Castelo de Miramare

Outra das principais atracções de Trieste é o Castelo de Miramare, com uma localização privilegiada num alto penhasco acima do mar Adriático, no pico do promontório rochoso de Grignano no Golfo de Trieste, a cerca de 10 km da cidade em si.

Trieste - Castelo de Miramare - o golfo de Trieste no mar adriático

O Castelo Miramare está rodeado por um parque repleto de preciosas espécies  botânicas.

Este é o mapa do Parque de Miramare (com legendas em italiano).

O Castelo foi encomendado na segunda metade do século XIX pelo arquiduque Fernando Maximiliano de Habsburgo (Imperador do México) como uma residência para si e sua esposa, Carlota da Bélgica.

Trieste - Castelo de Miramare

O castelo oferece aos visitantes de hoje um exemplo de uma luxuosa residência aristocrática que tem preservado os seus móveis originais. No entanto a mim o que mais me surpreendeu foi em uma das salas encontrar um quadro com o retrato de D. Pedro II Imperador do Brasil, além do Rei Ludwig II da Baviera, e Napoleão III, Imperador de França, contemporâneos do arquiduque, entre outros. Como marinheiro por vários anos em Trieste, não é igualmente surpreendente que o arquiduque possua no castelo, um quadro com parte do mapa mundo e alguns navegadores.

Trieste - Castelo de Miramare - um pouco do interior

A história associada ao Castelo podem encontrar aqui.

O Parque de Miramare é extenso e com diversos focos de interesse, pelo que a compilação de imagens seguintes ilustra apenas um pouco do mesmo.

Trieste -Parque de Miramare

Informações úteis nomeadamente relacionadas com horários de abertura e custos de admissão  estão disponíveis nos links anteriores respectivos.

Anúncios

4 thoughts on “Castelo de Miramare

  1. Querida Turista:
    Mas que barbas tão majestosas as do rei D.Pedro. Quero realçar o último conjunto de fotos digno de um cartaz turístico. Tal e qual como a nossa Turista Ocasional nos tem habituado. Parabéns e um bom fim de semana. Por aqui vai regressar o frio e alguma chuva e vento.

    • Bom dia!
      O Rei D. Pedro está mesmo com um ar majestoso.
      Um óptimo fim-de-semana para si sua família também, independentemente do tempo que marque presença. Por aqui o mau tempo e dias cinzentos também persistem em não se ir embora.

      Beijinhos

  2. Curioso o que nos chama a atenção! Estive no Castelo de Miramare em junho e tirei uma foto da parede das escadas para o primeiro andar, igualzinha à sua e também tirei ao quadro do D. Pedro II. Quando as vi até pensei que eram as minhas, ahahah!
    É lindíssimo o castelo, não é? Até tem esfinges 🙂
    Infelizmente não vi os jardins, porque estava muito calor e já estávamos muito cansados, mas adorei Trieste!

    • Bom dia!

      Sim realmente, por diversos motivos há sempre pormenores que nos despertam mais a curiosidade e interesse que outros. Interessante que nos tenha despertado atenção os mesmos pormenores.

      O castelo e a região são mesmo muito bonitos.e estando perto é”pecado” não os visitar.

      Triste é uma cidade deveras encantadora.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s