O inesquecivel parque montanhoso de Kassel

Um dos mais impressionantes locais de Kassel é o Parque Wilhelmshöhe, o maior e,  considerado por muitos, o mais bonito parque montanhoso da Europa .

Este parque foi um dos primeiros motivos que despertou o meu interesse e vontade em conhecer a cidade de Kassel. As expectativas eram elevadas, mas as mesmas não foram de forma alguma defraudadas, antes superadas.

O parque fica nos arredores do centro da cidade mas a visita ao mesmo é incontornável e imprescindível a quem visite Kassel. Os locais de interesse neste parque são vários e a grande extensão do mesmo e o terreno montanhoso, exigem que um longo período de tempo seja despendido para o apreciar convenientemente. No fim do dia certamente não se arrependerão do tempo que passaram lá.

O parque foi inspirado no jardim barroco da Villa Aldobrandini em Itália. O Landegrave Karl decidiu construir este parque em 1701. Foi concebido pelo arquitecto italiano Giovanni Francesco Guerniero. O conceito deste parque foi combinar elementos arquitectonicos com a paisagem e a agua numa grande estrutura de Cascadas e Hercules. Em 1760 o parque foi convertido num jardim de estilo inglesa, e efectivamente agora podem-se encontrar grutas, eremitérios, aquedutos, vilas chinesas e uma mesquita podem ser encontrados neste parque. Quando o Landegrave Wilhelm IX assumiu o poder, foi construido um bonito Castelo do Leão (Löwenburg).

Esta é a planta do parque que se pode encontrar num placar numa das entradas do parque.

O castelo Wilhelmshöhe foi construído durante o reino do Landegrave Wilhelm IX em 1786 como o seu palácio residencial. Mais tarde já como eleitor Wilhelm I  melhorou o castelo com os planos dos arquitectos Simon Louis du Ry e Heinrich Christoph Jussow.

Durante a Segunda Guerra Mundial em 1943 partes do edifício foram arrebatadas, mas decorreram trabalhos de restauração para devolver ao castelo o seu esplendor original.

Actualmente o edifício do castelo foi convertido num museu e alberga uma Colecção de Antiguidades Clássicas, uma Galeria de Imagens dos Antigos Mestres, uma Colecção Gráfica e a Biblioteca.

Depois de deixar para trás este castelo, comecei o percurso ascendente que me levaria à base das Cascatas e que conduziria ao Castelo Gigante de Hércules.

No entanto com um acompanhante de dois palmos, a subida até ao Hercules estava a tornar-se uma verdadeira tarefa hercúlea de tão cansativa e exigente.

Assim foi uma decisão democrática optar por seguir um percurso lateral que levava a outras atracções no parque ao invés de continuar a “escalada” do percurso em frente, em linha recta (mais ou menos). Dada essa opção deparei-me pouco depois com uma cascata lateral.

Agora já no percurso descendente do parque, outra atracção que mereceu de todo a minha atenção e interesse foi o Castelo do Leão (Löwenburg).

Este castelo foi mandado construir em 1793 pelo Landegrave Wilhelm IX, e foi concebido por Heinrich Christoph Jussow segundo o estilo neo-gótico inglês. Um magnífico exemplo das pitorescas formas medievais daquele tempo, o castelo constitui um dos mais reputáveis trabalhos de arquitectura do país.

Eu admito que fiquei totalmente deslumbrada com o edifício do castelo, que me fez lembrar os típicos castelos dos contos de fadas.

No seu interior descobrem-se divisões com um design barroco com tudo o que a corte de um príncipe tinha a oferecer.
Notáveis são também a capela do castelo e no seu interior o túmulo do seu construtor.

No percurso de regresso ao ponto inicial onde comecei a visita a este parque, o castelo Wilhelmshöhe, pude desfrutar um pouco mais das paisagens deste magnifico parque.

Antes de deixar o parque ainda apreciei o edifício da estufa, construído para acomodar as valiosas plantas do Eleitor Wilhelm II e os estábulos (edifício amarelo) construídos em 1791 perto do castelo para acomodar os cavalos.

No entanto não podia deixar de apreciar de perto a principal atracção do parque e o que o torna ainda mais único, a estrutura de cascatas que culmina na extremidade superior, no cimo da montanha com o já referido castelo de Hércules, octogonal. Tal foi permitido fazendo o percurso de automóvel até ao cimo da montanha, ficando a poucos metros do Hércules.

Este castelo começou a ser construído em 1701 e demorou 17 anos a concluir. A coroar o castelo encontra-se uma estátua de Hercules feita de cobre e com 9,2 metros de altura, moldada em 1712 por John Jacob Antthoni de Augsburgo.

O castelo e as suas cascatas retratam o herói mitológico Hércules a derrotar o gigante Encelade.

O postal que comprei  ilustra muito melhor do que se trata.

Advertências:

Os jogos de água na cascata ocorrem entre 1 de Maio e 3 de Outubro, às quarta-feiras, domingos e feriados. Começam às 14:30 no monumento de Hercules e terminam às 15:30 no lago do castelo.

Os jogos de agua iluminados decorrem cada primeiro sábado de Junho, Julho e Setembro e começam após o por-do-sol.

A entrada no parque é gratuita

12 thoughts on “O inesquecivel parque montanhoso de Kassel

  1. Leio sempre seu blog (que adoro!), mas sou a pessoa mais relapsa que eu conheço com relaçao a comentarios. Sò que dessa vez nao posso sò ler e sair sem deixar meu muito obrigado por esses posts sobre Kassel!
    Marido inventou de ir a uma feira de arte por là e eu jà estava achando que seria um daqueles finais de semana looongos e chatos numa cidade mais chata ainda. Depois de ler o que vc escreveu to achando que um final de semana vai ser pouco tempo pra visitar tudo!🙂
    Bjs

    • Vai adorar Kassel, pois realmente tem locais fantásticos para conhecer.
      Só espero que a feira de arte seja depois de 1 de Maio e antes de 3 de Outubro, pois vale mesmo a pena ver as quedas de agua que saem do Castelo de Hercules no parque.
      Muito obrigada pelo seu comentário.
      Beijinhos

  2. Adoro parques e jardins. Se preparados para felizardos que os puderam habitar, dá-me cá uma inveja! Quem não gostaria de usufruir desse paraíso uma semaninha na vida!
    A turista tem oportunidades incríveis. E aproveita-as bem porque, felizmente, tem conhecimentos, cultura estética e bom gosto para fazer a selecção. Aproveite enquanto pode!
    Não posso impedir-me de pensar que no séc.XVIII- ABSOLUTISMO o representante de Deus em cada ducado ou país, esfolava o pobre povo com impostos para alardear tanto poder! Não me admira que a pobre Maria Antonieta tivesse sido uma vítima desta situação E era possivelmente familiar desses. Destinos..
    Mto obr. pelo post. Adorei
    BEIjinhos.

  3. Cara “Turista”

    Eu sou uma admiradora incondicional de parques e jardins.

    O que me deu a conhecer, hoje, é deslumbrante.

    A forma como o descreveu, “step by step”, acompanhada de fotos indescritíveis, admito que fiquei apaixonada.

    Nada mais tenho a acrescentar, a não ser, agradecer-lhe por me ter proporcionado ficar a conhecê-lo e com uma vontade irresistível de o visitar in locco.

    Um beijinho de parabéns!

    • Olá Executiva!!!
      É sempre com enorme prazer que recebo os seus comentários tão simpáticos e entusiásticos.
      Se gostou do artigo acerca deste parque que leu, acredite que o mesmo não consegue captar nem metade do quão realmente fantástico este parque é.

      Beijinhos e espero que tenha oportunidade de visitar brevemente também este parque

    • Olá Claudia!!!

      O parque é mesmo deslumbrante, com todos os seus pontos de interesse.
      E Kassel tem muitos outros atractivos alem deste parque.
      Quando conhecer Kassel, ficará certamente ainda melhor impressionada.

      Beijinhos e óptimo fim-de-semana

    • Bom dia Cris!

      Eu também adoro Castelos e a Alemanha é realmente pródiga na quantidade de castelos e palácios que possui. Também espreitei o seu blog e o seu artigo acerca dos Castelos. Existem alguns dos que mencionou que ainda não visitei mas que estão na minha “to do list”. Achei o seu blog muito interessante também.

      Beijinhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s