Feliz Páscoa 2014

Decoracao de Pascoa 2014

Este ano, durante a época pré Páscoa, senti-me um pouco nostálgica, recordando como era a Páscoa na minha infância. Data comemorada muito a preceito como acontece na altura Natalícia, também uma festa festejada em família.

Desde que vivo na Alemanha, deixei de associar a Páscoa a comemorações vividas em família, pois grande parte da minha família reside em Portugal e não costumo estar lá nesta altura.

Um dos motivos para a “minha nostalgia”, foi um evento que ocorreu na escola primária do meu três palmos e meio. Ao contrário do que acontece em Portugal, é da praxe na Alemanha haver um pequeno almoço de Páscoa (Osterfrühstück), com uma ementa típica a rigor, na qual não faltam Hefezopf, Ostergirlande, Osterkranz, Osternester, ou Osterfladen, (pães ou bolos doces com uvas passas e/ou amêndoa), Osterlamm  (bolo com o forma de um cordeiro, para o qual existem mesmo formas próprias), ovos coloridos cozidos, além claro, de pão, queijo, fiambre, sal, fruta e vegetais… Uma mesa sempre muito bonita com uma toalha com motivos de Páscoa e onde as flores também estão presentes por motivos decorativos.

Assim na turma do meu três palmos e meio também houve um Osterfrühstück, para o qual os pais estavam convidados a comparecer. Havia uma lista de itens a levar para o referido pequeno-almoço, mas ao meu três palmos e meio nenhum dos itens lhe agradou e não se voluntariou para levar nada. Informou-me que os seus colegas já levavam tudo o que a referida lista continha. Não fiquei muito satisfeita com a sua postura e disse-lhe que ele devia levar algo também. Talvez algo que não constasse da lista e que fosse típico da Páscoa portuguesa.

Se é verdade que em Portugal não existe um pequeno almoço de Páscoa típico, por outro lado, é da tradição cristã, abrir as portas de casa para receber o compasso de Páscoa, que vem anunciar a boa nova que Cristo ressuscitou, e ter algo para lhes servir.

Então levantou-se a questão: O que é típico existir numa mesa de Páscoa? Podem responder à questão no espaço dedicado aos comentários.

Daí a minha nostalgia. O que existia em casa da minha avó na Páscoa quando eu era criança? Salada de fruta (com vinho do Porto), Salame de Chocolate, Pão de Ló de Ovar (comprado propositadamente em Ovar), Rolo de chocolate, Coquinhos, e claro, Regueifa doce caseira (feita em casa de uma amiga da minha avó em forno de lenha, e que era sempre motivo de festa, porque eu podia ajudar a pincelar as regueifas com gema de ovo antes de irem ao forno).

A minha primeira opção para levar para o pequeno-almoço, foi a da regueifa doce, pois não seria excessivamente doce para a ocasião, mas como a minha massa nunca levedou nem duplicou de volume, optei por algo que certamente iria agradar ao mais pequenos, o salame de chocolate, e um Pão-de-Ló, cópia simplificada do de Ovar, mas que era muito fácil de fazer.

Quanto ao Pão de ló optei por deixa-lo no forno mais tempo do que o que a receita sugeria, ficando bem menos “ló”, pois não acreditava que ao paladar alemão agradasse uma massa que parecesse menos cozida.

O salame de chocolate foi devorado todo durante a hora em que decorreu o pequeno-almoço na escola, enquanto o pão-de-ló que sobrou, ficou para ser comido pelas crianças posteriormente.

Pequeno almoco de Páscoa na escola

Com o dia de Páscoa a aproximar-se, outros sabores de Páscoa decoraram a mesa, quer para receber visitas quer para festejar o Domingo de Ramos.  Este rolo de chocolate foi um pedido especial do meu três palmos e meio, e desvia-se bastante do tradicional da minha avó, pois o recheio é com creme de leite condensado.

Festejos de Páscoa 2014 - rolo de chocolate e salada de fruta

Como madrinha de um menino e de uma menina, reza a tradição que no passado Domingo de Ramos seria dia de receber um ramos de flores dos meus afilhados. Mas como eu nunca fui muito apologista de receber flores (porque, por mais bonitas que sejam, me custa vê-las depois murchar e morrer, e admito que não sou um desastre a cuidar de plantas), procuro sempre contornar um pouco essa ideia de ramo de flores. Agora com a distancia física aos meus afilhados, e do meu três palmos e meio ao seus padrinhos, a justificação para não enviar pelo correio flores é mais do que plausível.

Este ano no entanto os meus afilhados surpreenderam-me bastante pela positiva, pois ambos enviaram-me flores que eu gostei muito.

O menino enviou-me 3 flores de chocolate e a menina 2 flores de porcelana da Villeroy & Bosch, que coloquei de imediato na minha árvore de Páscoa. A menina, que ainda está no infantário, é filha da minha muito prendada amiga do Postais e coisas que tais e enviou também duas flores feitas por ela no infantário para o Domingo de Ramos (uma para a madrinha e outra para o padrinho).

Flores para o dia de ramos 2014Termino este artigo, mais pessoal que habitualmente os são por aqui, como deveria te-lo começado, desejando a todos os que passam por este blog, uma Páscoa absolutamente fantástica, muito docinha, animada, e feliz, seja ela passada em família ou a descobrir algum recanto do mundo.

2 thoughts on “Feliz Páscoa 2014

Deixe uma Resposta

