E se conjugar férias com jogos?

Na Baviera a passada semana entre 28 de Outubro a 1 de Novembro foi das denominadas férias escolares de Outono.

Por esse motivo estavam reunidas as condições para se tirar uns dias de férias em família.

Se a essa circunstância se reunirem dois factos: o meu marido e o meu três palmos e meio apreciarem bastante jogos de tabuleiro,  e durante o fim-de-semana entre 24 e 27 de Outubro se realizar em Essen a SPIEL ’13 com COMIC ACTION, facilmente se depreende qual o destino inicial escolhido para as férias outonais.

Afinal não é para menos, pois a SPIEL  é considerada o “santo graal” das feiras exposições de jogos de tabuleiro a nível mundial (pelo menos foi assim que me explicaram quando eu, como leiga, perguntei qual a grande diferença entre esta e a que se realiza em Munique com a mesma temática, a spielwies’n, e que curiosamente ocorreu durante este ultimo fim-de-semana, entre 1 e 3 de Novembro) .

O site oficial é esclarecedor quando descreve a SPIEL como “maior feira mundial de consumo para jogos, que oferece aos seus visitantes uma oportunidade única de ver, experimentar e testar o programa completo de jogos internacionais. Uma vez por ano, os jogadores de todo o mundo juntam-se no maior encontro da cena do jogo. Editores, autores, produtores, e os jogadores dedicados reúnem-se aqui para compartilhar suas experiências, conferir os mais recentes desenvolvimentos e introduzir os novos produtos para o público em geral”.

SpieleMesse Essen 2013

Como viver a experiencia da Spiel apenas durante um dia foi considerado insuficiente, adquiriu-se bilhetes familiares para dois dias. Em termos práticos tal implicou que convinha sair de Munique na sexta-feira (dia 24) ao fim do dia e procurar fazer o percurso máximo plausível para que no sábado faltasse o menos possível. A decisão recaiu assim, em passar uma noite em Frankfurt, depois de cerca de 400km de viagem, e no sábado (25) percorrer os remanescentes 250km.

Escusado será dizer que no sábado não se aproveitou a Spiel ao máximo, mas pelo menos ficou-se com uma boa primeira impressão.

Eis um pouco do que se pode encontrar pela SPIEL, caso alguém a queira visitar e colocar no seu calendário as datas de 16 a 19 de Outubro de 2014 …

Parte de um dos pavilhões é dedicado à Comic Action. Nesta área encontra-se um “amplo panorama do mercado tanto alemão como internacional da banda desenhada. Grandes e pequenas editoras apresentam seus produtos. Ilustradores conhecidos apresentam e assinam o seu trabalho. Associações comerciais e revistas profissionais apresentam-se. Aqui não faltam trabalhos artísticos originais, cartazes, gravuras, T-shirts, figuras de acção e outros artigos todos relacionados com a banda desenhada” (texto retirado e adaptado daqui).

SpieleMesse Essen 2013 - Comic Action

Cada companhia produtora de jogos possui, alem das áreas onde se podem adquirir os seus jogos, espaços onde os mesmos podem ser jogados, sobretudo as ultimas novidades que trazem para o certame. Em muitos dos casos existem mesmo pessoas explicitamente presentes para explicar as regras e esclarecer as duvidas de todos que queiram experimentar jogar.

SpieleMesse Essen 2013 - espacos dedicados a experimentar os jogosSpieleMesse Essen 2013 - espacos dedicados a experimentar os jogos 2

Como uma espécie de Biblioteca ambulante também existe um espaço onde é possível experimentar os mais diversos jogos, neste caso, não as ultimas novidades, mas talvez até algumas raridades que são difíceis de encontrar actualmente à venda. Também existe espaço para alguns clássicos como o Catan.

SpieleMesse Essen 2013 - espaco dedicado a experimentar  jogos

Menos povoados mas imprescindíveis também, são os espaços dedicados aos jogos infantis, onde não faltam entre outras marcas como a Haba, Coppenrath, Schmidt entre muitas outras.

SpieleMesse Essen 2013 - espacos de jogos infantis

Neste certame decorreu também o Campeonato Mundial de Carcassone, no qual Portugal também esteve representado com um jogador (Ricardo Jorge Gomes).

SpieleMesse Essen 2013 - Campeonato Mundial de Carcassone

O Board Game Geek, na sua versão não apenas de site online, como expectável num evento com esta relevância, também marcou a sua presença.

SpieleMesse Essen 2013 - Board game GeekNão posso deixar de referir que me apercebi que existem diversos jogos onde os tema dos descobrimentos e da colonização são recorrentes e que a importância portuguesa nesse sentido é incontornável. Admito que tal me dá algum orgulho de ser portuguesa.  Jogos como Goa, Macao, Vasco da Gama, Navegador, ou o recém apresentado em Essen , Madeira são exemplos disso mesmo.

SpieleMesse Essen 2013 - Madeira

Mas nem tudo são jogos de tabuleiro na noção restrita da  palavra, podendo ser possível encontrar outro tipo de jogos e construções como é o caso destes da Kne’x, que por certo agrada a miúdos e graúdos.

SpieleMesse Essen 2013 - Knex

Um corredor com maior iluminação natural é dedicado a distrair os mais pequenos, que por certo, por mais entusiastas que sejam de jogos de tabuleiro, por vezes também precisam de umas pausas para extravasarem as suas energias e simplesmente brincarem.

SpieleMesse Essen 2013 -area mais infantil

Como uma feira da importância desta, é nesta que são anunciados os prémios “Deutscher Spiele Preis“, aqueles que são considerados os melhores jogos do ano. Em 2013 os grandes vencedores foram Terra Mystica na categoria de Melhor jogo de Família/adulto,  Kakerlakak na categoria de melhor jogo infantil e o Die Paläste von Carrara foi o vencedor da Pena Dourada (Goldene Feder ou Essener Feder), prémio atribuído ao jogo com as melhores regras escritas.

SpieleMesse Essen 2013 - Prémios atribuidos

Depois de dois dias dedicados quase em exclusivo a explorar a Spiel Messe  de Essen, o resultado visível que chegou a casa foi este:

Jogos de Tabuleiro

E depois de Essen, as férias prolongaram-se por mais alguns dias…

4 thoughts on “E se conjugar férias com jogos?

  1. Olá Turista!
    Que interessante🙂
    E mais uma vez obrigada por “nos levar” a estes eventos (eu nem sabia da sua existência)
    um abraço desde Lisboa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s