Um pouco mais de Regensburg…

Regensburg tem igrejas belíssimas, tal é indiscutível  mas para variar um pouco o tema abordado, o artigo de hoje é um pouco sobre outro tipo de edifícios que se podem encontrar na cidade.

A riqueza arquitectónica do centro histórico da cidade é enorme, o que não é surpreendente, pois como referi anteriormente, este foi classificado como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. Para tal também contribuiu a cidade ter passado quase incólume aos bombardeamentos que assombraram e destruíram tantas cidades alemãs durante a II GM.

Num dia quente de sol deambular por uma cidade como Regensburg, e apreciar as fachadas dos edifícios é bastante agradável.

Muitos edifícios centenários actualmente são propriedade de cadeias de franchising populares o que ao primeiro impacto surpreende-me sempre, talvez por esperar que fosse preservado de alguma forma o motivo porque foram originalmente construídos. Sei que esta não é uma reacção racional, afinal mudam-se os tempos e há necessidade de a realidade se ajustar a esses tempos e às exigências da contemporaneidade…

Regensburg - edifícios perto da Catedral

Com um centro histórico medieval bem preservado, não faltam estradas estreitas e exclusivamente pedonais, ou onde o acesso a veículos motorizados é extremamente restrito.

Regensburg - estradas pedonais estreitas

Fachadas ornamentadas, portas trabalhadas são bastante comuns em muitos dos edifícios que prevalecem no centro da cidade, com uma arquitectura típica.

Regensburg - fachadas e portas trabalhadas em edificios tipicos

Na Praça Bismarck, dominam e destacam-se dois edifícios de estilo neo-clássico erguidos no século XIX. Na extremidade sul encontra-se o Palácio Presidencial “Präsidialpalais”, que costumava ser os aposentos dos embaixadores franceses para a Assembleia Perpetua Imperial. A fachada do edifício está decorada com seis pilares de pedra calcária. Actualmente alberga a sede da Polícia. Do lado norte, fica o longo edifício do Teatro Municipal de Regensburg.

E num dia de calor, os chafarizes na praça são muito bem acolhidos pelos visitantes, que encontram nestes uma forma simples de se refrescarem.

Regensburg - Praca Bismarck - Palácio Presidencial e Teatro Municipal

3 thoughts on “Um pouco mais de Regensburg…

  1. Bom dia, cara turista
    Por estas belas cidades medievais se terem conservado intactas ao longo dos séculos é que actualmente são Património Mundial, museus vivos e ao ar livre, bem diferente de peças residuais que muitas vezes encontramos em grandes museus.
    A forma como as adaptam,economicamente, ao mundo actual tira-lhes encanto, mas a vida não pára e deve ser também uma forma de lá levar pessoas…

    Beijinho

    • Bom dia!

      Tem toda a razão, é por motivos de preservacao e manutencao da tipologia de cidade medieval, que a cidade se encontra galardoada pela Unesco como Património Mundial da Humanidade.

      E num dia solarengo de Primavera ou Verão, é muito mais agradável percorrer, como referiu, um “museu vivo e ao ar livre”, do que visitar um museu entre portas e paredes.

      Beijinho

  2. Pingback: A Igreja dominicana de Regensburg | Turista Ocasional

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s