Pela cidade…

A temporada 2012-2013 da Bayerische Staatsoper (espaço por excelência para assistir a operas, Ballets e concertos de orquestra), em Munique começou a 21 de Setembro de 2012, e talvez por isso este artigo esteja deslocado no tempo, mas ainda assim publico-o hoje…

Em geral a oferta disponibilizada em espaços como o da Bayerische Staatsoper é associada a um publico selecto e de classe média e alta, apesar de não haver uma tendência explicita de discriminação. Mas é um facto que nem todas as pessoas são apreciadoras desse tipo de espectáculo, e os preços dos ingressos não são em geral muito acessíveis (existem bilhetes acessíveis, mas a sua localização na sala de espectáculos, pode não permitir ver ou ouvir bem, por exemplo).

A actual temporada no entanto tem um tema bastante interessante: “Vox Populi”, ou seja voz do povo.

Bayerische Staatsoper - Temporada 2012-2013 - Vox Populi Premieres

Quando vi os primeiros cartazes anunciando a temporada, os mesmos despertaram-me de imediato atenção, pela inesperada explosão de cores e o género de ilustração que possuíam.

Confesso que associei de imediato ao tipo de arte que aprecio tanto do Romero Britto, mesmo consciente que não deveria ser ele o autor de tais verdadeiras obras de arte. Indiscutivelmente estava na presença de Pop Art, mas desconhecia quem era responsável pela mesma.

Bayerische Staatsoper - Anuncio da Temporada 2012-2013 - Vox Populi

A enorme curiosidade fez-me tentar descobrir quem eram afinal os autores dos cartazes coloridos desta temporada. Eis o que descobri:

“Os cartazes para a actual temporada da Bayerische Staatsoper foram projectados pelo  Bureau Mirko Borsche juntamente com o duo de ilustradores Craig & Karl.

A Bayerische Staatsoper está actualmente na temporada 2012/13 voltada para Galeria Pop Art, graças aos cartazes que o Bureau Mirko Borsche projectou. A temporada no ano Verdi está sob o tema geral “Vox Populi”, a voz do povo. Mirko Borsche e sua equipe visualizou a ideia de populismo no estilo de arte que, como não há outro apela para o público de massa, com produtos típicos da Pop Art

O Bureau Mirko Borsche no início de 2012 em conjunto com a Opera decidiu que ilustradores deviam ser contratados para projectar os novos cartazes, tendo a escolha recaído sobre a dupla Craig & Karl. Craig Redman trabalha em Nova York, e Karl Maier em Londres, e juntos já realizaram um trabalho colorido para clientes como Google, Nike, Apple, Vogue e The New York Times. A Bayerische Staatsoper acrescentou algumas  séries de cartazes para despertar mais atenção sobre a ópera, no horizonte de Munique.

A campanha da temporada abrange tanto o cartaz de estreia da temporada quanto os cartazes, cujos motivos individuais, reflectem os aspectos mais inusitados das diferentes peças.

Bayerische Staatsoper - Temporada 2012-2013 - Série Opera

Bayerische Staatsoper - Temporada 2012-2013 - Festival de Opera

Alem disso também fizeram os cartazes de Orquestra da Bayerischen Staatsorchesters. “Em contraste, em vez dos motivos concretos nos cartazes de estreia, prosseguimos o conceito nos cartazes da orquestra para visualizar ritmos e composições musicais utilizando formas abstractas e padrões.” Explica Mirko Borsche.

Bayerische Staatsoper - Temporada 2012-2013 - Série Orquestra

Outros elementos são o “cartaz Vox Populi” o tema principal da temporada, indicando um folheto do festival e as bandeiras que estão ligados ao Teatro Nacional de Munique.” (texto informativo de Anna Weilbergtraduzido e retirado daqui, imagens dos cartazes retiradas do mesmo artigo ou do site dos ilustradores Craig & Karl)

Bayerische Staatsoper - Temporada 2012-2013 - Cartaz Vox Populi

Posso testemunhar, os cartazes andam mesmo espalhados pela cidade e destacam-se pelo seu colorido e originalidade…

Bayerische Staatsoper - Cartazes por Munique

8 thoughts on “Pela cidade…

  1. Querida Turista:
    Muito interessante o seu artigo de hoje. Gostei de ver arte dos nossos dias, em lindíssimos cartazes. Imagino a alegria que espalham pela cidade e como chamarão à atenção os potenciais espectadores. Sim, porque a função deles é mesmo essa. Publicidade inteligente. O cartaz de Hansel e Gretel, cor de rosa, deve ter-lhe agradado especialmente.
    Beijinho.

    • Bom dia!

      Sem dúvida alguma, os cartazes revelam bastante originalidade e são uma explosão de cor à qual é impossível ficar-se indiferente, mesmo que não se goste, o que não é de todo o meu caso, muito pelo contrário.
      Claro que gostei do cartaz com predominância rosa da Opera Hansel um Gretel, mas admito que ao primeiro impacto me questionei acerca da escolha de uma faca e de um bolo, para ilustrar tal ópera. Talvez por ser inusitado e não recair na escolha mais óbvia da imagem de Casa de gengibre cheia de gulodices, que associo de imediato à historia de Hansel e Gretel. Suponho que o objectivo também seja esse, criar surpresa e curiosidade acerca das especificidade da peça apresentada.
      Beijinhos

  2. Olá!
    Desejo que aí seja um melhor dia que o nosso,cujas perspectivas de mau tempo estão à vista. A vossa paisagem usufrui da cor que os cartazes espargem iluminando e dando vida à cidade. A possibilidade de ir ao teatro é também uma perspectiva agradável, um futuro colorido.
    E a turista sempre atenta!
    Beijinho

    • Que lindos cartazez! A cor, sobretudo a cor! Era do que nós precisavamos aqui, particularmente , hoje. Só o cinzento se vê e nos parece querer dominar…. Ainda há terras com cor!

      • Bom dia!

        Partilho da sua opinião. Os cartazes são mesmo bonitos, irreverentes, modernos e ressalta imenso o seu colorido, típico do Pop Art pretendido.
        Por aqui o dia também está cinzento, mas sao cartazes cimo estes que conseguem emprestar um pouco de cor ao cenário. A cor que a Primavera deveria ter trazido e insiste em esconder.

        Fiquei muito contente por ter decidido deixar aqui o seu comentário. Os mesmos são sempre muito bem-vindos.

  3. Pingback: Romero Britto versus Apple: é possível “patentear” um estilo de pintar? - Boa Informação

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s