Konstanz ou Constance

Constança, é o nome da maior cidade que circunda o Lago Constança. Talvez por esse motivo deu o seu nome ao lago, ou adquiriu o nome do lago. Os alemães denominam o lago por um outro nome, Bodensee, nome da região que abarca 4 países (além dos que circundam o lago, abrange também o Principado do Liechenstein).

3 Países circundam o maior lago alemão, a Alemanha, a Suíça e a Áustria. O mapa seguinte “emprestado” do site da cidade ilustra como tal acontece e demonstra como Constança, apesar de ser uma cidade alemã, tem como cidades vizinhas mais próximas, outras cidades suíças. Ajuda igualmente a mostrar como, para se chegar à cidade por terra, caso se parta por exemplo da cidade alemã de Lindau, numa das extremidades do lago, tem que se passar no percurso  pelos outros dois países. Mais directa poderá ser a viagem, se parcialmente for feita de ferry-boat entre Meersburg e Constança, por exemplo.

Quando visitei Constança, a cidade estava em festa a celebrar o Carnaval. Esse foi um dos motivos para falar hoje da visita a essa cidade, pois esta é a semana em que o Carnaval é rei, e por isso os artigos de forma directa ou indirecta abordam essa temática.

Se o objectivo inicial da visita a esta cidade era descobrir o porquê desta cidade ser a maior e mais relevante do Bodensee, inesperadamente vi-me envolvida por uma cidade carnavalesca cujas ruas estavam engalanadas com fitas coloridas e onde os habitantes se vestiam a rigor para festejar a data.

No centro da cidade uma grande percentagem da população vestia uma indumentária de alguma forma alusiva à cidade (a avaliar pela escultura que tinha vislumbrado um pouco antes). A associação que fiz imediatamente a tal fantasia, foi a um galo, talvez porque a quantidade de retalhos de tecido todos com o mesmo formato e colocados sobrepostos uns aos outros me fizessem lembrar as penas coloridas de um galo.

Durante a visita exploratória à cidade encontrei um pequeno grupo feminino de torres de farol vermelhos, brancos e azuis, às quais não faltavam os fachos de luz, para evitar que algum barco desconhecesse o caminho e chocasse com elas inadvertidamente. Admito que a indumentária se afigurou para mim particularmente criativa e sugestiva.


A cidade tem muitos encantos, dos quais saliento várias esculturas curiosas, igrejas, torres, portas e muralhas da cidade, e o porto. Mas talvez as imagens seguintes ilustrem um pouco melhor o que pretendo transmitir.

6 thoughts on “Konstanz ou Constance

    • Sem duvida, eu adoro visitar lagos e sentir-me rodeada pela calma e tranquilidade que estes me transmitem.

      As cidades que já visitei e que rodeiam o Bodensee, são bastante pitorescas e possuem uma arquitectura bastante característica da região. Encontro sempre recantos admiráveis e verdadeiras preciosidades.

      Muito Obrigada pela sua simpatia e visita a este espaço.

    • O M. adora fantasiar-se e mais de um mês antes já me perguntava quando poderia vestir essas roupas.
      Este ano o M. teve direito uma vez mais a duas fantasias, graças ao numero de dias de comemorações que o Infantário tem.
      No dia temático, na Floresta encantada, fantasiou-se de feiticeiro e no dia livre fantasiou-se de Buzz Lightyear como o D.. (Esta ultima fantasia foi a que usou também num dos dias em que estivemos em Veneza este ano).

  1. Pingback: Sigmaringen, uma cidade encantadora | Turista Ocasional

  2. Pingback: No Bodensee, uma ilha chamada Lindau | Turista Ocasional

Deixe um comentário