No primeiro dia…

Na Alemanha o calendário escolar não é idêntico em todo o país, porque o ensino é ministrado não centralmente mas sim por cada estado.

Como cada estado possui o seu calendário de férias escolares, os estudantes não começam todos ao mesmo tempo o novo ano lectivo. Nesse domínio, a Baviera é o estado no qual os estudantes começam mais tarde, e este ano tal aconteceu a 12 de Setembro.

Por esse motivo ontem foi o primeiro dia de uma nova etapa na vida do meu três palmos e meio, o primeiro dia na primeira classe.

E na Alemanha, o primeiro dia de uma criança na escola é um dia de festa. Um dia em que cada criança começa o seu dia mais tarde que o horário habitual escolar (que começa às 8:00), acompanhada pelos seus pais ou outros responsáveis por ela, e  “carregando” a sua nova mochila escolar nas costas e o “Schultüte” nas mãos.

O “Schultute” é um cone, em geral feito de cartão ou cartolina, decorado, e recheado com gulodices e artigos escolares. Foi criado originalmente com o intuito de amenizar o stress e ansiedade das crianças que é intrínseco de começarem a sua vida escolar, com rotinas mais exigentes e em que serão colocados à prova como não o foram até então.

O espírito do Schultüte persiste e é cultivado anualmente e com antecedência. Pode-se comprar um cone pronto a usar, ou pode-se fazer um em que a criatividade é o limite.

Eu tinha intenções de fazer o do meu três palmos e meio com ele, mas essa foi uma tarefa a que se dedicaram as educadoras com as crianças no seu infantário. Assim o meu três palmos tem o orgulho de dizer que foi ele que escolheu as cores e que fez o seu Schultüte e eu jamais lhe iria retirar essa noção de triunfo, por menos perfeito que o mesmo seja.

O desenho de um robot prateado e dourado sobre um cone de cartolina azul foi a sua escolha, com papel frisado dourado e uma fita amarela para o fechar, e uma ponta amarela para o reforçar.

Mochila e Schultute

A acolher os alunos recém-chegados à primeira classe, estavam os alunos mais velhos das outras classes, com musica, canções e danças, alem das professoras, claro.

E como expectável na Baviera em dias de festa, não faltaram os trajes tradicionais, Dirnls e Lederhosen, usados pelos recém-estudantes, pais, educadores ou mesmo professores.

recepcao primeiro dia de aulas

Depois da recepção inicial no salão de  ginástica, as crianças da primeira classe foram conhecer a sua sala de aula onde permaneceram com a professora até às 10:30.

O primeiro dia de aulas terminou assim mais cedo, mas já com direito a trabalho de casa: as crianças tinham que desenhar 5 coisas das que estavam no interior do seu Schultüte.

E no interior do Schultüte, varias gulodices, material escolar, e 2 livros entre outras coisas.

Propositadamente deixados fora do Schultüte, um postal com 3 crachas, que o meu três palmos e meio usou no seu primeiro dia e um livrinho de autocolantes, ambos da Coppenrath:

Postal com crachas e livrinho de autocolantes - Schultag

Hoje começam as aulas a valer, entrando por esta porta…

Sala de aula

2 thoughts on “No primeiro dia…

  1. Com certeza o 1º dia de aula é algo grandioso e distinto aí na Alemanha! A Schultüte e a mochila são lindas!!! Sucesso para o seu filho! Beijos!!!!

    • Olá Ivi!

      Sim, gostei bastante da forma como comecam aqui o novo ano escolar, nada que seja novidade para ti que já passaste também por isso😉

      Obrigada e muito sucesso para as tuas filhas também, agora num outro ambiente e país. Espero que se ambiente e familiarizem depressa com as novidades e diferenças que sentirão.

      Beijinhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s