Catedral de Trieste

A Catedral de Trieste, é dedicada São Justus (San Giusto), um  cidadao de Aquileia, Trieste, que viveu nos tempos dos imperadores Diocleciano e Maximiano, martirizado e morto no ano 290 ou 303 .

“A catedral foi construída em 1300 sobre as ruínas de duas igrejas diferentes: uma basílica cristã com três naves do século V, que foi posteriormente destruída e sobre a qual uma igreja dedicada a Nossa Senhora da Assunção foi construída no século XI, e a Capela de São Justus. Transformada numa única basílica maior, com cinco naves – a central construída especificamente para unir os dois edifícios – as duas igrejas tornaram-se uma só: a Catedral de San Giusto. A fachada de empena é decorada com uma rosácea grande feita de pedra local e baixos-relevos da época romana. A grande torre do relógio e uma estátua do santo datada de 1337 sobressaem no exterior.

Trieste - Catedral de San Giusto - exterior

O interior é caracterizado por um telhado em forma de quilha de madeira e decorações de vários períodos, incluindo um mosaico inspirado pelos mosaicos bizantinos de Ravenna: o magnífico mosaico na capela de San Giusto, que data de 1200, no qual a figura de Cristo se destaca num fundo dourado.

Trieste - Catedral de San Giusto - interior

A Catedral é a guardiã da Cappella del Tesoro (a Capela do Tesouro), ciosamente protegida por um portão artístico de ferro forjado do século XVII. Itens preciosos são mantidos nela, incluindo a urna com a relíquia de San Giusto e a alabarda de São Sérgio, que se tornou o símbolo da cidade. Diz a lenda que ele milagrosamente caiu no Fórum da cidade a 08 de Outubro de 303, quando o soldado santo foi martirizado na Síria”. (texto traduzido e adaptado daqui)

Não muito longe da igreja encontra-se a fortaleza-museu do Castelo de San Giusto.

O Castelo de San Giusto foi construído em cerca de dois séculos. Construído em 1470, foi estendido pelos venezianos em 1509 e concluído em 1630, com os acréscimos de muralhas e paredes. O caminho nas muralhas fornece uma esplêndida vista sobre a cidade e o seu golfo.

Trieste -  Avistar o golfo

As muralhas Lalio albergam o Lapidário Tergestino, com 130 achados arqueológicos da época romana, incluindo monumentos funerários, baixos-relevos e vários fragmentos arquitectónicos.

Trieste - Castelo de San Giusto

O Museu da cidade do Castelo de San Giusto, encontra-se no interior do Castelo, no corpo central da fortaleza, ou Casa do Capitão, e alberga uma rica colecção de armas, uma parte do arsenal e do mobiliário, uma colecção de armas de fogo e baionetas agora de propriedade do escritor, José Caprin. No pátio do castelo no verão à noite, são realizadas performances teatrais, concertos e eventos culturais. (texto traduzido e adaptado daqui)

Os vestígios da época romana prevalecem no teatro romano que se encontra perto. “Nessa época, a linha de costa ficava na base da colina e esta recuou ao longo dos séculos. O teatro, ficava assim perto do mar e foi construído explorando a encosta para os terraços, dividido em quatro sectores por escadas radiais. O sítio foi restaurado para o seu estado actual no final da década de 1930, quando uma série de casas medievais que o rodeavam foram entretanto eliminadas. As dimensões do teatro são consideráveis: o diâmetro máximo é de 64 metros, enquanto os terraços têm 15 metros de altura e tem capacidade para cerca de 6.000 espectadores. Construído entre o 1 º e 2 º séculos segundo desejos de Tergeste’s Q. Petronius Modestus, Procurador de Estado do Imperador Trajano, o teatro caiu no esquecimento com o decréscimo gradual da importância da cidade. Posteriormente, foi redescoberto em 1814 por arqueólogos.” (texto traduzido e adaptado daqui)

Trieste - Teatro Romano

Anúncios

4 thoughts on “Catedral de Trieste

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s