Quando a vontade aperta…

Já referi certamente várias vezes aqui, o quanto sinto falta de comida mediterrânica e de peixe nas minhas refeições. Consequências de ter vivido a maior parte da minha vida junto à costa do atlântico e ter trocado recentemente a proximidade ao mar pela proximidade à montanha, aos Alpes.

A paisagem predominante mudou radicalmente, as temperaturas também… com a presença habitual de neve no Inverno, o que no primeiro ano foi uma absoluta novidade.

Habituei-me a muitas dessas mudanças, aprendi a apreciar outras. Mas não se pode tirar  a agua salgada a um peixe que esteja habituado a esta… nem se pode erradicar o peixe da alimentação de quem tanto o aprecia e se habituou a ele no seu regime alimentar.

Assim quando a vontade aperta, a solução mais simples é escolher um restaurante tipicamente com comida mediterrânica para fazer uma agradável refeição.

Admito que restaurantes de comida portuguesa, não são nada fáceis de encontrar em Munique. Restaurantes espanhóis, italianos ou gregos, existem em considerável maior número.

A escolha recaiu desta vez num restaurante grego, situado numa das cidades periféricas a sul de Munique que pertencem ao seu concelho, Unterhaching.

O Restaurante Mythos para mim é sempre uma aposta ganha, pois a decoração é cuidada, os empregados atenciosos, e mais importante ainda, a ementa é bastante vasta e os pratos deliciosos.

Desta vez, num dia pleno de Inverno, onde a neve abundava a decorar a paisagem e as temperaturas no exterior resistiam bastante negativas, as escolhas recaíram em pratos quentes, mesmo nas entradas.

Entradas quentes (Warme Vorspeisen)

Eu admito que sou uma fervorosa adepta de marisco, por isso escolhi para entrada:

Camarões grandes na frigideira, com cebolinha, pimentão, alho e ervas frescas em molho de vinho branco, tomate, e queijo feta”.  (Entrada 219 da ementa do dia)

restaurante Mythos - entrada - Camaroes grandes na frigideira

 Estava divinal, e o molho impossível de resistir.

O meu marido, em contrapartida, como é bastante apreciador de queijo optou como entrada:

Queijo de ovelha no forno (Queijo feta grego, finamente temperado, com tomate, pimentão, azeitonas, cebola e alho)” (entrada quente 27 da ementa do restaurante)

restaurante Mythos - entrada - Queijo de ovelha no forno

Pratos Principais(Hauptspeise)

Eu optei por um prato de peixe (Fischgerichte), obviamente, e continuando na ementa do dia escolhi:

Robalo fresco grelhado, servido com legumes fritos e salada” (prato 228)

restaurante Mythos - Peixe - Robalo fresco grelhado

O meu marido, que não sente certamente tanta falta do peixe quanto eu, optou por um prato de carne (Fleischgerichte), escolhendo uma especialidade grega na frigideira (Spezialitäten aus der Pfanne) continuando fiel à ementa habitual do restaurante (segundo ele, não se apercebeu da existência da ementa do dia, que neste caso se trata de uma ementa sazonal).

Medalhões de Porco em molho de vinho e queijo feta, servido com batatas e salada” (prato  92)

restaurante Mythos - carne - Medalhões de Porco

O meu três palmos, que já tem uma maior predilecção pelos pratos típicos bávaros, optou  por panado de porco (Paniertes Schnitzel) com batatas fritas, e como mal chegou o seu prato quis logo começar a comê-lo nem tive oportunidade de o fotografar.

Sobremesas (Nachspeisen)

Apenas eu quis sobremesa, para partilhar com o meu três palmos, pois não resisto a gelado de baunilha com molho quente de framboesas (prato 191 da ementa habitual). Confesso que o meu três palmos, quase não me deixou provar as framboesas, porque também aprecia bastante esta sobremesa.

restaurante Mythos - sobremesa - gelado de baunilha com framboesas quentes

Uma refeição que apaziguou muito cabalmente as minhas saudades de comida mais mediterrânica.

4 thoughts on “Quando a vontade aperta…

    • Há saudades que são mais fáceis de sanar que outras, e as alimentares, a esse nível, são das mais fáceis e simples mesmo.

      Foi uma refeição óptima a todos os níveis, pela imprescindível companhia, pelo ambiente selecto e acolhedor, e pelos pratos saboreados, claro.

      Beijinho

  1. Querida Turista:
    Ficamos com uma bela ideia desses saborosos menus. Só me faltou mesmo provar. As fotografias ficaram muito bem, particularmente a do gelado. Adoro essa mistura com framboesas. Quanto à criançada, acho que todos apreciam panados, é mais ao menos igual em toda a parte!
    Beijinho.

    • Muito bom dia!

      As escolhas que fizemos dos menus agradaram-nos imenso. Alem do óptimo aspecto estava tudo delicioso.

      Pois, as crianças gostam bastante em geral de fritos e panados, mais admito que dispensava essa preferencia…

      Beijinhos

Deixe uma Resposta

