Universidade de Ljubljana

Uma outra ponte em Ljubljana, tem um nome muito sui generis: Ponte do sapateiro (Čevljarski most).

“É provavelmente, a mais antiga ponte da Ljubljana medieval. Liga as margens do rio Ljubljanica entre Tranča e a actual Praça Jurčič (Jurčičev trg). A antiga ponte de madeira, integrava provavelmente parte de uma ponte levadiça  que foi criada no século XIII. Depressa casebres foram construídos sobre ela. Como os sapateiros tiveram as suas oficinas pela ponte, depressa adquiriu o nome popular de Sapateiro ou Ponte do sapateiro. Em 1867, a ponte de madeira foi substituída por uma de ferro fundido, um produto excepcional das ferragens de Dvor pri Žužemberku. Esta ponte arqueada sobre o Ljubljanica permaneceu por 65 anos. A ponte de ferro, não suficientemente distintiva e muito estreita para o núcleo da cidade, foi transferida para perto do hospital, entre as guerras.

Uma plataforma larga de concreto cresceu acima do Ljubljanica de acordo com os desígnios de Jože Plečnik nos anos 1931-1932. O arquitecto projectou um quadrado acima da água e protegeu-o por invólucros com balaustradas cilíndricas  Acima deles erguem-se seis pares de pilares, que são os restos do telhado originalmente planeado. O meio da ponte é acentuado por dois candelabros acima do rolamento da ponte”. (texto traduzido e adaptado daqui)

Ljubljana - Ponte do Sapateiro

Um dos primeiros edifícios que encontrei, depois de atravessar esta ponte do sapateiro  foi o da sede da universidade da cidade.

“A Universidade de Ljubljana foi fundada em 1919 sobre os alicerces de uma longa tradição pedagógica.

A Universidade de Ljubljana, reside num edifício elegante do século XIX que possui uma localização privilegiada na baixa.

O edifício é o do antigo Parlamento de Carníola (Deželni dvorec), onde os deputados do governador provincial tinham escritório e residiram até 1791. Em 1821, a Mansão Provincial sediou o Congresso da Santa Aliança, que reuniu vários monarcas europeus (o imperador austríaco, o czar russo e o rei de Nápoles) e que é considerado ter terminado as Guerras Napoleónicas. A mansão foi destruída no terremoto de 1895. Em 1902, um novo prédio foi construído no seu lugar. Desde 1919 é a sede da Universidade de Ljubljana.

O projecto para o edifício da Universidade foi feito pelo arquitecto Jan Hrasky e posteriormente revisto por Josef Hudetz. O edifício tem quatro fachadas diferentes, duas  principais e duas de laterais, e foi projetado no estilo da Renascença alemã com elementos neo-góticos elementos. As fachadas são decoradas com 14 medalhões representando os brasões de cidades Carníolas. Um medalhão retratando o brasão de armas da província adorna a fachada da frente.

Acima da entrada principal, a fachada é reforçada por uma varanda imponente e uma cúpula. A varanda é conhecida como um lugar onde inúmeras figuras políticas eminentes fizeram suas aparições em ocasiões históricas. Outras características marcantes do edifício incluem um grande pátio interior, um pequeno parque com uma fonte adornada com a estátua de France Kralj da Europa, em frente à entrada principal, numerosos retratos de eminentes professores universitários, e uma torre de relógio que sobressai na fachada virada para a rua Vegova ulica.

Ljubljana - actual Universidade de Ljubljana

A universidade é reconhecida pela qualidade dos seus cursos de ciências sociais e naturais, bem como seus programas de estudos técnicos.

Os seus projectos acompanham o ritmo dos últimos desenvolvimentos nas áreas de artes, ciências e tecnologia, internos e no exterior”.(texto traduzido e adaptado daqui)

3 thoughts on “Universidade de Ljubljana

  1. Pingback: A Biblioteca Nacional e Universitária | Turista Ocasional

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s