…Com muita antecedencia

Este ano o meu três palmos entrará em Setembro na escola primária, designada de Grundshule.

Um dos itens a não descurar, dado esse importante evento/marco na sua vida é adquirir a  mochila.

Aqui na Alemanha, pode-se dizer que se trata de um assunto muito sério, ao qual dão imensa importância. Schulranzen (mochila escolar) é das palavras que mais se ouve e se vê em todo o lado quando o tema é início de um novo ano lectivo.

Quando digo que a preparação do novo ano lectivo começa muito cedo aqui na Alemanha, não me refiro exclusivamente à candidatura, realização de uma espécie de teste de aptidão e posterior inscrição dos futuros alunos na escola pretendida.

Refiro-me como já referi, à questão do Schulranzen.

Cedo? Mas essa é uma palavra que tem sempre um sentido relativo. O que se entende por pensar nesse assunto e colocar um visto na check list escolar nesse assunto cedo, com muita antecedência?

Talvez o meu problema é ter simplesmente como termo de comparação Portugal. Alguém em Portugal já viu em inícios de Junho, as montras de muitas lojas decoradas com motivos escolares? Já encontrou uma avalanche de mochilas nas lojas e as crianças e pais a escolherem a que pretendem adquirir, com alguma azáfama e preocupação? Talvez ainda não seja bem esse o contexto actual. Talvez a única preocupação agora, sejam os artigos para a praia, férias, lazer e ocupação dos tempos livres.

Óbvio que se encontram mochilas à venda durante todo o ano, mas é um produto com uma clara predominância sazonal.

Eu admito que o tema regresso às aulas não é aqui na Alemanha o predominante actualmente, mas desengane-se quem pensa que a questão da escolha da mochila ainda não está na ordem do dia.

Melhor dizendo, talvez não esteja na ordem do dia, mas isso é simplesmente porque já foi  uma prioridade. Uma prioridade que já foi resolvida.

Dois exemplos pragmáticos ilustram bem a questão do quando se tornou uma prioridade a resolver.

Em Munique por exemplo a Schulranzenmesse (Feira, Exposição de Mochilas escolares) denominada de Ranzen-Partydecorreu a 9 de Março. Nesta feira de mochilas, as principais marcas e muitas outras, quase todas “Made in Germany”, estão representadas com as suas novidades e clássicos, oferecendo preços competitivos com as suas promoções

Eu gostaria de ter estado presente nesta Ranzen-Party, mas estava muito distante de Munique nesse dia. Assim, sobre a mesma não posso apresentar pormenores. Cinjo-me a referir que quem esteve presente recomenda, pois é a altura ideal, dada a enorme diversidade em exposição, para a criança experimentar várias mochilas e encontrar aquela com que se sente melhor e lhe agrada mais.

E porque ao contrário do que, presumo, acontece em outros países, aqui na Alemanha é expectável que a mochila escolar acompanhe o aluno durante todo o seu período escolar na primária, isto é, cerca de 4 anos lectivos. Eu refiro este pormenor porque, durante os meus tempos de estudante, em geral eu mudava de mochila escolar todos os anos lectivos, e duvido que tal não continue a acontecer com uma grande percentagem de crianças actualmente.

Por este motivo, é naturalmente imprescindível que as mochilas aqui na Alemanha tenham que ser bastante resistentes e duradouras.

No computo geral há uma série de características a ter em consideração quando se escolhe a mochila escolar.

Como a Deco.Proteste em Portugal, as equivalentes Test.de e Öko-Test na Alemanha, realizam mensalmente testes a diversos produtos, e publicam posteriormente os resultados/conclusões obtidos. Claro que os que passaram nos testes com boa nota, depois anunciam isso mesmo nas sua publicidades e embalagens, enquanto que os que reprovaram não fazem sequer referencia a terem participado em tal teste.

Como entidades independentes, os resultados dos seus testes podem ser tomados em consideração, quando se pretende escolher entre produtos similares e concorrentes, baseando a decisão em dados racionais e tanto quanto possível objectivos.

Na edição de Março de 2013, a Test.de publicou os resultados dos testes que fez a 18 mochilas escolares e a Öko-Test, os resultados dos seus testes a 10 mochilas.

Estas foram respectivamente as mochilas alvo de teste:

Test.de Öko-Test
DerDieDas Fliegengewicht XS 4You Schulrucksack Classic Plus Daily Escort (4You)
Die Spiegelburg Ergo Style fluoreszierend Der Die Das Dark Forest 5- teilig, Fliegengewicht XS (Steinmann Lederwarenfabrik)
Ergobag E-12-Set-xx­ Leder Wolf Anfängerranzen aus Baumwolle 435 Pinguin türkis (Leder Wolf)
McNeill Ergo Light 912 Art.­-Nr. 9591 McNeill Ergo Light Trekking, Merrily, 5- teilig (McNeill)
McNeill Ergo Light Compact Art.-Nr. 9563 School- Mood Trageleicht Timeless Karo Green (Fredy Zwenger)
McNeill Ergo Light Trekking
Sammies by Samsonite Optilight Sammies Optilight Spaceship, 5- teilig (Hama)
Scout Buddy Basic Scout Buddy Sweety (Sternjakob)
Scout Mega Basic Scout Mega Starship (Sternjakob)
Scout Nano Basic
Step by Step Touch Step by Step Marguerite Schulrucksack- Set, 5- teilig (Hama)
Tatonka Starter Light Take It Easy Schulrucksack London New Tattoo (Thorka)
Die Spiegelburg Ergo Style
McNeill Ergo Light 912 Art.-Nr. ­9577
McNeill Ergo Light Compact Art.-Nr. 9560
Scout Buddy Style-Set
Scout Mega Style-Set
Scout Nano Style-Set

No site da Testberichte.de encontram um pouco dos resultados que as mochilas obtiveram em concreto.

As domínios alvo de teste foram: Uso diário; o efeito de uso óptico – reflector; as propriedades dos materiais; poluentes; equipamento / características técnicas.

No passado sábado, depois de várias prospecções de mercado, de procurar fazer uma escolha equilibrada com base nos resultados dos testes, finalmente comprei a mochila para o meu três palmos.

Confesso que a característica que teve mais peso na decisão, foi justamente a do peso da mochila, já que o meu três palmos escolheu uma da DerDieDas, que das alvo de teste era a mais leve (833g). A minha preferencia recaia sobre outra.

E como se trata de um conjunto, a mochila vem recheada por um estojo, um porta-lápis, um porta-moedas e um saco de desporto.

DerDieDas Samurai Schulranzen set

Se tenciona comprar uma mochila escolar para o próximo ano lectivo, leia com atenção o prospecto seguinte, em português, para não suscitar dúvidas de interpretação. DIN 58124

Anúncios

8 thoughts on “…Com muita antecedencia

    • Bom dia!

      A mim um dragão deste género faz-me lembrar os típicos chineses dos anos do dragão.

      E os dragões são criaturas míticas, poderosas e que tem algum misticismo associado, percebo perfeitamente que o meu três palmos também tenha gostado…

      Beijinho

    • Bom dia!

      A mochila é interessante e tem vários aspectos positivos, mas falta-lhe a cor florescente, que é considerada de extrema importância por questões de segurança (embora reconheça que não gosto muito de ver as mochilas com uma área laranja florescente em grande destaque) …

      Beijinho

    • Bom dia!

      Uma amiga minha disse-me que era possível comprar mochilas deste tipo na Bücherstube-Livraria Alemã (existem no Porto e em Lisboa), mas apenas da marca Scout. No entanto a que comprou para a filha foi através de um site da internet presumo que alemão (confesso que não sei qual usou). Segundo ela, mesmo com os custos de portes de envio (de 25€) ficou mais acessível.
      Aqui na Alemanha são denominadas de Schulranzen e eis apenas um exemplo de site onde as mesmas podem ser adquiridas: Schulranzen-Onlineshop.
      Cumprimentos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s