram afectados pelo comunismo.

O memorial é uma homenagem às vítimas da era comunista entre 1948-1989, e foi inaugurado a 22 de maio de 2002, 12 anos após a queda do comunismo. É resultado do trabalho do escultor checo Olbram Zoubek e dos arquitectos Jan Kerel e Holzel Zdeněk. Foi apoiado pelo conselho local e pela Confederação dos Prisioneiros Políticos (KPV).
Praga - Memorial das vitimas do Comunismo

7 thoughts on “Menino Jesus de Praga

  1. Querida Turista:
    Que beleza a imagem do Menino Jesus de Praga. E as fatiotas, um assombro. Dá vontade de brincar às bonecas, no veste-despe. Quanto ao monumento tem um efeito impressionante e comovente. Talvez aplicar a palavra corpos esfacelados dê mais a ideia do sofrimento por que passaram.
    Beijinho e bom fim de semana. Por aqui vai acontecer uma vaga de frio.

    • Olá muito bom dia!

      A imagem do Menino Jesus de Praga e todo o seu sumptuoso “guarda-roupa”, é realmente motivo de reverencia e peregrinação.
      O monumento às vitimas do comunismo é realmente uma forma de chamar atenção com bastante impacto, para as consequências que o comunismo provoca nas populações sujeitas ao mesmo.

      Muito obrigada pela sua dica, e já alterei a palavra como sugeriu, no texto.

      Por aqui os dias tem sido povoados por imensa neve, e as temperaturas rondam os -7°C hoje, e suponho que assim vão continuar durante o fim-de-semana.

      Independentemente do tempo que faça, votos de um óptimo fim-de-semana.

      Beijinho

  2. Cara “Turista”

    Creia que, à entrada da Igreja de Nossa Senhora da Vitória, a guia disse que, a maior parte dos visitantes, não estavam interessados em ver a belíssima arquitectura da igreja, mas sim, um relicário situado num altar de mármore, uma caixa em vidro, que continha o Menino Jesus de Praga.

    Acrescentou que, esta imagem de cera, possuía muitos registos de curas milagrosas e era das mais veneradas do mundo católico.

    Nesse dia , o Menino Jesus de Praga, não estava com veste em azul!

    A vista panorâmica, sobre Praga, observada do monte de Petrin é magnífica!

    Adorei Praga e tenciono, em breve, lá voltar!

    Um ótimo fim de semana.

    Beijinho.

    .

    • Boa tarde cara Executiva!

      Com fachadas bem mais atractivas e sumptuosas, alguns turistas, sem saberem os tesouros que a mesma possui no seu interior, poderão até passar em frente à igreja e nem terem curiosidade em entrar.

      Mas confesso que realmente, apesar de potencialmente ser a atracção principal, o Menino Jesus de Praga, não é o único motivo de interesse no interior da igreja.

      Um óptimo fim-de-semana para si também.

      Beijinho

    • Boa tarde.
      A estatueta do Menino Jesus de Praga tem 45 cm de altura, colocada sob um pedestal de 2 cm. Talvez com base numa fotografia do Menino Jesus, medindo os mm da mesma, consiga extrapolar, qual o valor das medidas que precisa, sabendo a relação com um valor real.

      Espero ter ajudado de alguma forma.

  3. Preciso conseguir uma estátua pequena de 8 cm em vestes branca do Menino Jesus de Praga – pequena estAtua de porcelana . Bilá . Me ajudem conseguir receber ou ganhar uma de igreja na tcheca igreja de souvenirs de Praga . Me ajudem a conseguir essa imagem pequenina que aparece no -Shop da jesubambino . Obrigado. Marcos Meu e-mail : celferreira3@icloud.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s