Visitar Portugal. Lista de Compras???

Depois da popularidade que o artigo “Visitar a Alemanha. Lista de Compras?” obteve, pareceu-me quase obrigatório escrever um outro artigo sobre a mesma temática, mas em relação ao meu mais que merecido país natal, Portugal.

Ao contrário da Alemanha, Portugal não é nenhuma super-potencia reconhecida pela sua tecnologia de ponta, mas não faltam artigos pelos quais o país é reconhecido e celebre.

Portugal é um paraíso turístico para muitos, com diversas cidades e regiões a figurarem em listas turísticas de “top 10”. Com um riquíssimo património arquitectónico, cultural, gastronómico e histórico, uma privilegiada e extensa costa atlântica e mediterrânica, e um clima temperado, não faltam efectivamente motivos para muitos considerarem Portugal um destino turístico de excelência.

Quem visita Portugal, por certo tenciona levar um pouco do que é nacional quando regressa a casa, mas o que pode ser considerado genuinamente português, e que possui um “made in Portugal” na embalagem?

Fugir ao primeiro impulso de adquirir algo que se encontra facilmente nas lojas ditas de “souvenirs”, mas que nem sempre é fabricado no país em causa ou que é demasiado “out” do estilo adoptado em casa, pode não ser difícil.

Quando pensam em visitar Portugal já se questionaram: O que comprar?

Procurando agrupar de alguma forma por categorias de interesse, eis algumas das marcas/artigos que podem constar na lista (que não é de todo exaustiva, pois por certo outras marcas e artigos podem ser acrescentados, sintam-se à vontade para os mencionar)….

Perecíveis (para levar ou experimentar durante a estadia no país)

  • Por certo no topo da lista está o artigo perecível mais celebre do País, o famoso vinho do Porto. Claro que por ser tão conceituado não é difícil encontrar praticamente em qualquer outro país, mas nunca com a mesma diversidade de tipos que em Portugal.(Admito, comprar um produto perecível e líquido pode ser difícil quando se viaja de avião e apenas com bagagem de mão, pois só será possível adquiri-lo posteriormente nas lojas do aeroporto, onde a oferta é mais escassa e os preços mais elevados, mas se esse não for o caso, realmente o vinho do Porto figura no topo de qualquer lista).

Produtos portugueses - vinhos do Porto

  • Portugal possui várias regiões vitivinícolas, pelo que se for um apreciador de vinho de mesa, são diversas as possibilidades consoante as suas preferências. O site Wines of Portugal ajuda a esclarecer quaisquer duvida que possa surgir sobre o assunto.

 

Produtos portugueses - licores

 

Produtos portugueses - chocolates

Produtos portugueses - cafes

  • Doçaria conventual portuguesa, Conventual pois as suas receitas foram criadas por freiras que viviam nos conventos. É riquíssima, diversificada e especifica das diferentes regiões do país. O que esta doçaria em geral tem em comum é a grande quantidade de açúcar, ovos (sobretudo gemas) e amêndoa, nos seus ingredientes. Também é frequente encontrar doce de chila, e folhas de hóstia. O site da wikipédia sobre a doçaria conventual, é bastante sistemático ao enunciar os diferentes doces conventuais consoante as regiões a que pertencem. Se alguns são doces de colher e mais passiveis de provar “in loco” durante a estadia nessa região do país, outros são mais “resistentes” e podem ser embalados e transportados até ao local de residência. Eis alguns exemplos: Fios de ovosOvos moles de Aveiro, Pasteis de Tentugal, Pasteis de Belem

Produtos portugueses - docaria conventual

Produtos duradouros

  • Moda  – A industria textil é uma das mais antigas no país, pelo que não faltam marcas nacionais de vestuário, algumas bastante recentes, outras com uma longa história. As seguintes são apenas algumas: Tiffosi, Modalfa,  Salsa, Trottlemann, Lanidor, Decenio, Saccor Brothers. Eis algumas exclusivamente infantis e/ou juvenis: Metro Kids Company (embora tenha tido origem nos EUA), Zippy, Patachou, Laranjinha, Girandola
  • Calçado – Portugal é considerado um dos países produtores de calçado de excelência, pelo que enumerar apenas algumas marcas poderia ser considerado tendencioso (ainda assim não resisto a citar: Luis Onofre, Guava, SeasideFly London,  Apesar de estar longe de se restringir a uma cidade, S. João da Madeira é considerada por muitos como a capital do calçado portuguesa, dada a qualidade e concentração da industria dedicada a este ramo de actividade na região. ( Mas outras cidades reivindicam para si o titulo de “capital portuguesa do calçado“, como o caso de Felgueiras)
  • Bolsas, Carteiras e MaroquinariaCavalinho...

Quem melhor do que quem é natural e/ou residente num país, para conhecer quais os pontos fortes do mesmo em termos de artigos atractivos para um turista adquirir quando o visita.

2 thoughts on “Visitar Portugal. Lista de Compras???

  1. Olá querida Turista! Obrigada pelas dicas. Eu costumo levar um queijo da serra…acompanha muito bem com os nossos vinhos…Beijinhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s