Um S. Nicolau muito benevolente

No passado fim-de-semana começou o Advento, e com ele algumas das tradições mais vincadas na Alemanha.

Os Mercados de Natal espalhados pelo país abriram literalmente as suas portas (alguns mais cedo que outros) a quem os quiser visitar, e são milhares de pessoas que acedem a esse convite anualmente.

No primeiro Domingo do Advento, acende-se a primeira das quatro velas da Grinalda do Advento (Adventskranz), para  marcar as quatro semanas de espera até ao Natal e chegada do Menino Jesus.

Grinalda do Advento 2013

Este ano, o dia 1 de Dezembro coincidiu com o primeiro domingo do advento e como tal, chegou a altura também neste dia de abrir a primeira das 24 portinhas do Calendário do Advento, que ansiosamente esperava ser inaugurado, surpreendendo adultos e crianças para quem foi preparado, mas sobretudo estas últimas.

O calendário do Advento aqui de casa, é especialmente para fazer as delícias do meu três palmos e meio, que religiosamente apenas abre a caixinha correspondente, no dia a que a mesma respeita, aguardando-o sempre um chocolatinho da Milka, Lindt ou com Smarties.

Este calendário está povoado também com pequenas Elfas, da Isiss, adquiridas anualmente no Tollwood, e já possui a que adquiri na véspera, quando visitei o Tollwood – Festival de Inverno com o meu três palmos e meio.

Calendario de Advento 2013

Hoje foi o dia de cumprir mais uma tradição, a do S. Nicolau, que durante a noite foi muito benevolente, e recheou a bota do meu três palmos e meio com chocolates e não só.

Bota de S Nicolau 2013

Supostamente o S. Nicolau traz para as crianças nozes, tangerinas e chocolates (ou outras doçarias), mas no caso concreto ele substituiu as nozes e tangerinas por livros, talvez consciente que muito lentamente o meu três palmos aprende a ler…

O meu três palmos ficou tão contente que não se cansou de lhe agradecer para o ar, talvez com a ideia que mesmo não o vendo, ele pudesse ouvir tudo à distância…

Bota de S Nicolau 2013 - recheio

Acho que se o meu três palmos se cruzar com o S. Nicolau hoje na escola, vai tentar agradecer-lhe pessoalmente.

Votos de óptimo período de Advento para todos, cada um com as suas tradições e costumes…

Anúncios

2 thoughts on “Um S. Nicolau muito benevolente

  1. Que lindas coisas que partilha connosco! 😀
    Muito obrigada!
    Foi através de si que fiquei a saber do calendário do advento e achei tanta piada que comprei um em Dresden (gostei muitissimo; tinha razão. obrigada pelos conselhos e dicas. só foi pena não ter nevado…)
    um grande abraço,
    Maria

    • Olá Maria Nunes!

      Fico mesmo muito contente por ter gostado de visitar Dresden, ainda mais nesta altura especial do Advento.

      A neve nao aparece sempre que esperamos por ela, mas realmente ela teria dado um encanto ainda mais especial à paisagem.

      Pelo seu comentário, deduzo que devem ter aproveitado imenso, e ainda bem que assim foi 😉

      Aqui em casa já não passo sem todas estas tradições do Advento, tão tipicamente alemãs (pelo menos algumas) e o calendário do Advento é sem dúvida uma delas.

      Beijinhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s