Ainda na Kongresni Trg

Ainda na Kongresni trg, no número 10, é onde se encontra o edifício da Academia Philharmonicorum (1701), sede da Orquestra Filarmónica da Eslovénia.

“O edifício da Filarmónica Eslovena foi construído em 1891 sobre as fundações do antigo Teatro Estatal (Stanovsko gledališče), construído em 1763 para marcar a visita formal do Imperador Joseph II a Ljubljana e destruído num incêndio em 1887.

Como resultado de um concurso público, o arquitecto austríaco sediado em Graz, Adolf Wagner foi contratado para desenvolver os planos para a construção Filarmónica esloveno. A fachada do prédio foi projectada em estilo neo-renascentista, com cantos arredondados característicos dos edifícios teatrais da época. Em 1937, o arquitecto Jože Plečnik acrescentou um anexo na parte de trás do prédio e redesenhou a fachada da rectaguarda. Todo o edifício foi completamente restaurado em 2001.

Ljubljana - Academia Philharmonicorum

A filarmónica eslovena (Slovenska filharmonija) é uma das instituições deste tipo mais antigas do mundo. A sua rica história remonta a 1701, quando a primeira associação musical e principal promotor da música barroca em áreas habitadas eslovenas foi estabelecida sob o nome de Academia Philharmonicorum. Em 1794 a Academia foi sucedida pela Sociedade Filarmónica, antecessora imediata da Filarmónica eslovena, cujos membros incluíam compositores como Josef Haydn, Ludwig van Beethoven e Johannes Brahms, e do violinista Niccolò Paganini. Franz Schubert candidatou-se ao cargo de professor de música e Gustav Mahler foi um dos condutores da Academia entre 1881 e 1882.

A Orquestra Filarmónica Eslovena tem uma orgulhosa tradição como orquestra sinfónica líder do país. Ela faz jus à sua reputação com inúmeras aparições em metrópoles culturais europeias e dos Estados Unidos, bem como concertos em importantes festivais internacionais. A Orquestra já tocou com grandes nomes do mundo da música clássica, incluindo, entre outros, Carlos Kleiber, Riccardo Muti e Zubin Mehta. Depois do seu restabelecimento em 1947 a orquestra foi dirigida por maestros reconhecidos, entre eles por Bogo Leskovic, Samo Hubad, Lovro von Matačić, Oskar Danon, Uroš Lajovic, Milan Horvat, Marko Letonja e George Pehlivanian. Desde Outubro de 2008 é liderada pelo aclamado maestro Emmanuel Villaume.” (texto traduzido e adaptado daqui)

Anúncios

2 thoughts on “Ainda na Kongresni Trg

  1. Bom dia
    Ontem acabei por não ter tempo de comentar mas vai agora.não há problema
    pois não?
    O edifício neo-clássico é bem interessante,aliando as características da horizon
    talidade e simetria com os cantos redondos como bem refere. Os materiais que
    suponho locais, daõ-lhe originalidade.Também reparei nas balaustradasque ajudam
    na harmonia e enfeite simultâneamente
    Beijinho

    • Boa Noite!

      Eu hoje também estive bastante ocupada durante todo o dia, e sem disponibilidade para responder ao seu comentário.

      Eu gosto de admirar a arquitectura dos edifícios de épocas diferentes, e imaginar a altura em que foram construídos.

      Beijinho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s