Centromerkur? Já não.

Em Ljubljana não faltam lojas cujas montras atraem a atenção dos visitantes, e convidam a entrar.

Mas é incontornável quando o tema é “shopping”,  referir a primeira galeria comercial da cidade, o Centromerkur, na Casa Urbac (Urbančeva HISA), situada na Prešernov trg 5a.

“Foi encomendado pelo comerciante local, Feliks Urbanc em 1902 e concluído em 1903. O edifício foi projectado pelo arquitecto sediado em Graz, Friedrich Sigismundt, e modelado segundo as galerias comerciais contemporâneas de Graz, Viena, Paris e Budapeste.

A entrada do edifício é reforçada por uma cobertura semicircular em forma de um plano aberto, como um cluster de pétala feita de vidro e ferro forjado. No topo do edifício, acima da fachada frontal, há uma estátua neo-barroca de Mercúrio, o deus do comércio e protector dos comerciantes.

Ljubljana - Centromerkur

O interior da galeria comercial dispõe de uma escada de madeira interessante ornamentada  suportada por duas fileiras de colunas. Entre as colunas há uma estátua feminina que simboliza o artesanato. A extremidade do corrimão está decorada com uma cabeça fêmea de madeira em cada lado. Tudo na decoração interior, desde os móveis, decorados com motivos de plantas, até às vitrinas de vidro e o design dos candeeiros, reflecte influências da Art Nouveau belga e francesa. Isso torna o edifício do Centromerkur uma raridade entre os monumentos Art Nouveau de Ljubljana, pois a sua maioria foram inspirados por modelos vienenses de Secessão.” (extracto de texto traduzido, adaptado e retirado daqui)

Depois de alguns anos de negligência, decadência e de uma escolha pobre ao nível da oferta no seu interior, passou por uma profunda renovação e reabriu as suas portas com um outro espírito, e um novo nome: Galerija Emporium.

“Agora como Galerija Emporium, a grande loja de moda possui conceituadas marcas de moda internacionais. O Galerija Emporium dispõe de cinco andares, que oferecem  vestuário, calçado e acessórios de moda de marcas de renome internacional, como Alexander McQueen, Versace, Escada, Kenzo, Etro, Roberto Cavalli, Ermenegildo Zegna, Polo Ralph Lauren, Donna Karan e Calvin Klein. Os aficionados de moda jovem dispõem de marcas como Salsa Jeans, Diesel, Supertrash, Drykorn e Desigual. O segundo andar é inteiramente dedicado a mostrar a moda de designers eslovenos.” (extracto de texto traduzido, adaptado e retirado daqui)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s