Igreja Franciscana, a Igreja da Anunciação

A Igreja da Anunciação é um dos ex-libris emblemáticos de Ljubljana, e não é para menos, com a cor das suas fachadas tão sui generis e a sua localização central no coração da cidade.Ljubljana - Igreja da Anunciacao - exterior

“O Mosteiro Franciscano e a Igreja da Anunciação são os dois edifícios que mais contribuíram significativamente para o aparecimento da praça Presernov trg , a praça central de Ljubljana. Até o final do século XVIII, o mosteiro foi a casa dos monges Agostinhos. A Igreja da Anunciação foi construída entre 1646 e 1660. A sua fachada, concluída por volta de 1700, reconstruída no século XIX e renovada em 1993, está adornada com uma estátua de cobre de Santa Maria, a maior estátua de Nossa Senhora na cidade.

Ljubljana - Igreja da Anunciacao - interior

A igreja tem um altar-mor monumental construído pelo escultor Francesco Robba no meio do século XVIII. O interior da igreja, pintado com frescos de Matevž Langus em meados do século XIX, assumiu a sua aparência actual após o terramoto de 1895. Entre 1935 e 1936, o tecto da igreja foi pintado com frescos de Matej Sternen. Numa capela dedicada há uma cruz desenhada pelo arquitecto Jože Plečnik.” (texto traduzido e adaptado daqui)

A praça onde esta igreja se encontra, denominada de Prešeren, e na mesma encontra-se um monumento ao poeta nacional da Eslovénia. France Prešeren nasceu em 1800 e escreveu numa época em que muitos povos europeus estavam a começar a descobrir e a proclamar o seu orgulho nacional. A sua imagem esculpida parece nobre à distância enquanto uma musa nua, mas vagamente camuflada, aponta atrás dele, e tem um ramo de louro dourado acima da sua cabeça. O monumento foi criado em 1905.

Ljubljana - Monumento a France Prešeren

A ponte tripla (Tromostovje) em frente à praça e à igreja, é um grupo de três pontes sobre o Rio Ljubljanica. Ela conecta a cidade medieval e histórica de um lado à cidade moderna do outro.

A ponte central destas três que formam a ponte tripla, permanece no seu lugar desde 1842, quando substituiu uma ponte velha medieval de madeira, importante estrategicamente  que ligava as terras do noroeste da Europa com o sul da Europa e dos Balcãs. Entre 1929 e 1932, foram adicionadas, à ponte de pedra original, as duas pontes laterais, destinadas a pedestres, segundo um projecto do arquitecto Jože Plečnik que assim criou uma jóia arquitectónica única de Ljubljana.

Plečnik removeu as grades de metal da ponte de pedra antiga e decorou as três pontes com balaustradas de pedra maciça e lâmpadas. De cada uma das pontes laterais, duas escadas levam a terraços situados logo acima do rio, onde foram plantadas árvores de álamo que contribuem para a aparência geral da ponte.

Na margem direita do rio, a ponte é reforçada por uma pequena loja de flores ligada à colunata do Mercado Central de Ljubljana, e na margem esquerda por um quiosque. Ele tem uma posição chave no cruzamento dos dois eixos urbanos Plečnik, o eixo do rio e o eixo correndo entre a Rožnik e as colinas do castelo. Em 1992, a ponte tripla foi completamente renovada”.(texto traduzido, adaptado e retirado daqui)

Sem dúvida um ponte imperdível, e pela qual passei diversas vezes nos dois sentidos.

Ljubljana - paisagem com a ponte Tripla e a Igreja da Anunciacao

A fim de evitar que o arco de pedra ponte 1842 de ser um gargalo, uma passarela foi adicionado a ele com um ligeiro ângulo de cada lado, em 1931, de acordo com o design do arquitecto Jože Plečnik de 1929. Obras continuaram até a primavera de 1932. Em 1992, a ponte foi renovado e, desde 2007, todas as três pontes foram parte da zona pedonal, somente Ljubljana.
A ponte central está parcialmente construído a partir de Glinica calcário. Outras peças são construídas a partir de concreto. As balaustradas com 642 balaústres são feitas de concreto artificial. A plataforma é coberto com blocos de granito estabelecidas em 2010. Anteriormente, ele foi coberto com asfalto.

Anúncios

2 thoughts on “Igreja Franciscana, a Igreja da Anunciação

  1. Querida Turista:
    A sua reportagem está muito completa. No que diz respeito à famosa ponte tripla, lugar lindíssimo, foi-me explicado ser a sua concepção única no mundo. As fotos ficaram muito bem, sobretudo as da igreja da Anunciação.
    Beijinho.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s