O Museu alemão da Farmácia…

No Castelo de Heidelberg é onde se encontra o Museu alemão da Farmácia. Quando visitei o castelo, inevitavelmente não poderia deixar de visitar também este museu, e gostei bastante do que descobri lá.

São várias as oficinas com mobiliários e artigos farmacêuticos que nos permitem fazer uma viagem no tempo e descobrir como eram as farmácias dessas épocas e em que consistiam.

Além da reprodução das oficinas farmacêuticas de outros tempos com os seus mobiliários, não faltam equipamentos, instrumentos e utensílios rudimentares utilizados nas actividades farmacêuticas produtivas.

A evolução da sinalética associada à Farmácia alemã, também não foi descurada no museu. Na Alemanha as farmácias são “Apotheke”. Por outro lado o uso da cruz verde para assinalar as farmácias, tão frequente em Portugal e noutros países, não é típico na Alemanha.

A evolução cientifica ao serviço da farmacêutica, desde a alquimia até aos modernos laboratórios, é apresentada através de paineis luminosos explicativos e sugestivos.

Desculpa C. a minha falta de rigor técnico a apelidar os itens relacionados com uma profissão que tanto te distingue e aprecias. Foi aqui que te compramos aquele frasco que presumo ainda tens.

5 thoughts on “O Museu alemão da Farmácia…

  1. Pois claro que tenho esse frasco do museu da Farmácia! Tem sido cuidadosamente mantido em posição alta e privilegiada, longe de malabarismos felinos.
    Parabéns pelo artigo, está muito bem, e pelo blog.
    Beijocas,
    C.

  2. Estivemos em junho de 2011, em Heidelberg e obviamente no Castelo e no Museu Farmácia. Fizemos muitas fotos, pois a minha irmã é farmaceutica e enviamos a ela.
    Gostei do teu blog, é muito interessante e fala de viagens, o que muito gostamos…

  3. Caríssima
    O Museu Farmaceutico Moura ,fundado em 2005 na cidade de Pelotas,RS está dedicado a regatar e preservar a história da farmácia no RS,no Brasil e promover intercambio com Museus de outros países.
    Acesse Museu Farmaceutico Moura ,no google,para conhecer nosso trabalho.
    Caso tenha interesse , cópias de suas fotos da visita ao Museu Alemão de Farmacia,em Heidelberg,podem ser mostradas em nosso rico acervo.e expostas a visitação publica, bastando para tanto, envia-las.
    Aguardamos sua visita
    Abraço do Gilberto Moura

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s